Entenda por que o baixo de Newsted, ex-Metallica, sumiu em "...And Justice For All"
Por Igor Miranda
Fonte: Rolling Stone
Postado em 27 de agosto de 2018
O site da revista Rolling Stone publicou uma matéria bastante completa a respeito do som do baixo de Jason Newsted em "...And Justice For All", seu primeiro disco com a banda, que completou 30 anos de lançamento no último sábado (25). A publicação apresenta os principais motivos que justificam o volume reduzido do instrumento, quase inaudível na mixagem final.
As explicações resgatadas pelo texto de Kory Grow vão desde a falta de experiência de Newsted até pedidos feitos pelo baterista Lars Ulrich aos profissionais de estúdio. A produção do álbum, vale destacar, é assinada por Flemming Rasmussen em parceria com Ulrich e o vocalista e guitarrista James Hetfield.
Jason Newsted contou, em entrevista ao Metal Exiles concedida em 2013, que só conseguiu reconhecer o principal problema do baixo em "...And Justice For All" depois de algum tempo. Para ele, a falta de experiência influenciou no resultado final, já que suas linhas de baixo eram muito semelhantes ao que James Hetfield tocava na guitarra.
"Quando gravei '...And Justice For All', eu só tinha gravado uma vez, em 'Doomsday' do Flotsam And Jetsam (esquecendo-se de 'Garage Days'). [...] Para '...And Justice', entrei em estúdio com um engenheiro assistente e ninguém mais, nenhum outro membro da banda. [...] Fiz o mesmo do disco do Flotsam: gravei minhas partes e fui para casa. Não tinha ninguém para trabalhar em cima das partes. Como baixista do Flotsam, não entendia muito de tocar as linhas, só sabia sobre tocar bem rápido como se fosse uma guitarra - basicamente, todos tocando a mesma coisa como uma parede sonora. Então, ficou tudo na mesma frequência: meu baixo e a guitarra de James brigando pela mesma frequência. Se eu soubesse naquela época o que sei hoje em dia, teria sido diferente, mas tornou-se um clássico do mesmo jeito", disse, na ocasião.
Em entrevista concedida à Guitar World em 2008, James Hetfield reforçou a explicação de Jason Newsted. "O baixo ficou apagado por duas razões. Primeiro, Jason tendia a dobrar minhas partes de guitarra, então era difícil dizer onde minha guitarra começava e seu baixo parava. Além disso, o meu timbre em 'Justice' focava muito nos agudos e graves, com poucos médios, consumindo todas as frequências mais baixas. Jason e eu estávamos sempre lutando pelo mesmo espaço na mixagem", explicou, na época.
Hetfield contou, ainda, que o problema foi resolvido no disco seguinte, autointitulado (conhecido como "Black Album"), de 1991, com produção de Bob Rock. "Bob realmente nos ajudou a 'orquestrar' e trazer o grave, fazendo a guitarra e o baixo trabalharem juntos", afirmou, na ocasião.
O engenheiro de mixagem Steve Thompson deu um relato diferente ao ter sido entrevistado pelo Ultimate Guitar em 2015. Segundo ele, Lars Ulrich pediu que o som do baixo fosse reduzido em "...And Justice For All", já que a ideia era conseguir um som "mais garagem" do que o obtido em "Master Of Puppets", de 1986.
A equalização inicial, nessa nova pegada, não comprometia tanto o som do baixo e James Hetfield ficou satisfeito com o resultado, segundo Thompson. Lars Ulrich, por sua vez, insistiu em mais mudanças e quis a redução do volume do instrumento.
"Ele disse: 'veja esse baixo?'. Eu falei: 'sim, bem legal, ele mandou bem'. Ele falou: 'quero que você reduza o baixo a um ponto em que mal seja possível ouvi-lo na mixagem'. Perguntei se ele estava brincando e ele disse que não. Abaixei até esse nível e ele ainda pediu a redução de mais 5 dB. Virei para Hetfield e perguntei: 'é sério?'", relembrou (leia em inglês).
Ao ser questionado sobre essa versão e sobre os relatos de que Jason Newsted teria sofrido bullying no Metallica - o que justificaria a mudança na mixagem -, Lars Ulrich disse que nada ocorreu de forma intencional. "'Justice' era 'O Show de James e Lars' do início ao fim, mas não era algo tipo: 'f*da-se esse cara, vamos reduzir o volume do baixo'. Era algo mais como: 'estamos mixando, então, vamos dar um tapinha nas nossas costas e aumentar a guitarra base e a bateria'. Mas transformamos tudo isso até um ponto em que o baixo desapareceu", disse.
Metallica - O baixo inaudível em And Justice For All
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
As duas músicas que Robert Plant e Jimmy Page apontam como o auge do Led Zeppelin
A banda que Alice Cooper recomenda a todos os jovens músicos
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
O artista "tolo e estúpido" que Noel Gallagher disse que "merecia uns tapas"
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Jason Newsted, ex-Metallica, explica o baixo apagado de "...And Justice For All"
Metallica: Jason Newsted, 14 anos de humilhação
Lars Ulrich mandou aumentar bateria e diminuir baixo em "...And Justice For All"
Apaixonado por Thrash, baixista da banda de Taylor Swift debulha em clássico do Metallica
Produtor passa pano pro Metallica pelo som de merda no baixo do "...And Justice For All"
Por que Metallica diminuiu baixo de Jason Newsted em "Justice", segundo produtor
Linhas de baixo de Jason Newsted em "...And Justice for All" são brilhantes, afirma produtor
O álbum do Metallica que impactou negativamente o metal, segundo baixista do Testament
A reação dos membros do Paradise Lost quando foram chamados de "o novo Metallica"
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Por que versão do Megadeth para "Ride the Lightning" não é um cover, de acordo com Dave Mustaine
Raven grava versão de "Metal Militia", do Metallica
A pior faixa do controverso "St. Anger", segundo o Heavy Consequence
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Metallica x Megadeth: Kerry King escolhe sua favorita e explica o motivo
Wolfgang Van Halen relembra como foi abrir shows do Metallica; "Muito louco"
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence


