Sons of Liberty: A genialidade de Jon Schaffer
Resenha - Brush Fires of the Mind - Sons of Liberty
Por Junior Frascá
Postado em 28 de agosto de 2011
Nota: 9
Eis o primeiro álbum do projeto SONS OF LIBERTY, de Jon Schaffer, guitarrista e líder do ICED EARTH, lançado em 2010. E duas coisas devem ser ditas sobre Jon logo de cara: em primeiro lugar, ele é um grande compositor, criando sempre temas belíssimos em todos os trabalhos que põe a mão; além disso, é um dos guitarristas base mais geniais que o heavy metal revelou, uma verdadeira máquina de riffs, criando um estilo todo próprio (e fascinante) de tocar seu instrumento, sempre com muito peso e agressividade, aliados à belas melodias.
Jon sempre foi vidrado em temas históricos e politizados, principalmente de sua terra natal, os EUA, país que, por sinal, tem uma história muito bonita, principalmente em relação à luta de seu povo por independência, aliado a temas republicanos e democráticos que influenciaram a grande maioria dos demais países. Além disso, através desse projeto, Jon pretende não apenas realizar shows ou vender discos, mas conscientizar os jovens sobre a importância das decisões políticas que os países tem tomado, e como isso pode influencia a vida de todos num futuro bem próximo. Inclusive, o próprio nome da banda é o de um importante partido revolucionário de americanos patriotas das colônias britânicas na fase pré-independência dos Estados Unidos. Assim, os temas aqui tratados vão desde eventos históricos, até grandes conspirações globais que podem levar a sociedade ao caos total.
Mas falando de música, que é o que nos interessa aqui, este disco é realmente cativante. Talvez o melhor trabalho de Jon desde "Horror Show", do ICED EARTH. Não que os trabalhos recentes de sua banda principal sejam ruins, muito pelo contrário, mas aqui a coisa é muito promissora. E o estilo da banda é bem parecido com o ICED, sendo um heavy/power metal tradicional repleto de peso e agressividade, com partes beirando ao thrash, mas que alia a tudo isso melodias belíssimas e precisas.
Apesar de conter alguns temas épicos, a grande maioria das músicas é embasada no peso das guitarras de Jon, que se encontrou em grande fase, nos brindando com riffs soberbos e passagens melódicas excepcionais. Além disso, Jon é o responsável por todos os vocais do disco, e se revela um grande cantor (como já era perceptível em músicas que canta no ICED EARTH, como "Stormrider"), impondo grande personalidade nas canções que interpreta.
Músicas como a pesadíssima abertura com "Jekyll Island", a agressiva "Don´t Tread on Me" (com riffs incríveis), a belíssima "Felling Helpless?" (com grande interpretação vocal de Jon, e um refrão muito marcante) e a épica "We the People" são os grandes destaques do álbum. Mas todas as demais músicas também são ótimas, e merecem ser conferidas sem moderação.
O álbum ainda conta com solos de guitarra do lendário produtor Jim Morris, e do guitarrista atual do ICED EARTH, Troy Seele, além do baixista Ruben Drake. Já a bateria foi toda programada por Jon.
Enfim, mais uma obra de arte deste músico acima da média, e que merece se apreciada por todos que gostam do bom e velho metal, repleto de peso e que transborda amor pela música. Não percam.
Brush Fires of the Mind – Sons of Liberty
(2010 – Century Media - Importado)
Jon Schaffer - Vocal, Guitarra base, solo em 01, 04, 05 e 08, backing vocal e bateria eletrônica
Participações Especiais:
Ruben Drake - Baixo
Troy Seele - Guitarra solo em 02 e 07
Howard Helm - Piano em 08 e backing vocal
Jeff Brandt - Backing vocal
Track List:
1. Jekyll Island
2. Don t Tread on Me
3. False Flag
4. Our Dying Republic
5. Indentured Servitude
6. Tree of Liberty
7. Feeling Helpless?
8. The Cleansing Wind
9. We the People
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps