Metallica: banda explica volume do baixo no And Justice For All

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Durr Campos, Fonte: Decibel Magazine, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

O clássico álbum do METALLICA de 1988, “...And Justice for All” foi tema de matéria na edição de dezembro de 2008 da revista Decibel como parte da continuação da matéria sobre o Hall of Fame. Esta série de reportagens trata sobre discos influentes na história do metal, e “...And Justice for All” entrou no ranking, ao lado de outros clássicos como “Reign in Blood” (SLAYER), “Roots” (SEPULTURA), “Heaven and Hell” (BLACK SABBATH) e “Slaughter of the Soul” (AT THE GATES).

859 acessosMetallica e Lady Gaga: Lars diz sim, James diz não - e o Kirk?5000 acessosMotorhead: Lemmy fala sobre ser solteiro para sempre

Os membros do METALLICA, James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett, além do antigo baixista Jason Newsted, concederam entrevistas para o artigo, que coincide com o aniversário de 20 anos do álbum. Alguns trechos você confere logo abaixo:

Decibel: Alguns fãs têm a impressão de que o baixo teve intencionalmente seu volume diminuído na mixagem devido à infame zombaria que foi a entrada de Newsted no METALLICA. De fato isto aconteceu?

Ulrich: "Não, de modo algum foi intencional. 'Justice' foi um ‘show’ apenas de duas pessoas: James Hetfiled e Lars Ulrich do início ao fim (nota do tradutor: dando a entender que o álbum previa privilegiar apenas o talento de ambos), mas não foi do tipo 'foda-se este cara – vamos abaixar o volume do baixo dele'. Foi mais como, 'estamos mixando, então vamos apropriadamente colocar na frente a parte rítmica e a bateria'. Mas ficamos lá mexendo nos botões, virando tudo para cima até que o baixo desaparecesse (risos)".

Hammett: "A razão pela qual você não escuta o baixo tão bem é porque as frequências do graves no tom que Jason utilizava meio que interferiram no tom que James estava tentando alcançar com sua guitarra-base em termos de sonoridade, e todas as vezes que tentavam misturar ambos os intrumentos as coisas não funcionavam. Então, a única forma de melhorar o som foi diminuindo o volume do baixo na mixagem. Foi chato, mas por alguma razão ou outra, aquele álbum é conhecido pelo volume do baixo menos audível e demais instrumentos muito altos. Foi uma experimentação também – estávamos a fim de algo mais seco, um som mais na cara, e algumas pessoas de fato gostam deste tipo de sonoridade. Várias das bandas desta nova geração, especialmente, acham que o '...And Justice...' soa muito bem. Mas no fim das contas, foi uma experiência que tentamos. Não estou 100% certo de que acertamos, mas há um som único ali".

Newsted: "O METALLICA sempre gravou seus álbuns de um modo bem diferente do que qualquer outra banda de rock ou country, onde a bateria e o baixo eram gravados primeiro e então punha-se as melodias, as guitarras e todas as demais coisas depois. Por toda sua existência, o METALLICA – e em toda a sua carreira o Lars teve apenas esta banda – Ulrich teve apenas a guitarra-base a os vocais saindo em seus monitores a 130 decibéis atrás da cabeça dele. Não há som de baixo em seu monitor de modo algum, diferente do que ocorre em outras bandas que sempre escutei. Então foi bem complicado me acostumar com este processo. E Robert (Trujillo) deve estar tendo que lidar com isto agora. Simplesmente não há som de baixo nos monitores do baterista. E você tem que pensar sobre isso como parte de uma equação".

Comente: Jason Newsted foi prejudicado de propósito?

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

5000 acessosMetallica: ouça baixo em faixas do "And Justice for All"5000 acessosMetallica: Jason explica o baixo apagado de And Justice For All5000 acessosMetallica: corrigindo a injustiça contra Jason Newsted5000 acessosMetallica: Jason Newsted é melhor que Cliff Burton, mas Lars e James ferraram ele4729 acessosMetallica: Lars mandou aumentar bateria e diminuir baixo no Justice5000 acessosMetallica: linhas de baixo do "Justice" são brilhantes

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Metallica e Lady GagaMetallica e Lady Gaga
Lars diz sim, James diz não, e o que diz Kirk?

148 acessosBlend Guitar: em vídeo, Top 10 Heavy Metal Bands0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Metallica"

RHCPRHCP
Confundidos com o Metallica, tiveram que autografar cds e fotos

MetallicaMetallica
A paixão de Kirk Hammet pelo Master of Puppets

World of WarcraftWorld of Warcraft
Homenagem aos maiores nomes do Metal

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 17 de maio de 2014
Post de 18 de maio de 2014
Post de 18 de maio de 2014
Post de 09 de dezembro de 2016

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Instrumentos"0 acessosTodas as matérias sobre "Metallica"

MotorheadMotorhead
Lemmy Kilmister fala sobre ser solteiro para sempre

IndústriaIndústria
Quanto $$$ ganham as bandas do "Time B" do Metal?

Scott WeilandScott Weiland
Vocalista é encontrado morto em ônibus de turnê

5000 acessosRobert Plant: "quase saí do Led quando meu filho morreu"5000 acessosLinkin Park: Bennington fala sobre alcoolismo e abuso na infância5000 acessosRoqueiro poser: 100 regras essenciais para se tornar um5000 acessosGuns N' Roses: a verdadeira história de "Rocket Queen"4524 acessosPoder e excentricidade: Ferrari, a paixão de estrelas do rock5000 acessosAC/DC: Axl conta por que Angus vive correndo no palco

Sobre Durr Campos

Graduado em Jornalismo, o autor já atuou em diversos segmentos de sua área, mas a paixão pela música que tanto ama sempre falou mais alto e lá foi ele se aventurar pela Alemanha, país onde reside atualmente e possui família. Lendo seus diversos artigos, reviews e traduções publicados aqui no site, pode-se ter uma ideia do leque de estilos que fazem sua cabeça. Como costuma dizer, não vê problema algum em colocar para tocar um Scum do Napalm Death, seguido de Substance do New Order ou Black Celebration do Depeche Mode, daí viajar no tempo com Stormbringer do Deep Purple, se acabar ao som do Bounded By Blood do Exodus e finalizar o dia com alguma coisa do ABBA ou Impetigo. Simples assim.

Mais matérias de Durr Campos no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online