A banda que Jimi Hendrix disse que ninguém poderia criticar; "Eles são demais"
Por Bruce William
Postado em 12 de setembro de 2025
Explicar em palavras o impacto de Jimi Hendrix na guitarra não é tarefa simples, embora músicos como Steve Vai tentem colocar no papel. Muitos dos recursos que hoje parecem comuns nasceram de sua ousadia - tocar com os dentes, por trás da cabeça, ou transformar microfonia em música. Mas por trás do espetáculo havia também um músico atento, que buscava constantemente ultrapassar fronteiras sonoras.
Seu trabalho não se limitava ao blues, embora esse fosse o ponto de partida. Em "Are You Experienced", é possível ouvir tanto a influência de Muddy Waters quanto o soul de Curtis Mayfield, além de canções delicadas como "May This Be Love" e experimentações que apontavam para territórios ainda sem nome. Hendrix não via gêneros como barreiras: sua música era um campo aberto em que cabiam blues, jazz, soul, psicodelia e muito mais.

Essa mentalidade dialogava diretamente com o que os Beatles vinham fazendo na segunda metade dos anos 1960. Longe da imagem de banda juvenil com que haviam começado, Lennon, McCartney, Harrison e Starr exploravam novos caminhos a cada disco, mostrando que o rock podia ser tão inventivo quanto qualquer outro gênero. Hendrix não apenas reconhecia isso, como prestava homenagens: em 1967, tocou "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" ao vivo poucos dias após o lançamento do álbum.
Em uma entrevista republicada na Far Out, o guitarrista deixou claro o respeito que nutria pelos Beatles: "Eles são um grupo que você realmente não pode criticar, porque eles são demais. Paul McCartney era o grande Beatle, o cara incrível que conseguiu para nós o show no Monterey Pop Festival. Aquilo foi o começo da nossa carreira na América. Tudo foi perfeito."
Embora não tenha se ligado oficialmente à Apple Records, Hendrix e os Beatles se moviam em paralelo como guias de uma mesma revolução musical. Ambos partiam do rock básico de Little Richard e Chuck Berry, mas transformaram essas raízes em algo maior, expandindo as possibilidades do gênero.
A morte precoce de Hendrix em 1970 impediu que se descobrisse até onde ele poderia chegar nos anos seguintes. Ainda assim, como os Beatles, ele deixou uma obra que continua surpreendendo, feita para que cada audição traga novas cores e caminhos. Se o rock ganhou novas dimensões no final dos anos 1960, muito disso se deve ao encontro - direto ou indireto - entre Hendrix e os Fab Four.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna Coil para "Enjoy the Silence"
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
Ouça Phil Campbell tocando "TNT", do AC/DC, com o Anthrax
Adrian Smith explica música que virou favorita dos fãs e é um pedido de ajuda
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
Quinze bandas brasileiras de Rock e Metal com mulheres na formação que merecem sua atenção
"Se Michael Kiske entrasse no Iron Maiden, Bruce Dickinson não teria voltado", diz Regis
A banda de metal extremo brasileira que teve camarim no Rock in Rio invadido por Thiago Lacerda
Lars Ulrich gravou parte épica de "One" na primeira tomada, diz produtor de "...And Justice for All

O músico que era o oposto de Jimi Hendrix e serviu de referência ao The Cure
O guitarrista que foi a ponte entre Jimi Hendrix e Stevie Ray Vaughan
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
O artista que influenciou o Kiss e quase fechou banda com o Jimi Hendrix Experience
A música do Hendrix que fez Angus Young levar a guitarra a sério; "Como é que ele faz isso?"
A banda que o lendário Jimi Hendrix chamou de "maior de todos os tempos"
A reação de Brian May ao ser eleito pela Total Guitar melhor que Jimi Hendrix


