Linhas de baixo de Jason Newsted em "...And Justice for All" são brilhantes, afirma produtor
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de março de 2025
O Metallica passou pelo momento mais traumático de sua história no dia 27 de setembro de 1986, quando o baixista Cliff Burton morreu em um acidente de ônibus. Apesar do baque violento, o show tinha que continuar, e o quarteto recrutou Jason Newsted (vindo da banda de thrash metal Flotsam and Jetsam) para comandar o baixo.
O primeiro trabalho de inéditas que Jason gravou com o Metallica é o excelente "...And Justice for All", lançado no segundo semestre de 1988. No ano anterior, ele participou das gravações do EP de covers "The$5.98 EP: Garage Days Re-Revisited".

Intrincado e pesado, "...And Justice for All" tem como destaque principal "One", música que rendeu o primeiro clipe da carreira do Metallica. "Blackened", que foi co-escrita por Jason, é outro grande momento do álbum em questão.
Embora seja uma obra memorável, "...And Justice for All" não deve trazer as melhores memórias para Jason, por uma razão: a ausência do som do baixo. De acordo com entrevista que Fleming Rasmussen (produtor do disco em questão) concedeu à Rolling Stone, os líderes do Metallica decidiram ofuscar o que o baixista gravou para o disco.
"Foram Lars [Ulrich, baterista] e James [Hetfield, guitarrista/vocalista] que disseram para diminuir o [som do] baixo. Sei disso de fato porque perguntei a eles. Ele [Jason] sempre foi mais ou menos o novato (...). Enquanto dormíamos, ele estava fazendo algumas de suas faixas de baixo. Nós as ouvíamos no dia seguinte. Eu sinto e acho que o sentimento geral da banda é que ele nunca foi tratado com o respeito que merecia."
Na mesma entrevista, Flemming elogiou as habilidades de Jason, e o trabalho desempenhado pelo baixista "...And Justice for All". O produtor também citou as diferenças entre o então "novato" e Cliff Burton.
"Jason é um baixista e tanto. Provavelmente sou uma das únicas pessoas no mundo, incluindo Jason e Toby Wright, o engenheiro assistente, que ouviu as faixas de baixo em ‘...And Justice for All’, e elas são brilhantes (...).
Ele era um baixista diferente de Cliff, por motivos óbvios. Só havia um Cliff Burton. Cliff tinha uma abordagem artística, enquanto Jason era muito técnico. Jason era perfeccionista e Cliff era mais musical."
A história de Jason no Metallica foi encerrada no início de 2001. Sua última apresentação como integrante do grupo foi realizada em novembro de 2000.
Metallica - O baixo inaudível em And Justice For All
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
O headliner do Bangers Open Air que não tem nenhum membro original em sua formação
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
Terry Painkiller detona cobrança para que bandas brasileiras de rock cantem em português
Timo Tolkki abre o coração e lamenta não ter valorizado ex-colegas de Stratovarius
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Site americano aponta as quatro músicas mais subestimadas do "Black Album", do Metallica
Por que turnê do Avenged Sevenfold desistiu de ter Gloria como abertura, segundo Mi
Geddy Lee explica por que Rush não quis alguém como Mike Portnoy no lugar de Neil Peart
Blaze Bayley não gostou de trabalhar com o produtor Rick Rubin; "Ele era maluco"
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A explicação do Metallica para o volume do baixo em "...And Justice For All"
Jason Newsted, ex-Metallica, explica o baixo apagado de "...And Justice For All"
Lars Ulrich mandou aumentar bateria e diminuir baixo em "...And Justice For All"
Apaixonado por Thrash, baixista da banda de Taylor Swift debulha em clássico do Metallica
Produtor passa pano pro Metallica pelo som de merda no baixo do "...And Justice For All"
Por que Metallica diminuiu baixo de Jason Newsted em "Justice", segundo produtor
O álbum do Metallica que impactou negativamente o metal, segundo baixista do Testament
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
Ícone do thrash metal, Mille Petrozza não dá muita atenção ao "Big Four"
Metallica recebeu pedido inusitado ao abrir show dos Rolling Stones, relembra Lars Ulrich
25 hits do rock lançados nos anos 90 que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Kirk Hammett sentiu culpa e remorso por deixar o Exodus e ir para o Metallica
A música apocalíptica do Metallica lançada há mais de 40 anos que ainda faz sentido
Por que em "Ride the Lightning" o Metallica deu um grande salto em relação a "Kill 'Em All"


