Por que Humberto Gessinger foi jogado num camburão após ser confundido com Jesus?
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de setembro de 2025
Em entrevista ao Corredor 5, o guitarrista Fernando Deluqui relembrou um episódio inusitado vivido ao lado dos Engenheiros do Hawaii, nos anos 1990, que mostra o quanto a relação entre a banda e seu público beirava a devoção quase religiosa.
Deluqui contou que, em um show realizado em Paraibuna (SP), a cidade ficou completamente tomada pelos fãs, que entupiram as vias de acesso e cercaram o local do evento. "Era show lotado, aquilo parecia uma seita. A gente ficou horas preso em um chalé, sem banheiro, com uma multidão lá fora batendo nas paredes para tentar falar com a gente. Foi um terror", recordou.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades

A situação ficou tão caótica que a polícia decidiu retirar os músicos de camburão, em duplas. Deluqui seguiu no primeiro grupo ao lado de Humberto Gessinger. E foi nesse momento que aconteceu a cena mais surreal da noite: "Do nada, apareceu uma mina que parecia um demônio da Tasmânia. Ela furou todos os bloqueios, passou por mim, abraçou o Humberto e falou: ‘Jesus, Jesus’. Do jeito que ela veio, virou e desapareceu. Os policiais ficaram sem reação. A gente também".
O relato ilustra a intensidade do culto que muitos fãs tinham (e ainda têm) pelo líder dos Engenheiros, a ponto de compará-lo com figuras quase místicas. "O Humberto não é nada rock and roll, é outra onda. Mas ele é um cavalo: se quer uma coisa, vai atrás até conseguir. E nesse dia, viver aquilo ao lado dele me marcou demais", disse Deluqui.
Além da passagem pelos Engenheiros do Hawaii, Fernando Deluqui também construiu uma sólida trajetória no RPM e marcou presença no álbum "Simples de Coração" (1995), dos Engenheiros, colaborando em um período de transição da banda.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
O disco do Slayer que é uma "resposta" ao pop punk feito por Green Day e Offspring
65 grandes músicas gravadas por Dave Mustaine, que completa 65 anos neste domingo
King Diamond sobe ao palco com o My Chemical Romance
Os mestres que moldaram Jimi Hendrix antes de ele se tornar o maior nome da guitarra
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio
O disco do Iron Maiden com Blaze Bayley que a Metal Hammer considera "metade de um clássico"
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
As duas músicas do Judas Priest que Rob Halford detesta: "Lixo, só clichês"
A música do Judas Priest que tem um dos solos "mais gloriosos" do metal, segundo Rob Halford
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
O guitarrista que trocou RPM por Engenheiros: "Sabia que nunca tirei Infinita Highway?"
O "melhor ao vivo do rock" pode não ser tão ao vivo, sugere Humberto Gessinger
Esteban Tavares anuncia retorno à banda de Humberto Gessinger para nova turnê
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
A crítica de Humberto Gessinger contra prática cultural "infantil" da região Sul do Brasil
Pra discutir: os 100 melhores discos do rock brasileiro


