Vale a pena conhecer: Banda Tempo Rei, FLA MINGO e Black Moon Burst
Por André Garcia
Postado em 05 de janeiro de 2023
O rock não morreu — ele apenas se tornou menos óbvio. Se antigamente todas as bandas do mundo eram filtradas e nos trazidas de bandeja pelas rádios ou pela MTV, com a internet a coisa mudou. Hoje, para conhecer novas bandas o ouvinte tem que ir até elas, e para isso terá que encontrá-las em meio a todas as outras disputando espaço nos algoritmos, hashtags, redes sociais e serviços de streaming — bem-vindo ao admirável mundo novo!
Para facilitar um pouco essa dura missão, aqui vão três recomendações de bandas do underground nacional que estão pedindo passagem e que vale a pena conhecer: Banda Tempo Rei (rock nacional), FLA MINGO (glam punk) e Black Moon Burst (post grunge).
Banda Tempo Rei
Formado em 2015 por veteranos da cena underground carioca, é composto por Aprigio Bertholdo (vocal), André Barros (guitarra), Maurício Figueiredo (baixo), Reinaldo Pestana (bateria e percussão) e Renato Catharino (teclado e piano).
Seu som é brasileiríssimo, mas, passando longo de qualquer elitismo, bebe na fonte do que há de mais popular em nossa música. "Brasileirinho pelo sotaque, mas de língua internacional", como canta Gilberto Gil. E tem muita coisa de música estrangeira também. É jazz e blues; é samba e axé; é rock e pop; é frevo e forró; é Tom Zé e Frank Zappa; é Beatles e Mutantes. Recomendado a quem quer ouvir música brasileira autêntica e que não fede da naftalina.
Já está disponível nas plataformas de streaming seu álbum de estreia, "Eternidade é Tempo Algum" (2019). Entre suas 12 faixas, todas autorais e em português, destaco "Certeza do Mundo", que tem uma vibe que me lembrou a Nação Zumbi em sua era de ouro, nos tempos do eterno Chico Science.
Onde encontrar:
https://linktr.ee/temporei_5
FLA MINGO
Fla Mingo é o alter-ego e projeto solo do vocalista paraibano Flaviano André. Atualmente, ele tem a seu lado Pedro Lauletta (bateria e vocal), Pedro Zanchetta (guitarra solo), Alexandre Lopes (guitarra e vocal) e Rafael Plaza (baixo e vocal).
Seu som é uma mistura de difícil classificação, que se destaca por um glam rock com diversas outras referências. Chama atenção seu performático vocal, bem livre-leve- e-solto, com os falsetes de Justin Hawkins e o glamour da fase mais afrontosa de Ney Matogrosso e David Bowie. Não é por acaso que a música "Homem do Espaço" é uma homenagem ao Camaleão do Rock de ponta a ponta: do salto plataforma ao mega hair. Por esbanjar bowieolagem, é contraindicado para homofóbicos e caretas em geral, mas é recomendado a quem curte The Rocky Horror Picture Show.
Já está disponível nas plataformas de streaming seu álbum de estreia, "Esquina" (2022). De suas sete faixas, destaco, além de "Homem do Espaço", a irreverente "A Super - Tra" — que me lembra "Rapture" (Blondie) pela despojada mistura de new wave com disco music.
Onde encontrar:
https://linktr.ee/flamingoglamrock
Black Moon Burst
Formado durante a pandemia, é composto por Gui Guerriero (vocal), Kauan Caliari (guitarra), Kaique Caliari (baixo) e Caetano Benetti (bateria).
Seu som é um post grunge inspirado em nomes como Stone Temple Pilots e Silverchair; mas sem se esquecer dos clássicos, como Pearl Jam, Soundgarden e Alice in Chains. O diferencial fica por conta de elementos inesperados, como influências do progressivo do Rush, o funk rock do Red Hot Chili Peppers e o lado stoner do Black Sabbath.
Já está disponível nas plataformas de streaming seu álbum de estreia, autointitulado, lançado no segundo semestre de 2022. Minha música preferida é a psicodélica e semi-acústica "Mr. Silence", que possui aquele que considero o melhor refrão do álbum.
Onde encontrar:
https://linktr.ee/blackmoonburst
Mantenha o rock vivo — valorize as bandas do underground!
Vale a Pena Conhecer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



U2 é confirmado como atração do Todo Mundo no Rio em 2026
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Vale a pena conhecer: Elefante Cinza, Reverendo Frankenstein e Time Bomb Girls



