Roger Waters: TSE pede defesa de produtores em ação contra Haddad
Por Igor Miranda
Fonte: G1
Postado em 30 de outubro de 2018
O ministro Jorge Mussi, do Tribunal Superior ELeitoral (TSE), solicitou, no último sábado (27), que os produtores da turnê de Roger Waters pelo Brasil apresentem suas defesas para a ação movida pela campanha do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), contra a chapa do candidato derrotado, Fernando Haddad (PT). Em seu processo, a equipe de Bolsonaro diz que o músico Roger Waters realizou "showmícios" em favor de Haddad.
Na ação, de acordo com o G1, a produtora T4F Entretenimento e Fernando Haddad são acusados de promover propaganda eleitoral irregular. Embora a coligação liderada por Haddad tenha sido removida da ação, o TSE poderá analisar as acusações de que os "showmícios", como descrito pela campanha de Bolsonaro, teriam resultado em financiamento empresarial e caixa dois de campanha.
A acusação pede que Haddad e a candidata a vice, Maunela D'Ávila (PCdoB), tenham seus mandatos cassados por oito anos.
"Não se tratou apenas de manifestação oral de opinião, mas, sim, de uma ação totalmente arquitetada e premeditada", diz a ação. "As imagens nas quais o candidato Jair Bolsonaro é comparado com um dos grandes ditadores do mundo são de extrema gravidade e demonstram a premeditação e o explícito propósito de denegrir sua imagem e causar nos telespectadores/fãs uma forma de repulsa, pela evidente campanha negativa, o que não condiz com a realidade."
O TSE pede que as defesas sejam apresentadas para análise. Depois dessa etapa, será possível decidir se a investigação terá ou não sequência.
A T4F afirmou que não se posicionará à imprensa sobre o caso. Fernando Haddad não se manifestou sobre o caso formalmente, mas, pelo Twitter, o político ironizou a ação. "Confesso que amo Pink Floyd e odeio ditaduras: seria isso um crime?", publicou.
Há alguns dias, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, acusou Roger Waters de ter recebido R$ 90 milhões para realizar "campanha eleitoral disfarçada". Pelo Twitter, o político afirmou ter fontes para assegurar a afirmação, embora não as tenha apresentado.
A passagem de Roger Waters pelo Brasil tem gerado polêmica pela exposição de suas visões políticas. Além de apresentar pautas internacionais em seus shows, o músico expôs a hashtag "#EleNão" em seu telão e incluiu o nome de Bolsonaro em uma lista de políticos "neofascistas". O músico conclui sua turnê pelo país nesta terça-feira (30), com um show em Porto Alegre.
Roger Waters critica o governo Bolsonaro
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Frank Ferrer explica motivo de saída do Guns N' Roses após 19 anos na banda
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
Bruce Dickinson escolhe qual turnê do Iron Maiden é a sua preferida
Existe alguma banda melhor que o Iron Maiden ao vivo? Steve Harris e Bruce Dickinson respondem
Blaze revela músicas escritas para o Iron Maiden que pararam no seu disco solo
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
O hit de 1939 que Ian Anderson considera precursor do rock: "Plantou uma semente"
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
O significado de "voz que gira bailando no ar" em "Tente Outra Vez" de Raul Seixas
Quem era melhor, Led Zeppelin ou Deep Purple? Bruce Dickinson responde
Roger Waters: menções a Bolsonaro durante show em SP
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
A crítica hipócrita que Roger Waters faz a Bob Dylan: "Não assisto, é perturbador"
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
A música mais importante que Roger Waters escreveu para "Dark Side of the Moon"



