Produtor tem uma teoria para explicar o volume do baixo em "...And Justice For All"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 12 de junho de 2024
Lançado no segundo semestre de 1988, "...And Justice For All" é o quarto registro de estúdio do Metallica e o primeiro disco do quarteto gravado pelo baixista Jason Newsted. Vindo da banda de Thrash Metal Flotsam And Jetsam, Newsted foi escolhido como substituto de Cliff Burton, que morreu de forma trágica e inesperada em setembro de 1986.
Metallica - Mais Novidades
Sucessor do magnífico "Master Of Puppets" (1986), "...And Justice For All" é um álbum complexo e cheio de composições longas. O disco em questão apresenta músicas muito interessantes, como a faixa-título, "One", "Blackened" e "Harvester Of Sorrow".
"...And Justice For All" chama a atenção não apenas pelas suas ótimas músicas, mas também pelo som do baixo, que é quase inaudível. Flemming Rasmussen, que produziu o disco, concedeu entrevista a Daniel Sarkissian e falou sobre o som de baixo que (não) se ouve no quarto disco do Metallica.
Rasmussen, que também foi responsável pela produção em "Ride The Lightning" e "Master Of Puppets", tem uma teoria a respeito da sacanagem que James Hetfield e Lars Ulrich (guitarrista/vocalista e baterista do Metallica) fizeram com Jason Newsted.
"Eu acho – mas isso é puramente especulação – acho que eles fizeram isso para obter algum tipo de reação de Jason. Porque o que eles mais odiavam em Jason era que ele era um fã", relatou Flemming, conforme transcrição publicada pelo site Loudwire.
"Ele nunca discordou nem nada, nem declarou sua própria opinião. Acho que eles estavam esperando que ele declarasse seu lugar na banda. Acho que eles provavelmente fizeram isso para obter uma reação, e quando isso não aconteceu vamos lá, foi assim que o álbum ficou", complementou o produtor.
As opiniões de Jason Newsted e Lars Ulrich
Jason, que saiu do Metallica em janeiro de 2001, concedeu entrevista à Metal Hammer em 2022 e admitiu que ficou furioso ao ouvir a mixagem final de "...And Justice For All".

"Eu estava furioso! Você está brincando comigo? Eu estava pronto [para ir] para a garganta [provavelmente de quem mixou o álbum] cara! Não, fiquei maluco, porque realmente pensei que me saí bem. E eu pensei que toquei como deveria ter tocado", afirmou o baixista.
Lars Ulrich, baterista e membro fundador do Metallica, falou sobre "...And Justice For All" em uma entrevista concedida à Decibel Magazine.
"Não, não foi intencional. ‘...And Justice…’ foi o show de James e Lars do começo ao fim, mas não foi algo como: ‘Foda-se esse cara - vamos abaixar o baixo dele’. Foi mais algo do tipo: 'Estamos mixando, então vamos nos dar um tapinha nas costas e aumentar os ritmos e a bateria'. Mas basicamente continuamos aumentando todo o resto até que o baixo desapareceu", relatou o músico dinamarquês.
"...And Justice For All" foi gravado por James Hetfield (guitarra/vocal), Kirk Hammett (guitarra), Jason Newsted ("baixo quase inaudível") e Lars Ulrich (bateria). O álbum tem 9 faixas e aproximadamente 65 minutos de duração.
Metallica - O baixo inaudível em And Justice For All
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
O baterista que para Roger Waters só seria igualado por Keith Moon
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
O significado de "Highway to Hell", do AC/DC, segundo Angus Young
Frank Ferrer explica motivo de saída do Guns N' Roses após 19 anos na banda
O clássico do Whitesnake que foi gravado durante um bate boca aos berros no estúdio
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
Mike Browning, baterista e vocalista original do Morbid Angel, morre aos 62 anos
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
A explicação do Metallica para o volume do baixo em "...And Justice For All"
Jason Newsted, ex-Metallica, explica o baixo apagado de "...And Justice For All"
Lars Ulrich mandou aumentar bateria e diminuir baixo em "...And Justice For All"
Apaixonado por Thrash, baixista da banda de Taylor Swift debulha em clássico do Metallica
Produtor passa pano pro Metallica pelo som de merda no baixo do "...And Justice For All"
Por que Metallica diminuiu baixo de Jason Newsted em "Justice", segundo produtor
Linhas de baixo de Jason Newsted em "...And Justice for All" são brilhantes, afirma produtor
O álbum do Metallica que impactou negativamente o metal, segundo baixista do Testament
A atual opinião de Jason Newsted sobre o baixo de "...And Justice for All'?" do Metallica
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
O guitarrista que James Hetfield queria ter sido antes de criar o Metallica
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
O guitarrista que fez Kirk Hammett se sentir culpado por ter comprado guitarra muito barata
O músico que Hetfield achava ser "muito" para o Metallica; "ele jamais se juntaria a nós"


