A explicação do Metallica para o volume do baixo em "...And Justice For All"
Por Durr Campos
Fonte: Decibel Magazine
Postado em 04 de novembro de 2008
O clássico álbum do METALLICA de 1988, "...And Justice for All" foi tema de matéria na edição de dezembro de 2008 da revista Decibel como parte da continuação da matéria sobre o Hall of Fame. Esta série de reportagens trata sobre discos influentes na história do metal, e "...And Justice for All" entrou no ranking, ao lado de outros clássicos como "Reign in Blood" (SLAYER), "Roots" (SEPULTURA), "Heaven and Hell" (BLACK SABBATH) e "Slaughter of the Soul" (AT THE GATES).
Metallica - Mais Novidades
Os membros do METALLICA, James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett, além do antigo baixista Jason Newsted, concederam entrevistas para o artigo, que coincide com o aniversário de 20 anos do álbum. Alguns trechos você confere logo abaixo:
Decibel: Alguns fãs têm a impressão de que o baixo teve intencionalmente seu volume diminuído na mixagem devido à infame zombaria que foi a entrada de Newsted no METALLICA. De fato isto aconteceu?
Ulrich: "Não, de modo algum foi intencional. 'Justice' foi um ‘show’ apenas de duas pessoas: James Hetfiled e Lars Ulrich do início ao fim (nota do tradutor: dando a entender que o álbum previa privilegiar apenas o talento de ambos), mas não foi do tipo 'foda-se este cara – vamos abaixar o volume do baixo dele'. Foi mais como, 'estamos mixando, então vamos apropriadamente colocar na frente a parte rítmica e a bateria'. Mas ficamos lá mexendo nos botões, virando tudo para cima até que o baixo desaparecesse (risos)".
Hammett: "A razão pela qual você não escuta o baixo tão bem é porque as frequências do graves no tom que Jason utilizava meio que interferiram no tom que James estava tentando alcançar com sua guitarra-base em termos de sonoridade, e todas as vezes que tentavam misturar ambos os intrumentos as coisas não funcionavam. Então, a única forma de melhorar o som foi diminuindo o volume do baixo na mixagem. Foi chato, mas por alguma razão ou outra, aquele álbum é conhecido pelo volume do baixo menos audível e demais instrumentos muito altos. Foi uma experimentação também – estávamos a fim de algo mais seco, um som mais na cara, e algumas pessoas de fato gostam deste tipo de sonoridade. Várias das bandas desta nova geração, especialmente, acham que o '...And Justice...' soa muito bem. Mas no fim das contas, foi uma experiência que tentamos. Não estou 100% certo de que acertamos, mas há um som único ali".
Newsted: "O METALLICA sempre gravou seus álbuns de um modo bem diferente do que qualquer outra banda de rock ou country, onde a bateria e o baixo eram gravados primeiro e então punha-se as melodias, as guitarras e todas as demais coisas depois. Por toda sua existência, o METALLICA – e em toda a sua carreira o Lars teve apenas esta banda – Ulrich teve apenas a guitarra-base a os vocais saindo em seus monitores a 130 decibéis atrás da cabeça dele. Não há som de baixo em seu monitor de modo algum, diferente do que ocorre em outras bandas que sempre escutei. Então foi bem complicado me acostumar com este processo. E Robert (Trujillo) deve estar tendo que lidar com isto agora. Simplesmente não há som de baixo nos monitores do baterista. E você tem que pensar sobre isso como parte de uma equação".
Comente: Jason Newsted foi prejudicado de propósito?
Metallica - O baixo inaudível em And Justice For All
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
O que torna o Slayer diferente, na opinião de Dave Mustaine
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
Tommy Clufetos não ficou magoado com exclusão de álbum do Black Sabbath
Ex-Metallica, Jason Newsted fala sobre vício em analgésicos
O guitarrista que se sentiu ofendido ao ser convidado para entrar no Deep Purple
A banda que Lars Ulrich do Metallica adorava: "Ele caiu de joelhos e me abraçou"
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Rolling Stones disponibilizam duas novas músicas, "Jealous Lover" e "Divine Intervention"

A atual opinião de Jason Newsted sobre o baixo de "...And Justice for All'?" do Metallica
O álbum do Metallica que impactou negativamente o metal, segundo baixista do Testament
Linhas de baixo de Jason Newsted em "...And Justice for All" são brilhantes, afirma produtor
Por que Metallica diminuiu baixo de Jason Newsted em "Justice", segundo produtor
Produtor passa pano pro Metallica pelo som de merda no baixo do "...And Justice For All"
Apaixonado por Thrash, baixista da banda de Taylor Swift debulha em clássico do Metallica
Lars Ulrich mandou aumentar bateria e diminuir baixo em "...And Justice For All"
Jason Newsted, ex-Metallica, explica o baixo apagado de "...And Justice For All"
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Kirk Hammett toma capote enquanto Metallica toca "Seek & Destroy"
As músicas menos conhecidas do Metallica que você precisa ouvir, segundo a Kerrang!


