A história de "Iron Man", a música do Black Sabbath que não tem nada a ver com o herói
Por João Renato Alves
Postado em 15 de fevereiro de 2026
Existe uma história bastante conhecida de que a música "Iron Man" do Black Sabbath foi inspirada no personagem da Marvel Comics de mesmo nome. Mas não é verdade. Embora a Marvel tenha criado esse super-herói em 1963, o baixista do Sabbath, Geezer Butler, que escreveu a letra da icônica canção, nunca tinha ouvido falar dele em 1970.
Lembrou o baixista à edição 149 da Classic Rock, de agosto de 2010: "Meus pais nunca me deixaram ler quadrinhos americanos quando eu era criança. Eu conhecia o Batman e o Superman, mas só isso. Para mim, tudo se resumia a gibis Beano e Dandy. Então, sempre que alguém me perguntava ao longo dos anos: 'Ah, você não escreveu essa canção sobre o Homem de Ferro?', eu simplesmente respondia: 'Desculpe, nunca ouvi falar dele.'"
Black Sabbath - Mais Novidades

A ideia, na verdade, surgiu com Ozzy Osbourne. "Não me lembro exatamente o que Ozzy disse, mas foi algo como: 'Por que não fazemos uma música chamada Iron Man, ou talvez Iron Bloke?'. Isso me fez pensar em um pedaço de metal e, então, colocar tudo em um contexto de ficção científica. Tudo fluiu a partir daí."
A trama - uma profecia autorrealizável misturada com viagem no tempo - é, na verdade, bastante complexa. Trata-se de um homem que viaja para o futuro e testemunha o apocalipse. Ao retornar para seu próprio tempo, ele se depara com um campo magnético descontrolado que o transforma em uma criatura muda, feita de aço.
Incapaz de falar, ele ainda tenta alertar as pessoas sobre o iminente fim do mundo, mas é apenas ridicularizado por seus esforços. Irado e amargurado, ele acaba causando a devastação sobre a qual havia alertado a todos. No fim, o aspirante a herói se torna o vilão.
Geezer destacou: "Eu era muito fã de ficção científica naquela época, a era da corrida espacial. Muitas das coisas sobre as quais escrevia eram inspiradas por esse tipo de história. Era fascinado pelo que poderia acontecer com um homem que de repente se transforma em um ser de metal. Ele ainda tem um cérebro humano e quer fazer a coisa certa. Eventualmente, suas próprias frustrações com a forma como a humanidade o tratava levam essa criatura a tomar medidas extremas. É quase um grito de socorro."
O baixista e principal letrista do grupo tinha um objetivo por trás de sua epopeia, assim como de todas as outras que criou no período. "O que sempre tentei fazer com meus enredos de ficção científica foi torná-los relevantes para o mundo do período. Então, incluía guerra e política. Também era uma época em que toda a questão da poluição estava começando a ganhar atenção. Isso influenciou bastante meu pensamento."
O baterista Bill Ward considera que, musicalmente, a canção era completamente diferente de tudo que a banda havia feito até então: "Para mim, esta é uma música especial. Era simplesmente muito diferente. Assim que você ouve aquele início sinistro, sabe que algo está se construindo. Foi um verdadeiro desafio acertar no estúdio. Mas também é o sonho de qualquer baterista tocá-la."
Em relação aos aspectos técnicos, o titular original das baquetas conta que a faixa foi uma das mais problemáticas em estúdio. "Os microfones disponíveis para nós em 1970 simplesmente não eram capazes de capturar a potência e a profundidade do som. Eu tocava muito alto naquela época e queria um som de bumbo potente. Era disso que a música precisava. No entanto, tudo o que eu conseguia era um som abafado."
A frustração também tomou conta dos outros envolvidos, confessa Ward. "Para Rodger (Bain, produtor) e Tom (Allom, engenheiro), fazer 'Iron Man' funcionar foi muito difícil. No final, eles realizaram um excelente trabalho dadas as circunstâncias. Hoje seria muito fácil, porque a tecnologia necessária já existe."
Ao longo dos anos, "Iron Man" tornou-se não apenas um dos pilares do catálogo do Sabbath, mas também é considerada uma das músicas mais importantes da história do metal. Para Geezer Butler, talvez seja a faixa que melhor resume a banda. "Eu realmente sinto que, ao ouvir 'Iron Man', você capta a essência do que fez do Black Sabbath uma banda tão especial. É bastante simples, mas também possui muita profundidade. Tenho muito orgulho do que conquistamos com ela."
Bill Ward acredita que a importância da música cresceu ao longo dos anos, a ponto de agora ser mais do que apenas uma ótima música do Sabbath. "'Iron Man' tornou-se não apenas um dos pilares do catálogo do Sabbath, mas também é considerada uma das músicas mais importantes da história do metal. Nos Estados Unidos, se você for à maioria dos eventos esportivos, vai ouvi-la em algum momento. Faz parte da cultura do país. As pessoas a reconhecem assim que começa. É muito musical, mas também muito teatral. Sua popularidade é tanta que, de certa forma, ela não pertence mais a Ozzy, Geezer, Tony e a mim; agora é a música de todos."
Em 2008, "Iron Man" recebeu um novo impulso ao ser incluída no filme de mesmo nome, estrelado por Robert Downey Jr. e baseado na criação da Marvel Comics. Isso deixou Butler muito feliz. "Foi um reconhecimento do quanto a música significa. Quando um filme tão importante a usa, isso a apresenta a uma nova geração, jovens que talvez não saibam quem é o Black Sabbath, mas que podem se sentir tentados a nos ouvir. Suponho que, por causa do filme, também haverá aqueles que verão uma conexão entre o que escrevi há 40 anos e o personagem dos quadrinhos. Então, aqui vamos nós de novo."
O Black Sabbath lançou "Iron Man" como single em 1971. Embora tenha alcançado o 52º lugar nos Estados Unidos, nove posições acima de "Paranoid", no Reino Unido não teve impacto algum. Bill explica: "Acho que funcionou melhor na época no contexto do álbum. Nunca nos consideramos uma banda de singles. Mas, ao longo dos anos, 'Iron Man' cresceu e cresceu. À época, não acreditávamos que se tornaria tão especial. Mas essa é a beleza do que acontece: foram os fãs que decidiram que essa era uma ótima música."
Segundo álbum do quarteto, "Paranoid" se tornou o mais vendido de toda a carreira do grupo. Foi o único a alcançar o número 1 nos Estados Unidos até 2013, quando "13" obteve o mesmo resultado. O Black Sabbath se despediu dos palcos em julho de 2025. Ozzy Osbourne faleceu 17 dias depois.
Histórias de Músicas - Black Sabbath
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Os 5 álbuns que marcaram o tecladista Fábio Laguna e a confusão com o Testament
Evan Dando (Lemonheads) é internado para tratar problemas mentais após assédio a fã
A melhor faixa do primeiro disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"

A forte mensagem passada pelo Black Sabbath na clássica "War Pigs"
A música pesada e intensa do Black Sabbath que fala sobre o meio ambiente
A curiosa (e estranha) história da criação do nome Black Sabbath
O clássico do Sabbath que foi escrito rapidamente e influenciou Bruce Dickinson
"Paranoid", a música feita para ocupar espaço que superou 1 bilhão de plays no Spotify
A curiosa semelhança entre dois dos maiores hits da história do Metal
A história de "Iron Man", a música do Black Sabbath que não tem nada a ver com o herói
Zakk Wylde acredita que tecnologia poderia ter arruinado discos clássicos
O álbum "esquecido" do Black Sabbath que merecia mais crédito, segundo Tony Iommi
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
O cover mais "sinistro" de uma música sua que Ozzy Osbourne ouviu
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne


