On The Road: Alguns atalhos para muitas viagens

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Cláudio Vigo
Enviar Correções  

Recebi por estes dias uma interessante mensagem de um leitor, que levando o título da coluna ao pé da letra (com muita propriedade), me pedia uma série de sugestões para zanzar por aí, por aqueles nunca dantes, ou por tantos outros caminhos repisados e trilhados. Cada estrada é única e cada vez que se passa por ela, outra comparece dentro de nós, portanto este tipo de guia é um tanto falho de certezas. Mas vão aí alguns "Michelin da alma' e suas respectivas trilhas sonoras, os melhores atalhos para se chegar em algum lugar.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Toda viagem é imaginária. O que fica em nossa memória é uma seleção dos melhores e piores instantes, normalmente utilizados como um analgésico do presente. Muitas poucas vezes temos dentro do percurso a consciência exata que estamos fazendo uma marca em nossas vidas naquele momento. Um pôr de sol em Madri meio chapado, um banho de sol num telhado em Siena, o sorriso beato do guardião dos túmulos da Igreja de São Francisco em Ouro Preto, um detalhe de uma ponte etrusca na Toscana, uma menina índia tomando banho de rio nua no Maranhão ao amanhecer - são uma miscelânea de imagens, sensações e conceitos pendurados, que aparecem em flashbacks, centelhas no meio do buraco que existe nesta estranha sensação de viver o dia a dia. Se vivi estes momentos um dia e ficaram foi porque esqueci uma enorme sucessão de tantos outros. Hoje a sugestão vai ser de alguns livros que se não são especificamente guias de viagem tradicionais (hotéis, bares, trens, historias, causos etc...) são trilhas interessantes de maneiras bem diferentes de se encarar o caminho. Um é um relato sobre o perambular de idéias e conceitos, uma viagem filosófica. Outros dois são viagens totalmente internas que se utilizam da distância como pretexto para desmontar as couraças da alma e o último um belo relato detalhado de tudo aquilo que uma paisagem de fora pode enriquecer uma paisagem de dentro.


ZEN e a Arte da Manutenção das Motocicletas

Robert M. Pirsig (Ed. Paz e Terra, 1984).

Eis um guia intrigante. O autor passou uma boa época de sua vida perambulando por estradas semidesertas americanas com seu filho na garupa, tendo na manutenção de sua moto requintes espirituais comparáveis às práticas Zen do Ikebana, da cerimônia do chá e outras artes cavalheirescas onde a maestria de uma técnica serve para desligar as caraminholas incessantes do ego. O que importa aqui não é pra onde se vai, mas sim como se vai e quais são as condições de percurso. Tudo isto entremeado por reflexões sobre a abrangência e os limites do raciocínio lógico, da tecnologia e do pensamento clássico e romântico. Em reflexões, a moda dos velhos koans Zen, que chama de Chautauaquas, abre caminho para varias viagens de avaliação de conceitos e valores. Pra levar pra estrada e ler devagar.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Trilha Sonora: The Byrds, Grateful Dead, Incredible String Band, Pink Floyd.


Memórias de un Peregrino Ruso

(Ediciones Del Peregrino, 1983)

publicidade

Este livro é anônimo, escrito possivelmente por um monge peregrino em 1855 e é um relato muito interessante das lutas e paisagens interiores, quando o autor participa da experiência mística da "oração de Jesus", onde através da repetição incessante (sem parar, o tempo todo) de uma oração mentalmente, vai alcançando estados alterados da consciência através da pratica ascética. Ou seja, é "viagem" pura sem drogas, só com o autocontrole dos estados de vigília e sonho através da repetição. Como se fora um mantra, o monge vai enfrentando "portais de privação", ao mesmo tempo em que vislumbra as delícias do nirvana budista. Deus e o diabo na terra do sol. JD Salinger (Apanhador no campo de Centeio), o estranho e genial escritor americano, adora este livro e o cita em boa parte dele no seu Franny e Zooey. Um guia e tanto pra observação nem sempre agradável do que vai dentro da gente. Ideal pra quem vai viajar a pé.

Trilha Sonora: Philip Glass, Ravel, Sakamoto e cantos Gregorianos.


Caminhando no Gelo

Werner Herzog (Ed.Paz e Terra, 1982)

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Aqui o grande cineasta alemão (Aguirre, Fitzscarraldo, o Enigma de Kaspar Hauser, Strozsek) relata uma viagem de expiação quando caminhou de Munique a Paris (1.000km) no auge do inverno (inferno) como promessa, sem sentido religioso, num ato de sacrifício para encontrar sua amiga, critica de cinema e maior historiadora do expressionismo alemão, chamada Lotte Eisner que morria de câncer.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O livro é um relato de desespero, abismo e exaustão, muito parecido com alguns de seus melhores filmes. Paranóia sem mistificação.

Não é um percurso comum, mas há sempre um tanto de beleza na beira dos abismos não é?

Trilha Sonora: King Crimson, Soft Machine, Van der Graaf, Tom Waits.

Os Autonautas da Cosmopista
Julio Cortazar e Carol Dunlop (Ed.Brasiliense, 1991)

Carol Dunlop e Julio Cortazar passaram um mês na auto estrada que une Paris a Marselha - uma viagem de férias pelo avesso da realidade. A estrada deixa de ser um percurso para transformar-se o destino da viagem; seu propósito de velocidade transforma-se em lentidão deliberada, pois é possível fazer em poucas horas o trajeto que os autores deste livro fizeram em um mês. Visitando dois parkings por dia, os viajantes, instalados num carro-casa, registram detalhadamente tudo o que vêem: plantas, bichos, erotismo, horizontes bucólicos, gastronomia.


Este livro é um grande barato e Cortazar (um de meus escritores preferidos) e sua mulher realizaram um grande sonho meu. Saíram, sem pressa alguma, por uma auto estrada (tipo a Dutra Rio- SP) e levaram um mês pra chegar. O que era pra ser lugar de passagem e flash instantâneo passa a ser minuciosamente observado. Adoro zanzar pela cidade imaginando a vida das pessoas que moram em cada janelinha daquelas. Os caras fizeram isto e pararam em cada posto, ouviram um som, beberam um vinho e pensaram nas grandes diferenças entre cada ponto tão igual de uma estrada onde se passa correndo.

Superbem escrito e ilustrado, este livro é uma delícia.

Trilha Sonora: Clifford Brown, T. Monk, Mingus, Miles Davis, Dave Brubeck e Ronnie Earl.


Pois é, estas dicas que mandei pro Henrique (o tal leitor) talvez não batam tão exatamente e espero com sinceridade que isto aconteça, pois não só cada viagem é única assim como todo viajante também o é. Espero receber algumas dicas também. De estrada estou um pouco aposentado, mas posso assegurar que procuro andar com os olhos bem abertos. Tanto faz estar no Nepal ou na Avenida Rio Branco se você não está ali de verdade não é?

Pra terminar conto que assisti uma sonzeira fenomenal em um concerto que os Master of Groove andaram fazendo aqui pelo Rio de Janeiro. Os caras eram Bernard Purdie (baterista de James Brown, Aretha, Lou Donaldson, Steely dan e toda a nata do Soul Jazz), Reuben Wilson (outro ícone do Hammond sessentista) e Grant Green Jr. (gtr) filho do homem. Funk Soul Jazz de raiz pau puro, mais um Leo Gandelman pra atrapalhar um pouco, mas tudo bem.

Meu amigo Fernandinho Andrade abriu a boca e entrou em êxtase nirvânico estático com tanto suíngue. Ta vendo? Foi do lado de casa, mas valeu uma ida a Katmandu.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


On The Road

On The Road: Jimmy Page, Led Zeppelin & The Black CrowesOn The Road
Jimmy Page, Led Zeppelin & The Black Crowes

On The Road: John Paul Jones, o menos amado, talvez o mais subestimadoOn The Road
John Paul Jones, o menos amado, talvez o mais subestimado

On The Road: Um dos livros mais comentados e menos lidos da históriaOn The Road
Um dos livros mais comentados e menos lidos da história

On The Road: O mundo girou ao redor de Andy Warhol por quase vinte anosOn The Road
O mundo girou ao redor de Andy Warhol por quase vinte anos

On The Road: Para Joe Jackson como seria o Céu e o Inferno?On The Road
Para Joe Jackson como seria o Céu e o Inferno?

On The Road: Jim Morrison, uma ode a L.A.On The Road
Jim Morrison, uma ode a L.A.

On The Road: Jerry Garcia - O Anti-Super-StarOn The Road
Jerry Garcia - O Anti-Super-Star

On The Road: The 70's - E um pouco sobre Gregg AllmanOn The Road
The 70's - E um pouco sobre Gregg Allman

On The Road: Allman Brothers Band - ainda The 70sOn The Road
Allman Brothers Band - ainda The 70s

On The Road: The 80's - e um pouco sobre Ian CurtisOn The Road
The 80's - e um pouco sobre Ian Curtis

On The Road: Jorge MautnerOn The Road
Jorge Mautner

On The Road: Tommy Bolin; sua morte prematura foi uma perda incalculávelOn The Road
Tommy Bolin; sua morte prematura foi uma perda incalculável

On The Road: Chuva de Guitarras; Total domínio do instrumento e um feeling absurdoOn The Road
Chuva de Guitarras; Total domínio do instrumento e um feeling absurdo

On The Road: John Mayall e o restaurante IndonésioOn The Road
John Mayall e o restaurante Indonésio

On The Road: Camel, uma noite das ArábiasOn The Road
Camel, uma noite das Arábias

On The Road: Glam Rock; A vanguarda era ditada com muito cílio postiço

On The Road: Papo LynyrdOn The Road
Papo Lynyrd

On The Road: Tunel do tempo; A criatividade não está restrita a uma época especificaOn The Road
Tunel do tempo; A criatividade não está restrita a uma época especifica

On The Road: Four de AsesOn The Road
Four de Ases

On The Road: Pancadão HendrixnianoOn The Road
Pancadão Hendrixniano

On The Road: Num muro dos anos 70On The Road
Num muro dos anos 70

On The Road: Steely Dan - Pop PerfeitoOn The Road
Steely Dan - Pop Perfeito

On The Road: Os quatro CDs do ApocalipseOn The Road
Os quatro CDs do Apocalipse

On The Road: Joni Mitchell e Charlie MingusOn The Road
Joni Mitchell e Charlie Mingus

On The Road: Gigantes do Soul JazzOn The Road
Gigantes do Soul Jazz

On The Road: Mais gigantes do Soul JazzOn The Road
Mais gigantes do Soul Jazz

On The Road: Quem lembra dos Supergrupos?On The Road
Quem lembra dos Supergrupos?

On The Road: Mick Jagger, Graham Bond e Geração BenditaOn The Road
Mick Jagger, Graham Bond e Geração Bendita

On The Road: Colin Hodgkinson, biscoito fino no baixoOn The Road
Colin Hodgkinson, biscoito fino no baixo

On The Road: John Paul Jones - herói do OlimpoOn The Road
John Paul Jones - herói do Olimpo

On The Road: The Shadows, a sombra de Hank MarvinOn The Road
The Shadows, a sombra de Hank Marvin

On The Road: Coldplay e a franja do FernandoOn The Road
Coldplay e a franja do Fernando

On The Road: Funky FriendsOn The Road
Funky Friends

On The Road: Elogio do ÓcioOn The Road
Elogio do Ócio

On The Road: Confissões PaulistasOn The Road
Confissões Paulistas

On The Road: Velhas NovidadesOn The Road
Velhas Novidades

On The Road: Mahavishnu Orchestra e a YogaOn The Road
Mahavishnu Orchestra e a Yoga

Air - Moon SafariAir - Moon Safari

Colecionadores de discos e de calcinhasColecionadores de discos e de calcinhas

Hell's Angels, Punks, VerveHell's Angels, Punks, Verve

Robert Fripp: No brasil acompanhado das focas amestradasRobert Fripp
No brasil acompanhado das focas amestradas

On The Road: Rimbaud e MorrisonOn The Road
Rimbaud e Morrison

On The Road: Dr. John, melancolia e insensatez durante o Tim FestivalOn The Road
Dr. John, melancolia e insensatez durante o Tim Festival

On The Road: Mais do MesmoOn The Road
Mais do Mesmo

On The Road: Jorge Mautner e as Memórias do filho do KAOSOn The Road
Jorge Mautner e as Memórias do filho do KAOS

On The Road: Soulive, usina groove em forma de power trio de jazz funkyOn The Road
Soulive, usina groove em forma de power trio de jazz funky

On The Road: Exile..., obra prima feita de arestas, atos falhos e balbuciosOn The Road
Exile..., obra prima feita de arestas, atos falhos e balbucios

On The Road: Menos é MaisOn The Road
Menos é Mais

On The Road: Os 1001 discos para se ouvir antes de morrerOn The Road
Os 1001 discos para se ouvir antes de morrer

On The Road: Jeff Beck, economia e bom gosto, eis a conseqüênciaOn The Road
Jeff Beck, economia e bom gosto, eis a conseqüência

On The Road: O velho feiticeiro do piano e o Zappa do FunkOn The Road
O velho feiticeiro do piano e o Zappa do Funk

On The Road: Allman Brothers Band, um sonho de priscas erasOn The Road
Allman Brothers Band, um sonho de priscas eras

On The Road: Jeff Beck é Jeff BeckOn The Road
"Jeff Beck é Jeff Beck"

On The Road: "It's a long time gone, bicho!" - CSN no RJ

On The Road: Água Brava, Bacamarte e Celso Blues Boy

On The Road: biografia de Ron Wood é bem humorada e informativa

Todas as matérias sobre "On The Road"




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Guns N' Roses x Nirvana: o que ocorreu em 1992 segundo Krist NovoselicGuns N' Roses x Nirvana
O que ocorreu em 1992 segundo Krist Novoselic

Momentos bizarros: histórias de Ozzy, Stones, Who e outrosMomentos bizarros
Histórias de Ozzy, Stones, Who e outros


Sobre Cláudio Vigo

Da safra de 62 , Claudio Vigo ganha a vida com a poesia, o jazz e o rock n roll. Paga as contas como arquiteto.

Mais matérias de Cláudio Vigo no Whiplash.Net.

Cli336 CliHo Cli336 WhiFin CliIL Cli336 Cli336 Cli336