Para Steve DiGiorgio, Metallica criou um problema para baixistas com "...And Justice For All"
Por João Renato Alves
Postado em 03 de março de 2025
Quarto álbum de inéditas do Metallica, "...And Justice For All" foi o primeiro lançado após a morte do baixista Cliff Burton. Ele recebeu crédito póstumo na faixa "To Live Is To Die". Seu substituto, Jason Newsted, teve participação propositalmente escondida na mixagem.
A situação acabou sendo um problema para os adeptos do instrumentos. Quem analisa é Steve DiGiorgio, um dos ícones das cordas em gerações recentes, membro do Testament e com passagens e colaborações com Death, Megadeth, Sadus e Iced Earth, entre vários outros. Ao canal da D’Addario, com transcrição do Ultimate Guitar, ele disse:
Metallica - Mais Novidades
"Esse novo padrão de baixistas sendo empurrados para o fundo da mixagem já estava acontecendo antes de ‘…And Justice For All’, que teve o famoso exemplo do instrumento sendo desligado durante a gravação. Uma combinação daquele álbum, o período de tempo e o estilo fez o baixo chegar a um ponto que era constrangedor. Isso me estimulou a tocar de forma ainda mais desagradável e dar a ele uma razão para voltar à mistura."
Em 2013, ao site Metal Exiles, Newsted refletiu sobre o que aconteceu durante as sessões e destacou: "Não tem confusão ou mistério pra mim agora que posso olhar praquele tempo e analisar a situação. Quando fui gravar ‘Justice’, só tinha gravado uma vez, e foi no ‘Doomsday For the Deceiver’, do Flotsam And Jetsam. Estava costumado a gravar com a banda tocando junto e acabou. Entrei em estúdio com um engenheiro assistente e ninguém mais, nenhum outro membro da banda. Foi só chegar, plugar e dar o seu melhor, a mesma coisa que tinha feito com o disco do Flotsam. Gravei minhas partes e fui para casa.
Não tinha ninguém lá para trabalhar em cima das partes, ou discutir como isso ou aquilo iria soar. Foi só ‘grave o seu baixo’ e foi isso. Sendo o baixista do Flotsam, eu não entendia muito de tocar as partes de baixo, só sabia tocar bem depressa como se fosse uma guitarra, basicamente todo mundo executando a mesma coisa, como uma parede sonora. Então, acabou tudo ficando na mesma frequência, meu baixo e a guitarra de James brigando pela mesma frequência."
O conteúdo lírico de "...And Justice For All" dava maior ênfase a temas políticos, sociais e ecológicos em comparação aos anteriores. O trabalho é, até hoje, o segundo mais vendido da banda em todo o mundo, ultrapassando 12 milhões de cópias comercializadas.
Metallica - O baixo inaudível em And Justice For All
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



U2 é confirmado como atração do Todo Mundo no Rio em 2026
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A explicação do Metallica para o volume do baixo em "...And Justice For All"
Jason Newsted, ex-Metallica, explica o baixo apagado de "...And Justice For All"
Lars Ulrich mandou aumentar bateria e diminuir baixo em "...And Justice For All"
Apaixonado por Thrash, baixista da banda de Taylor Swift debulha em clássico do Metallica
Por que Metallica diminuiu baixo de Jason Newsted em "Justice", segundo produtor
Linhas de baixo de Jason Newsted em "...And Justice for All" são brilhantes, afirma produtor
O álbum do Metallica que impactou negativamente o metal, segundo baixista do Testament
A banda que ajudou o Metallica a não acabar após "St. Anger", segundo Lars Ulrich
Kirk Hammett diz se impressionar com guitarristas jovens do YouTube: "Alguns são incríveis…"
A reação dos membros do Paradise Lost quando foram chamados de "o novo Metallica"
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Por que versão do Megadeth para "Ride the Lightning" não é um cover, de acordo com Dave Mustaine
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Raven grava versão de "Metal Militia", do Metallica
A pior faixa do controverso "St. Anger", segundo o Heavy Consequence


