A comovente tragédia que merece o título de "Onze de Setembro do Heavy Metal"
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de abril de 2025
No dia 8 de dezembro de 2004, o guitarrista Dimebag Darrell, ex-Pantera e na época membro do Damageplan, foi assassinado no palco durante uma apresentação em Columbus, Ohio. O episódio, transmitido em tempo real por testemunhas atônitas, se tornou um dos momentos mais sombrios da história do heavy metal. O impacto foi tão forte que o vocalista do Disturbed, David Draiman, não hesitou ao classificar a tragédia como "o Onze de Setembro do heavy metal".
Pantera - Mais Novidades

A comparação pode soar extrema para quem não conhecia Darrell Lance Abbott, mas, para os fãs e músicos do gênero, a perda foi equivalente. Darrell era mais do que um guitarrista virtuoso: era um símbolo, um elo entre os grandes ícones e a base da comunidade. Amado por todos, ele próprio também era um fã — acessível, apaixonado e cheio de energia. Tinha algo em comum com todos os envolvidos com o metal, dos aspirantes em garagens aos grandes astros dos palcos mundiais.
A história da vida e da morte de Dimebag Darrell é contada com detalhes no livro "Caubói do Inferno – A Vida e a Morte de Dimebag Darrell", escrito por Zac Crain e lançado no Brasil pela editora Estética Torta. A obra reconstrói a trajetória do músico, desde os dias adolescentes em Arlington, Texas, até o trágico episódio que encerrou sua vida aos 38 anos de idade. O livro está com 20% de desconto no site da Estética Torta [Amado por todos, ele próprio também era um fã — acessível, apaixonado e cheio de energia. Tinha algo em comum com todos os envolvidos com o metal, dos aspirantes em garagens aos grandes astros dos palcos mundiais.] com o cupom WHIPLALSH20.

Como foi a morte de Dimebag Darrell?
O atentado que ceifou a vida de Dimebag aconteceu cerca de 30 minutos após o início do show. O atirador, Nathan Gale, de 25 anos, invadiu o palco e, aos gritos, acusou Darrell de "acabar com o Pantera". Testemunhas relataram que ele ainda gritou: "Você arruinou a minha vida. E quanto a Phil [Anselmo]? Ele precisa de dinheiro para comprar heroína." Em seguida, disparou cinco vezes à queima-roupa contra o guitarrista, que morreu instantaneamente.
Além de Dimebag Darrell, outras três pessoas morreram durante o tiroteio: Erin Halk, integrante da equipe técnica da banda, e dois membros da plateia. O atirador ainda fez um refém, mas foi morto por um policial que estava no local e conseguiu impedir que a tragédia fosse ainda maior. O baterista Vinnie Paul, irmão de Darrell e também ex-Pantera, estava no palco, mas não foi atingido.

O fim de um local marcado pela tragédia
A casa noturna Alrosa Villa, onde ocorreu o assassinato, foi demolida em 2021, 17 anos após o crime. O espaço dará lugar à construção de um conjunto residencial. Um vídeo do canal Heavy Metal Picker, no YouTube, mostra imagens do local após a demolição, encerrando um capítulo sombrio da história do rock.

Morte de Dimebag Darrell
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps