Para Jason Newsted, "...And Justice for All" é um álbum perfeito
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de janeiro de 2025
O capítulo mais sombrio e triste da história do Metallica foi escrito no dia 27 de setembro de 1986. Nessa data, o grupo liderado por James Hetfield e Lars Ulrich estava viajando pela Suécia, quando o ônibus derrapou, capotou e caiu em cima do baixista Cliff Burton, que morreu aos 24 anos de idade.
Para o lugar de Cliff, o Metallica recrutou Jason Newsted, vindo da banda de Thrash Metal Flotsam and Jetsam. Ele fez sua estreia no quarteto em novembro de 1986, e meses depois, o EP de cover "Garage Days Re-Revisited" foi lançado.
O primeiro disco que Jason gravou com o Metallica é o quarto registro de estúdio do grupo, "...And Justice for All", lançado no segundo semestre de 1988. Sucessor do aclamado "Master of Puppets", o álbum apresenta ótimas músicas, como "Blackened", a faixa-título, "Harvester of Sorrow" e "One’.
Embora seja um trabalho interessante, "...And Justice for All" chama a atenção por um motivo peculiar: o som quase inaudível do baixo. Segundo uma das pessoas envolvidas na mixagem, o baterista Lars Ulrich resolveu abaixar o som do instrumento tocado por Jason.
Quando ouviu a mixagem de "...And Justice for All", Jason ficou desgraçado da cabeça, o que é completamente compreensível. Porém, quando perguntado a respeito de uma possível regravação do trabalho, o baixista não se mostrou favorável.
Em 2013, Jason Newsted concedeu entrevista ao site Songfacts. O músico falou sobre uma hipotética reedição de "...And Justice for All" com o baixo mais audível.
"Voltar atrás e regravar álbuns que já eram clássicos, não tenho certeza sobre tudo isso", respondeu Jason, que apesar dos pesares, gosta de "...And Justice for All", como aponta outro trecho de sua fala.
"A banda é deles e se eles decidirem fazer isso [relançar ‘...And Justice…’], para mim está tudo bem. Sabe, com o passar do tempo, houve muito burburinho em relação a isso e as pessoas fizeram muita coisa a partir disso, mas seja o que for que eles façam (...), para mim o álbum é perfeito. ‘Kill 'Em All’ não é perfeito, mas é perfeito. E ‘Van Halen I’ não é perfeito, mas é perfeito. ‘...And Justice For All’ não é perfeito, mas é perfeito. Porque capturou aquela época para aquelas pessoas."
Integrante do Metallica por 14 anos, Jason Newsted é co-autor de três músicas do Metallica. A mais famosa dessas músicas é "Blackened", que abre "...And Justice for All". Para ler mais sobre o processo de composição dessa grande faixa, clique aqui.
Metallica - O baixo inaudível em And Justice For All
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps