Roger Waters: "artistas têm de usar a arte para expressar ideias políticas"
Por Igor Miranda
Fonte: Fantástico
Postado em 15 de outubro de 2018
O músico Roger Waters comentou, em entrevista ao "Fantástico", sobre as críticas que recebe por se manifestar politicamente em suas músicas e turnês. Recentemente, Waters envolveu-se em polêmicas com o público brasileiro ao ter incluído Jair Bolsonaro, candidato à presidência pelo PSL, em uma lista de líderes "neofascistas" exibida em seus shows. Além disso, na primeira das duas apresentações que fez em São Paulo, ele expôs a hashtag #EleNão no telão. Graças a isso, o músico foi bastante vaiado.
Apesar de ter admitido que a hashtag #EleNão foi exibida em um momento equivocado do show - era para ter sido mostrada durante "Mother" e não em "Eclipse" - , Roger Waters destacou seu compromisso em manifestar sua opinião política durante suas performances.
"Se vocês, meus fãs, acharam que músicos devem apenas tocar suas músicas... É obviamente apenas errado. Não, não devemos. Nós temos responsabilidade como políticos e também como músicos. Eu acredito que todos os artistas, não interessa qual tipo de arte você faça, todos têm responsabilidades de usar a arte para expressar ideias políticas e criar demandar em favor dos direitos humanos para todos", disse, ao "Fantástico".
"Francamente, para as pessoas que comentaram na minha página do Facebook 'cala a boca e apenas toca a música'. Se você não gosta, não entre no meu Facebook, não vá aos meus shows, ok? Se não gosta, não venha! Tudo isso é ridículo", completou ele, que citou John Lennon para dizer que "tudo o que precisamos é de amor" e que "você pode dizer que sou um sonhador, mas não sou o único".
Durante o "Fantástico", Waters também fez uma breve apresentação acústica. Veja:
A turnê de Roger Waters pelo Brasil passará, ainda, pelas seguintes cidades e datas: Salvador (dia 17), Belo Horizonte (dia 21), Rio de Janeiro (dia 24), Curitiba (dia 27) e Porto Alegre (dia 30).
Roger Waters critica o governo Bolsonaro
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
Bon Jovi realiza primeiro show oficial da nova turnê após quatro anos
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
U2 lança "Street Of Dreams" e inicia nova fase com primeiro álbum inédito em nove anos
Membros do Mastodon abrem os corações ao falar sobre perda de Brent Hinds
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo os membros da banda
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
A banda dos anos 1980 que acabou e nunca utilizou nostalgia dos fãs para lucrar
Accept lança versão de "Balls to the Wall" com Rob Halford, Matthias Jabs e Rex Brown
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo Tony Iommi; "meu ídolo"
Baixista do Napalm Death ficava triste quando ouvia Alice in Chains
Roger Waters: menções a Bolsonaro durante show em SP
A crítica hipócrita que Roger Waters faz a Bob Dylan: "Não assisto, é perturbador"
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
O hit de 1969 que Robert Plant e Roger Waters concordam ser o mais poético de todos
A música mais importante que Roger Waters escreveu para "Dark Side of the Moon"


