Produtor tem uma teoria para explicar o volume do baixo em "...And Justice For All"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 12 de junho de 2024
Lançado no segundo semestre de 1988, "...And Justice For All" é o quarto registro de estúdio do Metallica e o primeiro disco do quarteto gravado pelo baixista Jason Newsted. Vindo da banda de Thrash Metal Flotsam And Jetsam, Newsted foi escolhido como substituto de Cliff Burton, que morreu de forma trágica e inesperada em setembro de 1986.
Sucessor do magnífico "Master Of Puppets" (1986), "...And Justice For All" é um álbum complexo e cheio de composições longas. O disco em questão apresenta músicas muito interessantes, como a faixa-título, "One", "Blackened" e "Harvester Of Sorrow".
"...And Justice For All" chama a atenção não apenas pelas suas ótimas músicas, mas também pelo som do baixo, que é quase inaudível. Flemming Rasmussen, que produziu o disco, concedeu entrevista a Daniel Sarkissian e falou sobre o som de baixo que (não) se ouve no quarto disco do Metallica.
Rasmussen, que também foi responsável pela produção em "Ride The Lightning" e "Master Of Puppets", tem uma teoria a respeito da sacanagem que James Hetfield e Lars Ulrich (guitarrista/vocalista e baterista do Metallica) fizeram com Jason Newsted.
"Eu acho – mas isso é puramente especulação – acho que eles fizeram isso para obter algum tipo de reação de Jason. Porque o que eles mais odiavam em Jason era que ele era um fã", relatou Flemming, conforme transcrição publicada pelo site Loudwire.
"Ele nunca discordou nem nada, nem declarou sua própria opinião. Acho que eles estavam esperando que ele declarasse seu lugar na banda. Acho que eles provavelmente fizeram isso para obter uma reação, e quando isso não aconteceu vamos lá, foi assim que o álbum ficou", complementou o produtor.
As opiniões de Jason Newsted e Lars Ulrich
Jason, que saiu do Metallica em janeiro de 2001, concedeu entrevista à Metal Hammer em 2022 e admitiu que ficou furioso ao ouvir a mixagem final de "...And Justice For All".

"Eu estava furioso! Você está brincando comigo? Eu estava pronto [para ir] para a garganta [provavelmente de quem mixou o álbum] cara! Não, fiquei maluco, porque realmente pensei que me saí bem. E eu pensei que toquei como deveria ter tocado", afirmou o baixista.
Lars Ulrich, baterista e membro fundador do Metallica, falou sobre "...And Justice For All" em uma entrevista concedida à Decibel Magazine.
"Não, não foi intencional. ‘...And Justice…’ foi o show de James e Lars do começo ao fim, mas não foi algo como: ‘Foda-se esse cara - vamos abaixar o baixo dele’. Foi mais algo do tipo: 'Estamos mixando, então vamos nos dar um tapinha nas costas e aumentar os ritmos e a bateria'. Mas basicamente continuamos aumentando todo o resto até que o baixo desapareceu", relatou o músico dinamarquês.
"...And Justice For All" foi gravado por James Hetfield (guitarra/vocal), Kirk Hammett (guitarra), Jason Newsted ("baixo quase inaudível") e Lars Ulrich (bateria). O álbum tem 9 faixas e aproximadamente 65 minutos de duração.
Metallica - O baixo inaudível em And Justice For All
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Cinco obras-primas do Metal mundial, de acordo com Regis Tadeu
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
O clássico dos Beatles que marcou o início da trajetória de Bruce Dickinson como vocalista
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
Vocalista admite vergonha de álbum ao vivo do King Kobra

A explicação do Metallica para o volume do baixo em "...And Justice For All"
Jason Newsted, ex-Metallica, explica o baixo apagado de "...And Justice For All"
Lars Ulrich mandou aumentar bateria e diminuir baixo em "...And Justice For All"
Apaixonado por Thrash, baixista da banda de Taylor Swift debulha em clássico do Metallica
Produtor passa pano pro Metallica pelo som de merda no baixo do "...And Justice For All"
Por que Metallica diminuiu baixo de Jason Newsted em "Justice", segundo produtor
Linhas de baixo de Jason Newsted em "...And Justice for All" são brilhantes, afirma produtor
O álbum do Metallica que impactou negativamente o metal, segundo baixista do Testament
A música do Metallica que Kirk Hammett quer deixar como lembrança de sua obra como guitarrista
Como "Nothing Else Matters", do Metallica, marcou um momento decisivo da vida de Miley Cyrus
Quando o Metallica procurou vocal com anúncio em revista; "com raça, coragem e bagunceiro"
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
System Of a Down - Daron Malakian relembra quando tocou guitarra com o Metallica em 2000
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O álbum dos anos 2000 que impressionou James Hetfield, do Metallica


