Produtor passa pano pro Metallica pelo som de merda no baixo do "...And Justice For All"
Por Bruce William
Postado em 11 de junho de 2024
Embora seja considerado um clássico do Metallica e até mesmo do Heavy Metal em si, "...And Justice For All", de 1988, sofre com um sério e famoso problema, que é a baixa qualidade (ou quase ausência) de som do baixo de Jason Newsted, que havia entrado na banda para substituir o lendário Cliff Burton, e estava gravando seu primeiro álbum.
Ao longo dos anos, uma série de explicações e teorias pipocaram, a ponto de termos aqui no Whiplash.Net uma seção dedicada somente a este tema, "Metallica - O baixo inaudível de And Justice For All", onde são apresentadas várias justificativas.
Uma delas é uma explicação "técnica" dada pelo guitarrista Kirk Hammett em 2008 - "A razão pela qual você não escuta o baixo tão bem é porque as frequências do graves no tom que Jason utilizava meio que interferiram no tom que James estava tentando alcançar com sua guitarra-base em termos de sonoridade, e todas as vezes que tentavam misturar ambos os instrumentos as coisas não funcionavam. Então, a única forma de melhorar o som foi diminuindo o volume do baixo na mixagem".
Outra justificativa foi do próprio Newsted: "Eu só sabia tocar baixo bem depressa como se fosse uma guitarra, basicamente todo mundo tocando a mesma coisa como uma parede sonora. Então acabou tudo ficando na mesma frequência, meu baixo e a guitarra de James brigando pela mesma frequência".
E quem falou sobre o assunto agora foi Flemming Rasmussen, produtor que trabalhou em alguns dos álbuns do Metallica nos anos 1980. "Eu acho - mas isso é pura especulação - que eles fizeram isso para obter algum tipo de reação de Jason. Porque o que eles mais odiavam em Jason era o fato dele ser um fã da banda", disse o produtor em uma entrevista transcrita pela Loudwire.
Rasmussen admite que é pura teoria, mas crava esta alternativa afirmando que Newsted simplesmente aceitou o álbum como ele estava, provavelmente porque ele estava apenas emocionado por ser membro do Metallica, e sendo assim ele meio que transfere a culpa para a própria vítima da sabotagem. "Ele nunca discordava de nada ou expressava sua própria opinião. Acho que eles estavam esperando que ele afirmasse sua posição na banda... Acho que provavelmente fizeram isso para obter uma reação, e quando ela não veio, foi assim que o álbum ficou", disse o produtor.
Metallica - O baixo inaudível em And Justice For All
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps