Produtor passa pano pro Metallica pelo som de merda no baixo do "...And Justice For All"
Por Bruce William
Postado em 11 de junho de 2024
Embora seja considerado um clássico do Metallica e até mesmo do Heavy Metal em si, "...And Justice For All", de 1988, sofre com um sério e famoso problema, que é a baixa qualidade (ou quase ausência) de som do baixo de Jason Newsted, que havia entrado na banda para substituir o lendário Cliff Burton, e estava gravando seu primeiro álbum.
Metallica - Mais Novidades
Ao longo dos anos, uma série de explicações e teorias pipocaram, a ponto de termos aqui no Whiplash.Net uma seção dedicada somente a este tema, "Metallica - O baixo inaudível de And Justice For All", onde são apresentadas várias justificativas.
Uma delas é uma explicação "técnica" dada pelo guitarrista Kirk Hammett em 2008 - "A razão pela qual você não escuta o baixo tão bem é porque as frequências do graves no tom que Jason utilizava meio que interferiram no tom que James estava tentando alcançar com sua guitarra-base em termos de sonoridade, e todas as vezes que tentavam misturar ambos os instrumentos as coisas não funcionavam. Então, a única forma de melhorar o som foi diminuindo o volume do baixo na mixagem".
Outra justificativa foi do próprio Newsted: "Eu só sabia tocar baixo bem depressa como se fosse uma guitarra, basicamente todo mundo tocando a mesma coisa como uma parede sonora. Então acabou tudo ficando na mesma frequência, meu baixo e a guitarra de James brigando pela mesma frequência".
E quem falou sobre o assunto agora foi Flemming Rasmussen, produtor que trabalhou em alguns dos álbuns do Metallica nos anos 1980. "Eu acho - mas isso é pura especulação - que eles fizeram isso para obter algum tipo de reação de Jason. Porque o que eles mais odiavam em Jason era o fato dele ser um fã da banda", disse o produtor em uma entrevista transcrita pela Loudwire.
Rasmussen admite que é pura teoria, mas crava esta alternativa afirmando que Newsted simplesmente aceitou o álbum como ele estava, provavelmente porque ele estava apenas emocionado por ser membro do Metallica, e sendo assim ele meio que transfere a culpa para a própria vítima da sabotagem. "Ele nunca discordava de nada ou expressava sua própria opinião. Acho que eles estavam esperando que ele afirmasse sua posição na banda... Acho que provavelmente fizeram isso para obter uma reação, e quando ela não veio, foi assim que o álbum ficou", disse o produtor.
Metallica - O baixo inaudível em And Justice For All
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Marty Friedman volta ao Brasil em novembro para dois shows
Tarja Turunen já participou de evento na Rússia que definiu como "humilhante"
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
A banda punk que Lemmy descartou como uma piada; "ruins para cacete"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Hypocrisy cancela turnê na América do Norte por conta de problemas com vistos
A música do Iron Maiden que foi criticada, mas Steve Harris aprova
Five Finger Death Punch lança "Legacy", o álbum que marca seus 20 anos de carreira

A explicação do Metallica para o volume do baixo em "...And Justice For All"
Jason Newsted, ex-Metallica, explica o baixo apagado de "...And Justice For All"
Lars Ulrich mandou aumentar bateria e diminuir baixo em "...And Justice For All"
Apaixonado por Thrash, baixista da banda de Taylor Swift debulha em clássico do Metallica
Por que Metallica diminuiu baixo de Jason Newsted em "Justice", segundo produtor
Linhas de baixo de Jason Newsted em "...And Justice for All" são brilhantes, afirma produtor
O álbum do Metallica que impactou negativamente o metal, segundo baixista do Testament
A atual opinião de Jason Newsted sobre o baixo de "...And Justice for All'?" do Metallica

15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
5 músicas que ficaram famosas por motivo diferente daquele imaginado pela banda
O dia em que Steve Harris foi a um show do Metallica e elogiou Dave Mustaine
Dave Mustaine gostaria de entrar para o Rock and Roll Hall of Fame
5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
A importante lição que uma música "esquecida" do Metallica ensinou a Lars Ulrich
"Fade to Black" surpreendeu muita gente, menos os integrantes do Metallica
A banda que o Metallica praticamente destruiu em uma turnê pelos EUA


