Roger Waters: show de Curitiba na véspera da eleição esbarra em lei eleitoral?
Por André Molina
Fonte: Sinners Rock Beer
Postado em 13 de outubro de 2018
E não é que logo a "República de Curitiba" foi escolhida para encerrar a polêmica turnê brasileira do líder do Pink Floyd, Roger Waters, que recebeu vaias e aplausos de um país dividido por causa de sua mensagem "#elenão", em um telão ao final da apresentação em São Paulo no último dia 09 de outubro.
Na ocasião, o público, que em comum sustenta a admiração pela obra do Pink Floyd, se separou ideologicamente. Alguns fãs se sentiram ofendidos por simpatizarem com o candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro, chamado de fascista na apresentação pelo ex-líder do Pink Floyd.
E a turnê do Roger Waters não acontece em um mês qualquer. O país passa por um dos períodos eleitorais mais conturbados de sua história política, em que os eleitores travam brigas e desentendimentos, que dominam as redes sociais, como Facebook e Whatsapp.
E como não se bastasse, um show está marcado para acontecer em Curitiba no dia 27 de outubro (véspera das eleições presidenciais do segundo turno). Mas e apologia à ideologia política em período eleitoral pode? Realizar encontro de diversas pessoas para manifestar determinada preferência política é permitido? Estas são dúvidas que podem assombrar os fãs.
De acordo com a legislação eleitoral, é proibido fazer manifestação política pública em reunião na véspera e só é permitida entrega de material de campanha até às 22 horas do dia.
Ao tomar conhecimento desta coincidência, será que existe algum risco de o show do Roger Waters não acontecer em Curitiba?
Ao ser consultado, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) argumenta que "não existe problema a não ser que haja abuso e alguém incomodado denuncie".
Para o advogado Luiz Henrique Hartinger, especialista em Direito Eleitoral, "Não existe risco de o show não ocorrer. O show é fruto de uma turnê de artista estrangeiro e não se enquadra como showmício, o que é vedado pela legislação eleitoral. Caso haja algum tipo de abuso, isso terá de ser aferido após a realização do show".
Fonte: Sinners Rock Beer
Roger Waters critica o governo Bolsonaro
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Angra fará show especial em São Paulo no dia 29 de abril; Rebirth será tocado na íntegra
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
As músicas que ajudaram a implodir o Guns N' Roses por dentro, segundo Slash
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
O guitarrista que Eddie Van Halen sempre quis soar igual; "Ele é um verdadeiro artista"
A cena que caratecas gaúchos viram que os fizeram querer bater muito em Sebastian Bach
Como Regis Tadeu ganharia o respeito de Bruce Dickinson em entrevista, segundo o próprio
John Lennon "agradecia a Jesus todo dia" por decisão dos Beatles que foi um livramento
Music Radar: Os maiores frontmen de todos os tempos
Paul McCartney sobre seu hit polêmico: "Eu sabia que ia desagradar. Não gosta? Não compre!"

Roger Waters: menções a Bolsonaro durante show em SP

Roger Waters conta como "Hey You" entrou em "The Wall" na última hora e mudou o lado 3
Os álbuns do Pink Floyd que Roger Waters chamou de "pretensiosos"
O prato onde o Pink Floyd comeu, apesar de Roger Waters torcer o nariz para o cardápio
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil



