Por que Humberto Gessinger foi jogado num camburão após ser confundido com Jesus?
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de setembro de 2025
Em entrevista ao Corredor 5, o guitarrista Fernando Deluqui relembrou um episódio inusitado vivido ao lado dos Engenheiros do Hawaii, nos anos 1990, que mostra o quanto a relação entre a banda e seu público beirava a devoção quase religiosa.
Deluqui contou que, em um show realizado em Paraibuna (SP), a cidade ficou completamente tomada pelos fãs, que entupiram as vias de acesso e cercaram o local do evento. "Era show lotado, aquilo parecia uma seita. A gente ficou horas preso em um chalé, sem banheiro, com uma multidão lá fora batendo nas paredes para tentar falar com a gente. Foi um terror", recordou.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades

A situação ficou tão caótica que a polícia decidiu retirar os músicos de camburão, em duplas. Deluqui seguiu no primeiro grupo ao lado de Humberto Gessinger. E foi nesse momento que aconteceu a cena mais surreal da noite: "Do nada, apareceu uma mina que parecia um demônio da Tasmânia. Ela furou todos os bloqueios, passou por mim, abraçou o Humberto e falou: ‘Jesus, Jesus’. Do jeito que ela veio, virou e desapareceu. Os policiais ficaram sem reação. A gente também".
O relato ilustra a intensidade do culto que muitos fãs tinham (e ainda têm) pelo líder dos Engenheiros, a ponto de compará-lo com figuras quase místicas. "O Humberto não é nada rock and roll, é outra onda. Mas ele é um cavalo: se quer uma coisa, vai atrás até conseguir. E nesse dia, viver aquilo ao lado dele me marcou demais", disse Deluqui.
Além da passagem pelos Engenheiros do Hawaii, Fernando Deluqui também construiu uma sólida trajetória no RPM e marcou presença no álbum "Simples de Coração" (1995), dos Engenheiros, colaborando em um período de transição da banda.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Rodox sugere que deve voltar com Rodolfo (ex-Raimundos) e fãs vão a loucura nas redes
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
A condição estipulada por rádios para veicular músicas do Van Halen, segundo Alex Van Halen

O guitarrista que trocou RPM por Engenheiros: "Sabia que nunca tirei Infinita Highway?"
Engenheiros do Hawaii - "De Fé" e a prova de amor de Humberto Gessinger
A expressão artística que Humberto Gessinger acha covardia: "Não tenho paciência"
Marcelo Nova refuta declarações de Humberto Gessinger e imagem comprova o que ele diz
Humberto Gessinger surpreende ao escolher a melhor música de todos os tempos


