Como Cazuza decidiu revelar sobre AIDS após observar letra de sua própria autoria
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de junho de 2023
Cazuza foi um renomado cantor, compositor e poeta brasileiro que ganhou destaque como vocalista da banda Barão Vermelho. Sua vida e carreira foram marcadas por sua intensidade artística e sua atitude provocativa e rebelde. Infelizmente, Cazuza contraiu o vírus da imunodeficiência humana (HIV), que leva à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), durante o auge da epidemia nos anos 80.
A doença teve um impacto significativo em sua vida e carreira, levando-o a enfrentar desafios físicos e emocionais. Mesmo diante dessa adversidade, Cazuza continuou a compor e a se apresentar, tornando-se um ícone da luta contra a discriminação e o estigma associados à AIDS. Sua coragem e autenticidade fizeram dele uma figura inspiradora para muitos, e sua música continua a tocar e impactar gerações até os dias de hoje.
Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore conta como Cazuza resolveu revelar sua condição após observar letra de sua própria autoria.
"A AIDS estava impactando muito a vida do Cazuza ao longo de 1988. No final desse ano, ele iria decidir revelar publicamente que tinha o HIV. Essa história começa no dia que ele não revelou, que foi a entrevista com a Marília Gabriela, no dia 6 de dezembro. Toda a imprensa já suspeitava, mas ele não falava.
Ele viajava para Boston e dizia que tinha ido se tratar de uma doença. A Marília tinha a expectativa de revelar em rede nacional a notícia. Ela deu várias deixas para que o Cazuza, se quisesse, revelasse. Ela perguntou se ele estava doente e perguntou se ele estava com AIDS, mas ele desconversou. No último intervalo do programa, a Marília perguntou por que a relutância em assumir publicamente.
Ela disse que ele não devia nada a ninguém. O programa acabou e aquelas palavras ecoaram na cabeça dele. Ele toma a decisão de chamar seus pais. Ele falou que canta uma música que fala ‘Brasil, mostra a tua cara’, então, ele teria que mostrar sua cara. Só assim ele seria coerente com as coisas que ele canta e acredita. O Cazuza tomou a decisão de revelar, mas isso só ocorreu no carnaval de 1989, quando ele foi para Boston para exames.
Eles foram para Nova York e se hospedaram no hotel Regency. Lá entrou em cena o Zeca Camargo, que era correspondente da Folha de S. Paulo lá. Ele queria o furo que a Marília não tinha conseguido. Na entrevista, o Zeca perguntou sobre a internação. O Cazuza disse que estava com uma doença e estava de saco cheio e sem paciência. O Cazuza pegou uma taça de vinho e falou para o Zeca escrever que a ‘maldita’ é a AIDS. O Zeca disse que ficou sem reação".
Morte de Cazuza
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps