A única banda do rock nacional anos 1980 que tem fãs jovens, segundo Regis Tadeu
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de setembro de 2025
O tempo é implacável com artistas e bandas. Não importa o tamanho da fama ou a intensidade de uma geração: cedo ou tarde, a maioria dos grupos precisa encarar o peso de envelhecer junto com seus ídolo. No rock nacional, isso é visível em boa parte das bandas dos anos 1980, que vivem apoiadas na nostalgia e em repertórios cristalizados.
Há, no entanto, uma exceção que intriga até críticos mais severos. O Capital Inicial, formado em Brasília em 1982, atravessou quatro décadas sem se limitar ao passado. Mais do que sobreviver, a banda conseguiu se renovar, atraindo jovens de 15 a 20 anos para seus shows. Quem aponta isso é Regis Tadeu, em vídeo publicado em seu canal: "O Capital Inicial conseguiu algo que sempre pareceu impossível: atrair a molecada dos 20 anos, que nem era nascida quando o Dinho já estava gravando os primeiros discos da banda."
Capital Inicial - Mais Novidades

Segundo Regis, enquanto muitos colegas de geração se acomodaram, o grupo brasilienses fez escolhas estratégicas. "Enquanto tantas bandas lá dos anos 80 viraram peças de museu ou vivem de nostalgia em feiras agropecuárias, esses caras de Brasília conseguiram o impensável: renovar o público", avaliou.
Entre os fatores decisivos, está o papel do vocalista. "O Dinho nunca foi o melhor cantor do mundo, ele não tem alcance vocal, não tem potência. Mas tem carisma de sobra, e no rock isso vale ouro", comentou Regis. Aos 61 anos, o cantor mantém energia de palco e, segundo o crítico, ainda preserva uma imagem que ajuda a atrair público. "Vamos ao elefante no meio da sala: o cara ainda é um sex symbol para a mulherada. E não é de hoje, e aparentemente não vai deixar de ser tão cedo."
Regis Tadeu e Capital Inicial
No entanto, a permanência do Capital Inicial não pode ser explicada apenas pelo carisma do frontman. Regis destacou a importância de Maria Ouro Preto, esposa de Dinho, nos bastidores: "Se o Dinho é o rosto e a voz do Capital Inicial, a Maria é o cérebro. Ela tem um papel fundamental na gestão de carreira da banda, entendendo que para continuar relevante em 2025 é preciso mais do que hits antigos e carisma. É preciso planejamento, visão de mercado e coragem para se reinventar."
Outro ponto citado é a presença constante em grandes festivais, como Rock in Rio e Lollapalooza, dividindo palco com nomes internacionais e artistas pop que atraem público jovem. "Isso coloca o Capital Inicial no radar de quem talvez nunca conhecesse a banda, mas acaba gostando daquela energia ao vivo", explicou.
Mesmo com críticas ao setlist — "não muda desde a Proclamação da República", ironizou Regis —, a experiência de assistir à banda ainda conquista diferentes gerações. "É uma legião de fãs novos que cantam as músicas antigas e as novas com a mesma empolgação", observou.
Na avaliação do crítico, o Capital Inicial representa um caso único entre os contemporâneos. "Enquanto bandas como Ira! e Plebe Rude ainda dependem muito dos seus públicos originais, o Capital conseguiu arregimentar gerações. Isso deveria ser estudado por qualquer banda que quer longevidade."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
Blaze Bayley diz que é um privilégio ser indicado ao Rock and Roll Hall of Fame
O momento em que Axl Rose perdeu o respeito por um astro do rock: "Ficou enojado"
Blaze Bayley afirma que performances melhoraram após fim de encontros com fãs
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Eloy Casagrande revela que, antes do Sepultura, quase desistiu da bateria
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
O vocalista tão "louco" e que, para Slash, deixava Axl Rose no chinelo
As estratégias do Capital Inicial para rejuvenescer seu público, segundo marketeira
Como bandas nacionais dos anos 1980 podiam superar as gringas, segundo Capital Inicial
Alvin L, compositor de hits de sucesso do pop rock nacional, faleceu neste domingo
Capital Inicial convida Dado Villa-Lobos para homenagem a Renato Russo no Rock in Rio


