O biênio que foi o "auge da audiência e da grana" na MTV Brasil, segundo ex-diretor
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de fevereiro de 2026
A MTV Brasil viveu diferentes fases ao longo de sua trajetória, mas houve um momento específico em que audiência e faturamento caminharam juntos no ponto mais alto. Segundo Zico Góes, ex-diretor do canal, esse auge aconteceu no biênio 2004–2005.

Em entrevista a André Barcinski, o internauta Ricardo perguntou sobre o grau de autonomia da MTV Brasil em relação à matriz americana. Zico respondeu que era "100%", explicando que não havia imposições de programação e que o canal operava com ampla liberdade editorial. Dentro desse contexto de independência criativa, ele aproveitou para lembrar quando a emissora atingiu seu pico financeiro.
"Houve um auge mesmo da audiência e da grana, tudo, enfim, da MTV, foi anos 2005, por aí", afirmou. Segundo ele, esse período coincide justamente com a chegada de uma transformação que mudaria o mercado musical: o surgimento do YouTube, em 2005.
Até então, a MTV ocupava um lugar privilegiado como principal vitrine de videoclipes. "Não fazia mais sentido a MTV dizer: 'Você vai ver o videoclipe aqui antes'", explicou Zico ao comentar o impacto da internet. A lógica de marcar estreia de clipe em horário específico perdeu força quando o conteúdo passou a circular livremente online.
O ex-diretor também lembrou que o cenário tecnológico já vinha mudando desde o fim dos anos 1990, com Napster, MP3 e MySpace. "Um canal analógico não fazia mais sentido", resumiu. A partir dali, a emissora começou a enfrentar dificuldades crescentes para manter audiência e receita no mesmo patamar.
Embora ainda tenha registrado momentos de retomada, como na fase do Comédia MTV, a tendência já era de queda. Para Zico, o ponto máximo foi mesmo 2004–2005 - antes que a digitalização da música e o consumo sob demanda alterassem de vez o papel da televisão musical.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
A levada de John Bonham que Robert Plant diz que ninguém conseguiu igualar

O álbum do Dire Straits que explicou ao brasileiro o que era a MTV
Quando Eric Clapton percebeu que estava sobrando e deixou Jorge Ben e Gilberto Gil sozinhos
Led Zeppelin: sexo explícito na entrega de discos de ouro em 1973
Teoria da conspiração: teria The Rev do A7X cometido suicídio?
O ex-guitarrista do Guns N' Roses que Slash considera melhor do que ele


