Roger Waters: "artistas têm de usar a arte para expressar ideias políticas"
Por Igor Miranda
Fonte: Fantástico
Postado em 15 de outubro de 2018
O músico Roger Waters comentou, em entrevista ao "Fantástico", sobre as críticas que recebe por se manifestar politicamente em suas músicas e turnês. Recentemente, Waters envolveu-se em polêmicas com o público brasileiro ao ter incluído Jair Bolsonaro, candidato à presidência pelo PSL, em uma lista de líderes "neofascistas" exibida em seus shows. Além disso, na primeira das duas apresentações que fez em São Paulo, ele expôs a hashtag #EleNão no telão. Graças a isso, o músico foi bastante vaiado.
Apesar de ter admitido que a hashtag #EleNão foi exibida em um momento equivocado do show - era para ter sido mostrada durante "Mother" e não em "Eclipse" - , Roger Waters destacou seu compromisso em manifestar sua opinião política durante suas performances.
"Se vocês, meus fãs, acharam que músicos devem apenas tocar suas músicas... É obviamente apenas errado. Não, não devemos. Nós temos responsabilidade como políticos e também como músicos. Eu acredito que todos os artistas, não interessa qual tipo de arte você faça, todos têm responsabilidades de usar a arte para expressar ideias políticas e criar demandar em favor dos direitos humanos para todos", disse, ao "Fantástico".
"Francamente, para as pessoas que comentaram na minha página do Facebook 'cala a boca e apenas toca a música'. Se você não gosta, não entre no meu Facebook, não vá aos meus shows, ok? Se não gosta, não venha! Tudo isso é ridículo", completou ele, que citou John Lennon para dizer que "tudo o que precisamos é de amor" e que "você pode dizer que sou um sonhador, mas não sou o único".
Durante o "Fantástico", Waters também fez uma breve apresentação acústica. Veja:
A turnê de Roger Waters pelo Brasil passará, ainda, pelas seguintes cidades e datas: Salvador (dia 17), Belo Horizonte (dia 21), Rio de Janeiro (dia 24), Curitiba (dia 27) e Porto Alegre (dia 30).
Roger Waters critica o governo Bolsonaro
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
Exodus: quando a banda "engoliu" o Metallica e nunca mais abriu para eles
Por que a saída de Eloy Casagrande do Sepultura foi boa, segundo Andreas Kisser
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
O disco de reggae que Nando Reis tem seis exemplares; "Quase como se fossem sagrados"
Dave Mustaine confirma que regravou "Ride the Lightning" em homenagem ao Metallica
"Entrei na turnê de despedida do Judas e ainda estou aqui 15 anos depois", diz Richie Faulkner

Roger Waters: menções a Bolsonaro durante show em SP
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acabou detestando por causa do Roger Waters
David Gilmour responde se voltará a trabalhar com Roger Waters no Pink Floyd
Os 12 dias em que o Pink Floyd foi um quinteto
O conselho da mãe de Roger Waters que não vale mais, segundo Humberto Gessinger


