A explicação do Metallica para o volume do baixo em "...And Justice For All"
Por Durr Campos
Fonte: Decibel Magazine
Postado em 04 de novembro de 2008
O clássico álbum do METALLICA de 1988, "...And Justice for All" foi tema de matéria na edição de dezembro de 2008 da revista Decibel como parte da continuação da matéria sobre o Hall of Fame. Esta série de reportagens trata sobre discos influentes na história do metal, e "...And Justice for All" entrou no ranking, ao lado de outros clássicos como "Reign in Blood" (SLAYER), "Roots" (SEPULTURA), "Heaven and Hell" (BLACK SABBATH) e "Slaughter of the Soul" (AT THE GATES).
Os membros do METALLICA, James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett, além do antigo baixista Jason Newsted, concederam entrevistas para o artigo, que coincide com o aniversário de 20 anos do álbum. Alguns trechos você confere logo abaixo:
Decibel: Alguns fãs têm a impressão de que o baixo teve intencionalmente seu volume diminuído na mixagem devido à infame zombaria que foi a entrada de Newsted no METALLICA. De fato isto aconteceu?
Ulrich: "Não, de modo algum foi intencional. 'Justice' foi um ‘show’ apenas de duas pessoas: James Hetfiled e Lars Ulrich do início ao fim (nota do tradutor: dando a entender que o álbum previa privilegiar apenas o talento de ambos), mas não foi do tipo 'foda-se este cara – vamos abaixar o volume do baixo dele'. Foi mais como, 'estamos mixando, então vamos apropriadamente colocar na frente a parte rítmica e a bateria'. Mas ficamos lá mexendo nos botões, virando tudo para cima até que o baixo desaparecesse (risos)".
Hammett: "A razão pela qual você não escuta o baixo tão bem é porque as frequências do graves no tom que Jason utilizava meio que interferiram no tom que James estava tentando alcançar com sua guitarra-base em termos de sonoridade, e todas as vezes que tentavam misturar ambos os intrumentos as coisas não funcionavam. Então, a única forma de melhorar o som foi diminuindo o volume do baixo na mixagem. Foi chato, mas por alguma razão ou outra, aquele álbum é conhecido pelo volume do baixo menos audível e demais instrumentos muito altos. Foi uma experimentação também – estávamos a fim de algo mais seco, um som mais na cara, e algumas pessoas de fato gostam deste tipo de sonoridade. Várias das bandas desta nova geração, especialmente, acham que o '...And Justice...' soa muito bem. Mas no fim das contas, foi uma experiência que tentamos. Não estou 100% certo de que acertamos, mas há um som único ali".
Newsted: "O METALLICA sempre gravou seus álbuns de um modo bem diferente do que qualquer outra banda de rock ou country, onde a bateria e o baixo eram gravados primeiro e então punha-se as melodias, as guitarras e todas as demais coisas depois. Por toda sua existência, o METALLICA – e em toda a sua carreira o Lars teve apenas esta banda – Ulrich teve apenas a guitarra-base a os vocais saindo em seus monitores a 130 decibéis atrás da cabeça dele. Não há som de baixo em seu monitor de modo algum, diferente do que ocorre em outras bandas que sempre escutei. Então foi bem complicado me acostumar com este processo. E Robert (Trujillo) deve estar tendo que lidar com isto agora. Simplesmente não há som de baixo nos monitores do baterista. E você tem que pensar sobre isso como parte de uma equação".
Comente: Jason Newsted foi prejudicado de propósito?
Metallica - O baixo inaudível em And Justice For All
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
Graspop Metal Meeting anuncia 152 atrações em 4 dias de festival
O detalhe sobre os músicos do Iron Maiden que impressionou a presidente da Bulgária
Deep Purple lança "Diablo", faixa de seu próximo disco de estúdio
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
Live anuncia dois shows no Brasil para o mês de setembro
Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo


A atual opinião de Jason Newsted sobre o baixo de "...And Justice for All'?" do Metallica
O álbum do Metallica que impactou negativamente o metal, segundo baixista do Testament
Linhas de baixo de Jason Newsted em "...And Justice for All" são brilhantes, afirma produtor
Para Steve DiGiorgio, Metallica criou um problema para baixistas com "...And Justice For All"
Por que Metallica diminuiu baixo de Jason Newsted em "Justice", segundo produtor
Produtor passa pano pro Metallica pelo som de merda no baixo do "...And Justice For All"
Apaixonado por Thrash, baixista da banda de Taylor Swift debulha em clássico do Metallica
Lars Ulrich mandou aumentar bateria e diminuir baixo em "...And Justice For All"
Jason Newsted, ex-Metallica, explica o baixo apagado de "...And Justice For All"
As cinco músicas de "Load" que o Metallica mais tocou ao vivo
Amy Lee destaca tratamento especial que o Metallica deu ao Evanescence
O músico que para James Hetfield representava a própria América
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Grandes álbuns de rock e heavy metal que foram lançados em junho
Accept divulga nova versão de "Fast As a Shark", com participação de Kirk Hammett e Phil Anselmo
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo o Ultimate Classic Rock
Metallica quebra recorde e faz maior show em estádio na história da Alemanha
As 5 melhores músicas que o Metallica lançou nos anos 1980, segundo a Classic Rock
Metallica toca música do Rammstein durante show em Berlim


