O rockstar que nunca entediou Angus Young do AC/DC: "Ele faz isso com garra"
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de setembro de 2025
O rock sempre viveu da linha tênue entre a simplicidade dos riffs e a ousadia dos solos. Para Angus Young, guitarrista do AC/DC, o segredo está em não cair na armadilha da repetição vazia. Ainda que sua própria banda tenha sido acusada inúmeras vezes de "fazer sempre a mesma música", Angus sabia bem como manter a chama acesa — variando o suficiente para soar fresco sem perder a essência.
Em meio às comparações com gigantes como Jimi Hendrix e Elvis Presley, o guitarrista australiano nunca negou suas raízes. O blues foi a base sobre a qual construiu sua identidade, extraindo de nomes como Muddy Waters e Buddy Guy a energia que moldaria seus solos. Mas, quando o assunto é referência de guitarra, Angus destaca um nome específico: Jeff Beck.

Enquanto Eric Clapton reinava como "deus da guitarra" para a crítica nos anos 1960, Beck experimentava horizontes novos, misturando blues, rock e fusão. Para Angus, era exatamente isso que o diferenciava. Em entrevista resgatada pelo Far Out Magazine, ele afirmou: "Existem caras por aí que conseguem tocar muito bem sem entediar ninguém. Jeff Beck é um deles. Ele é mais técnico, mas quando quer fazer rock and roll, sabe fazer isso com garra."
O apreço de Angus recai especialmente sobre a fase inicial da carreira solo de Beck, com discos como "Truth" (1968). Ainda assim, ele reconhece a ousadia do inglês em quebrar padrões. Faixas como "Freeway Jam" mostraram que o guitarrista podia ir além do blues rock, criando músicas que contavam histórias sem precisar de palavras.
Para Angus, esse era o ponto crucial: não sacrificar a canção em nome da técnica. "Um grande solo pode soar fenomenal nas circunstâncias certas, mas o que importa mesmo é servir à música", destacou. Nesse sentido, Beck acabou se tornando uma espécie de precursor de guitarristas como Eddie Van Halen — virtuosos que nunca abriram mão dos ganchos melódicos.
Opinião morde e assopra?
Em 1977, Angus Young não poupou palavras ao falar sobre Jeff Beck. Para o guitarrista do AC/DC, o inglês — já consagrado como um dos mais inovadores da guitarra — estava longe de ser rock and roll. Em entrevista à Classic Rock, Angus disparou: "Caras como Jeff Beck e John McLaughlin deveriam tocar jazz. Gente como Jeff Beck não deveria nem pensar em se considerar rock 'n' roll, porque o que ele faz é outra coisa." A declaração soava como um recado direto: técnica apurada e experimentações não significavam, necessariamente, espírito roqueiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Deep Purple anuncia "Splat!", novo álbum descrito como o mais pesado em muitos anos
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
Entre as 40 atrações, alguns dos destaques do Bangers Open Air 2026
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
O cover do Guns N' Roses que Slash odeia: "Não poderia ter ficado mais desapontado"
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
Por que Jimmy London do Matanza não gosta de Megadeth, segundo o próprio
Jason Newsted deixou o Metallica por ter se tornado "um viciado terrível"
A banda que não tinha fita demo e acabou se tornando um gigante do rock
Livro "1994, Um Ano Monstro" descreve uma verdadeira saga para ir ao Monsters Of Rock
Megadeth - no apagar das luzes da banda, uma apresentação incrível em São Paulo
A lendária banda de heavy metal que ficou quase 7 anos seguidos sem fazer um único show
Dave Mustaine gastou 500 dólares por dia com drogas durante cinco anos
A dura crítica de Angus Young a Led Zeppelin, Jeff Beck e Rolling Stones em 1977
O guitarrista que chegou mais perto de Jimi Hendrix, segundo Angus Young
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
A canção do AC/DC que veio de Bon, foi gravada por Brian e ainda arrepia Angus
O rock ainda é gigante no Brasil? Números e dados desafiam o discurso de "crise do gênero"
As 10 melhores músicas que o AC/DC lançou após "Back in Black", segundo a Classic Rock
O álbum do AC/DC que tirou Malcolm Young do sério; "todo mundo estava de saco cheio"
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
O disco do AC/DC que os fãs mais fiéis costumam colocar acima dos clássicos óbvios
O hino do Rock que o AC/DC tocou 235 vezes ao vivo até 1979 e depois nunca mais
Brian Johnson: "Chuck Berry foi o maior babaca que já vi na vida"


