Secret Discovery: ares quase mântricos típicos do Gothic
Resenha - Pray - Secret Discovery
Por Giorgio Moraes
Postado em 14 de abril de 2009
Um CD para fãs de Gothic Metal. Assim poderiamos resumir "Pray", 3º trabalho da banda alemã Secret Discovery, lançado em 2004.
Com vocais graves, no melhor estilo Peter Steele (Type O' Negative), a banda apresenta 12 faixas onde prevalecem os ares quase mântricos - e hipnotizantes por consequência - bem típicos do Gothic: vocais com quase nenhuma alteração estrutural, sempre no campo dos graves; timbragem idêntica de instrumentos em todas as músicas, privilegiando os médios-agudos - fato que ao meu ver faz com que a sonoridade do CD fique "mirrada". Nem as participações de Lisa Middelhauve - que na época era vocalista dos também alemães do Xandria - consegue trazer ares menos enfadonhos a "Pray", que segue seu caminho sem apresentar nenhum elemento relevante. É apenas mais do mesmo. Nada que bandas como My Dying Bride já não tenham feito com muito mais propriedade e vigor criativo.
Nenhuma música conseguiu chamar minha atenção de maneira indiscutível. Mas creio que "Some Of This" consiga pairar um pouco acima das demais, com sua introdução marcada por elementos industriais bem trabalhados e sua bela melodia. Outro ponto positivo fica por conta de "I Turn To You", 5ª faixa do CD, que possui um clima menos lodoso. De resto, tudo em "Pray" soa como aquilo que o título do trabalho sugere: uma oração que tem o poder de cansar quem se propõe a ouvir o trabalho na íntegra - ressalva feita somente a ardorosos fãs do estilo.
O Ministério da Saúde Musical adverte: ouça com cuidado.
Para conhecer mais:
http://www.myspace.com/secretdiscovery
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps