RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Por que Frank Zappa detestava o Led Zeppelin e adorava o AC/DC

Kirk Hammett, guitarrista do Metallica, não acredita em aposentadoria

Metallica lança versão remasterizada de "Load", que conta com mais de 200 faixas

Edição remasterizada de "Eternal Idol", do Black Sabbath, será lançada em julho

A terrível música que Slash não queria lançar, mas que mudou a história do Guns N' Roses

Arjen Lucassen (Ayreon, Star One) anuncia álbum solo "Songs No One Will Hear"

A música do Pearl Jam que faz Eddie Vedder ficar furioso quando tocam no rádio

A banda que alcançou 1/3 da fama dos Beatles, mas John Lennon dizia que só copiavam o Fab Four

Helloween: single "This is Tokyo" é lançado com atmosfera intensa e cyberpunk

Vocalista do The Who agora é Sir Roger Daltrey

Mike Portnoy desafia filho a tocar "Honor Thy Father", do Dream Theater; veja o resultado

Avantasia confirma quatro shows na América Latina em novembro

Motörhead lança novo clipe e single "Leavin Here", do álbum "The Manticore Tapes"

Helloween lança vídeo de "This Is Tokyo", primeiro single de seu próximo disco

"Promises", a balada melancólica do Megadeth sobre um amor impossível


Manifesto 2025

Sepultura: Uma banda que não precisa provar mais nada a ninguém

Resenha - Mediator Between Head and Hands Must be the Heart - Sepultura

Por Sérgio Fernandes
Postado em 27 de outubro de 2013

Parece uma coisa cíclica: sempre que o Sepultura vai lançar um álbum, Max Cavalera começa a citar o nome de sua antiga banda em todas as suas entrevistas. Se na época de "Kairos" (2011), o ex-vocalista da maior banda brasileira de metal preocupava-se em comentar sobre uma possível reunião da dita formação clássica do grupo, agora, nos últimos meses que permearam o lançamento do mais novo trabalho do Sepultura, o senhor Cavalera volta a falar sobre sua ex-banda, mesmo em entrevistas relacionadas ao lançamento de "Savages" (novo trabalho do Soufly) e de seu novo projeto, o Killer be Killed (que contará com integrantes do Mastodon, The Dillinger Escape Plan e o ex-baterista do The Mars Volta).

Sepultura - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

E exatamente para não seguir os passos do próprio Max, vamos nos focar no objeto de análise dessa resenha, sem nos desviarmos do tema em questão! E o que interessa aqui é o álbum "The mediator between head and hands must be the heart", o mais recente trabalho do Sepultura.

Desde o anúncio de que o álbum seria produzido por Ross Robinson (que os fãs mais antigos vão se lembrar por conta de seus trabalhos em "Roots") a expectativa era a da sempre comentada "volta às raízes".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Se pensarmos bem, o Sepultura nunca se desligou de suas raízes. Desde o começo a banda se reinventa a cada trabalho novo, fazendo com que o seu som sempre mude de álbum para álbum. E esse conceito sempre foi a verdadeira raiz da banda.

Sendo assim, se você continua esperando um novo "Chaos A.D." ou um "Arise parte 2" esqueça. Mas, fato é que "The mediator..." é o álbum mais próximo da fase entre esses dois trabalhos citados anteriormente: mistura as influências de Death Metal do "Arise" com a brasilidade e o experimentalismo um pouco mais contido do "Chaos A.D." (se o compararmos com o "Roots", por exemplo).

Se em "Kairos" a banda apostou em uma faixa um pouco mais cadenciada para abrir os trabalhos, "Trauma of war" é um belo de um soco na cara! Pesada, rápida, com palhetadas e riffs afiadíssimos de Andreas Kisser e vocais insanos de Derrick Green, que, diga-se de passagem, urra e grita como nunca durante todo o álbum!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

"The Vatican" (música escolhida para ser o primeiro clipe do álbum) é uma das músicas mais pesadas e brutais que a banda gravou nos últimos anos. E "Manipulation of tragedy" mantém a mesma pegada, com seus riffs que beiram o black metal e tem um final apoteótico, com blast beats sensacionais de Eloy Casagrande.

Falando no garoto prodígio do metal nacional, Eloy, com certeza, deu um novo gás à banda. As músicas têm uma pegada mais técnica, como há muito não se ouvia no Sepultura. A impressão que se tem ao ouvir "The mediator.." é que o garoto "forçou" todos a se superarem em seus devidos instrumentos.

Músicas como "Tsunami", "The Bliss of ignorants" e "Grief" são interessantes, mas acabam dando uma abaixada na adrenalina e, provavelmente, não serão muito lembradas em shows. São canções com uma dose maior de experimentalismo e que, em alguns momentos, podem remeter a coisas feitas em álbuns como o "Nation". Principalmente a citada "Grief", que traz Derrick Green em uma interpretação mais introspectiva e com vocais limpos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

"The atheist" , primeiro single desse trabalho, acaba se mostrando uma canção que funciona melhor dentro do contexto do álbum do que isoladamente. Provavelmente aparecerá nos shows, mas também não deve animar tanto.

A porradaria volta com tudo em "Obsessed", que nos brinda, mais uma vez, com uma bela interpretação de Derrick, além de ótimos riffs de Andreas (que se superou nesse álbum) e a bateria técnica e na medida de Eloy. O baixo de Paulo Xisto nem sempre é muito comentado mas, talvez, seja por isso que funcione tão bem para a banda... Vale lembrar que essa canção tem a participação de Dave Lombardo (que dispensa apresentações). Participação essa que, acredito, foi um pouco mal usada, pois a parte em que ele e Eloy "duelam" na bateria é sensacional, mas muito curta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

Fechando o play, temos o cover de "Da lama ao caos", de "Chico Science e Nação Zumbi", cantada por Andreas, que dá mais cor (verde e amarelo...) ao álbum e finaliza o play de forma muito digna! Homenagem mais do que merecida.

Depois de tantos anos na estrada (e tantos anos após a saída dos irmãos Cavalera) o Sepultura não precisa provar nada a ninguém. Shows nos maiores festivais do mundo, turnês bem sucedidas e um contrato com a maior gravadora de metal mundial já falam por si só. Mas os caras insistem em se superar a cada álbum! Bom para os fãs. Ou melhor, bom para os que ouvem a música antes de criarem conceitos através de entrevistas ou falatório de terceiros...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeThiago Feltes Marques | Marcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Sérgio Fernandes

Paulistano desde abril de 1988, Sérgio Fernandes é baterista da banda CARAPUÇA (www.youtube.com/tvcarapuca), diretor de imagem e produtor multimídia do portal Terra e formado em Rádio e TV pela UNISA em São Paulo no ano de 2009. Ouve rock desde pequeno por influência de seus pais. Entre suas bandas preferidas estão Sepultura, Rolling Stones, Rancid, Muse, Fresno, Slayer e qualquer outra que toque algo que lhe agradar os ouvidos, nunca se fechando a gêneros e estilo, mantendo a mente aberta a novas experiências sonoras. E-mail para críticas e sugestões: [email protected].
Mais matérias de Sérgio Fernandes.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS