Video Games Live: Música erudita com trilhas de videogames
Resenha - Video Games Live (Teatro Bradesco, São Paulo, 07/12/14)
Por Pedro Zambarda de Araújo
Postado em 17 de dezembro de 2014
Com 20 músicas executadas ao vivo no Teatro Bradesco em São Paulo no dia 7 de dezembro, a Video Games Live (VGL) manteve sua tradição de nove anos de apresentações no Brasil e trouxe uma grande novidade. O evento de música erudita com covers de trilhas de videogames foi renovada com a regência da condutora Eimear Noone, que trabalha na Blizzard em músicas de World of Warcraft Warlords of Draenor. Diferente de antigos participantes da VGL, a maestrina sorriu, utilizou uma batuta customizada, a Windwaker, para conduzir músicas de The Legend of Zelda, seu game favorito, e deu acentuações grandes na harmonia de composições como God of War.
A participação de Eimear na VGL 2014 foi antecipada em primeira mão pelo site Geração Gamer. Ela participa do grupo Zelda Symphony e, no show, contou com a ajuda de Jillian Aversa e da Orquestra Sinfônica Villa-Lobos de São Paulo. Para apresentar o grupo, o criador da VGL Tommy Tallarico puxou o público. Carismático, ele agradeceu patrocinadores no palco. "Sem a Petrobras, isso não teria sido possível", disse o cantor e guitarrista primo de Steven Tyler do Aerosmith. Embora o Brasil esteja enfrentando os desdobramentos da Operação Lava Jato, que aponta políticos corruptos ligados com a Petrobras, o público aplaudiu efusivamente Tallarico naquele momento.
Algumas músicas inovaram como World of Warcraft, Journey e League of Legends, mas a versão do tema de Metal Gear Solid não mudou desde o período 2007-2008, quando eu comecei a frequentar a Video Games Live. Vídeos mostrando a saga somente até MGS4, sem Ground Zeroes, mostram uma certa falta de renovação da VGL. No entanto, Earthworm Jim e Tetris com opera foram tocadas em sequência e agradaram muito os fãs de jogos nostálgicos. Tallarico ficou à vontade dando ataques expressivos em sua guitarra na altura do joelho.
One-Winged Angel de Final Fantasy VII não podia faltar, mas também não foi esquecido o tema de Final Fantasy VI. Tommy Tallarico e a VGL prezaram por uma certa diversidade que beneficiou principalmente os jogos de RPG. Nem Chrono Trigger e nem Chrono Cross foram esquecidos, tocados um na sequência do outro perto do final do espetáculo.
Por um problema de extravio, Tommy Tallarico ficou sem uma de suas guitarras. O músico Thiago Schiefer emprestou sua guitarra Washburn de sete cordas para o músico. Na produção da Video Games Live, também trabalharam Thiago Adamo (PXLDJ) e Nino "MegaDriver", compositores famosos na cena brasileira de jogos digitais.
Setlist
Ato 1
1 Castlevania
2 Metal Gear Solid
3 God of War
4 Journey
5 Zelda
6 WOW Draenor Desolation
7 Monkey Island
8 Resident Evil 5
9 Earthworm Jim
10 Tetris Opera
Ato 2
11 FF6 Opera Remix
12 Uncharted II
13 Cave Story
14 James Bond
15 Mass Effect
16 League of Legends Challenger
17 Halo Trilogy Suite
18 FF7 One-Winged Angel
BIS
19 Chrono Trigger/Cross
20 Still Alive
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps