King Crimson não volta mais, garante Robert Fripp
Por João Renato Alves
Postado em 25 de maio de 2026
O King Crimson realizou seu último show no dia 8 de dezembro de 2021, em Tóquio, Japão. De tempos em tempos, rumores sobre uma possível reunião pipocam. No entanto, o guitarrista e líder Robert Fripp, garante que a história está definitivamente encerrada. Em entrevista à revista Uncut, o músico revelou seus motivos.
King Crimson - Mais Novidades
"Quando toco no nível que estabeleci para mim mesmo – que, em termos do King Crimson, é 'Fracture', 'Larks' Tongues In Aspic, Part Four', 'Frame By Frame', o que equivale a semicolcheias a 156 a 158 batidas por minuto – quero dizer, isso é guitarra de nível olímpico, puramente físico. A dificuldade foi que, depois de um ano de pausa por causa da Covid, é muito difícil recuperar isso. Há um certo tipo de execução que agora, tenho que admitir, é um grande desafio. Hoje, não sinto necessidade de me apresentar em público."
Fripp sofreu um ataque cardíaco no ano passado, o que o obrigou a se submeter a uma cirurgia de emergência. Hoje, o artista está muito melhor e vê o incidente assustador como uma espécie de bênção disfarçada.
"Encaro isso como uma mudança benevolente no rumo da minha vida. Vou à academia regularmente. Atualmente, estou levantando 120 quilos no levantamento terra, 75 no supino, fazendo agachamentos com peso, alongamentos, exercícios de equilíbrio e ioga. Há décadas, talvez nunca tenha me sentido tão saudável ou presente para comigo mesmo."
Robert ainda observou que "apoia totalmente" os diversos grupos derivados que continuam a executar o material da banda. O que mais tem se destacado é o Beat. Comandado pelo guitarrista e vocalista Adrian Belew, o projeto executa músicas lançadas nos três álbuns gravados pelo King Crimson nos anos 1980: "Discipline" (1981), "Beat" (1982) e "Three of a Perfect Pair" (1984). A formação ainda conta com Steve Vai na guitarra, Tony Levin (Peter Gabriel) no baixo e Danny Carey (Tool) na bateria.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Derrick Green abre o jogo sobre motivos para o fim do Sepultura
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
Mötley Crüe toca música do primeiro disco pela primeira vez em 42 anos
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Mick Jagger projeta shows e novas músicas para os Rolling Stones
A música em que Jimi Hendrix diz preferir a música às mulheres
Tobias Sammet trabalha em novo álbum do Avantasia e relançamento de "The Scarecrow"
O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
O guitarrista que fez Kirk Hammett se sentir culpado por ter comprado guitarra muito barata
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Ex-guitarrista confessa que tinha dificuldades em compor para o Deicide
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O álbum de 1978 que "mudou o rock para sempre", segundo Slash

O baterista do prog que Neil Peart achava estar acima dos outros; "tudo o que eu queria"
A primeira banda que fez Phil Collins se apaixonar pelo rock progressivo
O álbum estranho dos anos oitenta que se tornou um dos grandes favoritos de Alex Lifeson
Os álbuns de prog rock que são peças obrigatórias nas coleções do gênero
Rock Progressivo: Os 10 álbuns mais underrated da década de 70
Mike Portnoy, do Dream Theater, elege os seus cinco bateristas preferidos


