Vale a pena conhecer: Controle, Lebruce e Mourisco
Por André Garcia
Postado em 31 de março de 2023
O rock não morreu — ele apenas se tornou menos óbvio. Se antigamente todas as bandas do mundo eram filtradas e nos trazidas de bandeja pelas rádios ou pela MTV, com a internet a coisa mudou. Hoje, para conhecer novas bandas o ouvinte tem que ir até elas, e para isso terá que encontrá-las em meio a todas as outras disputando espaço nos algoritmos, hashtags, redes sociais e serviços de streaming — bem-vindo ao admirável mundo novo!
Para facilitar um pouco essa dura missão, aqui vão três recomendações de bandas do underground nacional que estão pedindo passagem e que vale a pena conhecer: Controle (Petrópolis/RJ), Lebruce (Pacajus/CE) e Mourisco (Porto União/SC).
Controle
Formado em Petrópolis/RJ no começo dos anos 2000, é atualmente composto por Luan Barcellos (vocal), Gustavo Kling (guitarra), Rodolfo Costa (guitarra), Eduardo Moratori (baixo) e Marcelo Teles (bateria).
Seu som é um hardcore bem noventista, inspirado em nomes como Downset, Biohazard e Madball — basta fechar os olhos para ver a roda punk. Sua sonoridade mantém uma crueza garagista quase ao vivo, que remete aos primórdios do gênero, de nomes com Dead Kennedys e Black Flag. Suas letras, em português, seguem o protocolo do estilo, com mensagens diretas, curtas e grossas abordando as mazelas sociais nossas de cada dia, como corrupção, violência, opressão e desigualdade social. Indicado a quem curte um hardcore raiz no melhor estilo underground feito dos anos 90 até o começo da década seguinte.
Está nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento, composta pelo álbum "Tempos de Guerra" (2014), bem como os singles "Com as Próprias Mãos" (2018) e "A Miséria É um Insulto" (2020) — que possui, além da faixa-título, "Ignorância Suicida"e "Centelha".
Onde encontrar:
https://instagram.com/controlehc
Lebruce
Formado em 2020 em Pacajus/CE, é atualmente composto por Henrique Giacomini (guitarra e vocal), Lívia Dote (baixo e vocal) e William Silva (bateria e vocal).
Sua música é uma mistura de influências do pop rock onde se destaca o lado mais sensível do post punk, remetendo a bandas como The Smiths. Há também elementos do new wave melódico e introspectivo do R.E.M, e o rock alternativo do Smashing Pumpkins. As letras em português, assim como as de Morrissey, Michael Stipe e Billy Corgan, buscam uma abordagem poética das inseguranças e angústias do ser humano — lembram aquelas cartas que os românticos sempre escrevem, mas jamais enviam. Com um post punk sem depressão e sintetizadores, é indicado a quem busca algo mais leve e otimista.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento, composta pelo EP "Dance Seu Tango" (2021), bem como os singles "Clássico Grenal" (2020), "O Rei da Solidão", "Não Existe Mais Amor", "+1 Vez" (2022) e o recém-lançado "Lágrimas de Nescafé" (2023).
Onde encontrar:
https://linktr.ee/lebruceofficial
Mourisco
Formado em 1998 em Porto União/SC, passou por um hiato de 2007 a 2020, e é atualmente composto por William Monster (baixo e vocal), Thiago Star (guitarra e vocal) e Cristian Bam (bateria).
Seu som é um hardcore que bebe na fonte de nomes de suas mais diversas sub-vertentes, indo do Dead Kennedys ao Blink 182, passando por Bad Religion, Suicidal Tendencies, Offspring e Green Day. Em seus lançamentos mais recentes, a banda vem levando sua versatilidade mais além com participações especiais de artistas de outras praias musicais. Suas letras, em português, abordam temas urbanos característicos do gênero, como desigualdade social, alienação e violência. Indicado a quem curte um hardcore das antigas, mas está cansado das mesmas coisas de sempre.
Está disponível nas plataformas de streaming sua discografia, até o momento, composta pelo álbum "Pôr a Cabeça no Lugar" (2003), o EP "Resistindo" (2006) e os singles "Um Novo Sonho", "Falsos Amigos", "Minha Paz" e "Sapiens", todos lançados entre 2021 e 2022.
Onde encontrar:
https://linktr.ee/mourisco
Mantenha o rock vivo — valorize as bandas do underground!
Vale a Pena Conhecer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps