Metal mortal ou ignorância descomunal?
Por Rafael Carnovale
Postado em 20 de dezembro de 2004
Os fãs de heavy metal com certeza não irão esquecer fácilmente o dia 09/12/2004, quando morreu o guitarrista DIMEBAG DARREL (antigo DIAMOND DARREL), que fez história na banda texana Pantera e após o encerramento das atividades destas no DAMAGEPLAN (com seu irmão baterista VINNIE PAUL, também oriundo do PANTERA).
O que mais assustou a todos foi o modo como a morte ocorreu, de maneira trágica e imprevisível. Um fã alucinado invadiu o palco do show do DAMAGEPLAN em Columbus, pegou DIMEBAG pelo pescoço e após bradar palavras de revolta o fuzilou com cinco tiros, matando mais duas pessoas da equipe e sendo morto pela polícia em seguida.
A comoção entre os fãs e até mesmo não-fãs de ambas as bandas foi geral: o "website" do DAMAGEPLAN saiu do ar durante o dia e retornou com uma foto de DIMEBAG, e o site da também banda americana ANTHRAX fez o mesmo, postando declarações de Scott Ian (guitarrista) e Charlie Benante (Baterista). Vários "fotologs" e "blogs" prestaram homenagem ao músico e diversos "websites" especializados publicaram detalhes sobre o crime.
Mas a surpresa ficou para o fim da noite: bem perto da meia-noite, em seu horário costumeiro, o Jornal da Globo, apresentado pela jornalista Ana Paula Padrão colocou chamada sobre o fato, o que mobilizou minha atenção, afinal, não é todo dia que uma banda de heavy metal invade o espaço da "Vênus Platinada", e parecia que de fato o crime havia chocado a sociedade americana.
Quase nada de anormal foi mostrado na hora que a notícia foi veiculada, excetuando um ponto de vista grosseiro, infeliz e totalmente fora do contexto: a associação do heavy metal a violência. A jornalista fez questão de enfatizar que algumas bandas de heavy metal exaltavam a revolta e a violência, e inclusive citando o movimento punk na história. Mais infeliz ainda foi o comentário "esclarecedor" de Arnaldo Jabour, que fez questão de ressaltar que dos anos 70 ("Paz e Amor") só sobrou o ódio.
Ao ouvir tal notícia me perguntei: será que eles entenderam de fato o que aconteceu? Será que o crime foi realmente analisado pelo núcleo de jornalismo? Será que a verdade foi relatada? Isto é algo que vou discutir abaixo.
Na minha opinião DIMEBAG foi vítima de um infeliz que não suportou o rompimento do PANTERA, e movido por sei lá quais substâncias químicas ou apenas pela sua própria loucura, fez do guitarrista (o integrante que tomou a frente nas declarações contra Phil Anselmo, vocalista da banda) o bode expiatório de sua revolta tresloucada. Que DIMEBAG não era santo isso é verdade. Que o PANTERA e o DAMAGEPLAN podem ser associados a violência, isso procede em certo ponto, afinal a própria imagem das bandas não é algo doce nem suave.... mas considerar que o heavy metal traz a violência aos ouvidos de seus fãs é erro absurdo e grosseiro.
Com esse fato me recordo da campanha anti-violência que foi detonada aqui no Brasil em 1991, quando um rapaz foi assassinado num show do Sepultura na Praça Charles Muller (SP) e outro foi esfaqueado num show do Ramones no extinto Dama Xoc (SP), ou mesmo quando uma bomba de gás lacrimogêneo foi lançada num show do mesmo Ramones, no Canecão (RJ), causando forte tumulto. O rock foi alvo de críticas e ofensas, as quais se baseavam no fato de que o mesmo era fonte de violência e agressividade. As vestimentas de preto dos (ARRGH!) "metaleiros" (que termo horrível criado pela mídia) foram consideradas agressivas e ofensivas... como se curtir heavy metal fosse sinônimo de ser violento, contra o sistema.
Agora eu faço uma pergunta ao Sr. Jabour: você se lembra do show da banda pop Roxette aonde duas pessoas morreram baleadas? E a violência em bailes funk ou em shows pop (alguém se lembra do quebra-quebra num show da Angélica no extinto Metropolitan?). E a violência em estádios de futebol? Quer dizer que futebol, música (em todas as suas vertentes) e eventos em geral são sinônimo de briga???
Faltou a digníssima Rede Globo o bom senso de concluir que a violência está no executor e não no local, banda ou estilo que sirva de pano de fundo para tal. O que deve ser discutido é como um imbecil adentra uma casa de shows armado, como uma pessoa vai armada a um jogo de futebol e até mesmo como uma criança consegue entrar armada na escola e promover uma chacina. Os Estados Unidos vivem essa onda de violência, em vários sentidos. Seja pela política imperialista de seu governante, ou pela violência de jogos de computador, ou até mesmo por músicos mal intencionados a busca de sucesso rápido (sim... existe responsabilidade para os músicos...). A violência que vitimou DIMEBAG, ou até mesmo John Lennon é oriunda de má eduação nos lares de seus assassinos, da inoperância do sistema educacional que os abrigou, e até mesmo das loucuras que rondam este mundo a beira do caos.
Finalmente concluo minha opinião lamentando que o sr. Jabour, que já emitiu opiniões bem interessantes, não tenha tido o bom senso de realmente analisar o fato, esquecendo a necessidade de "fazer" IBOPE e prender a atenção daqueles que sequer sabiam do ocorrido. Ao invés de promover a conscientização pública sobre a violência e como combatê-la, ele preferiu focar sua metralhadora verbal nas bandas de heavy metal. Ao invés de contribuir para que mais músicos, mais cidadãos e até mesmo mais malucos sejam vítimas da loucura de alguns, ele acabou simplesmente insuflando os fãs de heavy metal contra si, porque os que nada entendem cairão em cima da música, e não dos verdadeiros culpados.
Infelizmente DIMEBAG foi mais um... e agora os norte-americanos vão se borrar todos ao entrar num show em bares ou casas de menor porte.
Morte de Dimebag Darrell
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores músicas de Ace Frehley durante sua carreira no KISS
Gene Simmons, Paul Stanley e Bruce Kulick lamentam morte de Ace Frehley
O melhor álbum ao vivo de todos os tempos, segundo Bruce Dickinson
Leia o comunicado oficial da família sobre a morte de Ace Frehley
Como foi a única passagem de Ace Frehley no Brasil, segundo resenhas da época
O álbum que Corey Taylor disse que define o heavy metal
A melhor música do Guns N' Roses, de acordo com o Ultimate Classic Rock
Kiss anuncia box-set celebrando 50 anos do álbum "Dressed to Kill"
Ace Frehley, guitarrista original do Kiss, está sustentado por aparelhos após AVC
A melhor música do melhor disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A lenda da MPB que quase fez parceria com o Inocentes: "Vou perder credibilidade"
O roqueiro brasileiro eclético que Regis Tadeu gosta: "Conversa num nível altíssimo"
O artista que Elton John mais admirou, um verdadeiro gigante na história do rock
Glenn Hughes não acredita que David Coverdale voltará aos palcos
Rob Halford: "Ninguém escolhe ser Gay"
O dia que Marcelo Nova perguntou para Raul Seixas se existe coisa melhor do que mulher
O dia que Mayrton Bahia partiu para cima de Renato Russo e botou dedo na cara dele

Em 08/12/2004: Dimebag Darrel é assassinado a tiros durante show
Nathan "Nate" Gale: O assassino de Dimebag Darrell
Phil Anselmo: Namorada de Dimebag diz que "ele foi o rei da mentira!"
Gene Simmons: "Mandei o último caixão do Kiss para Dimebag!"
Pantera: lutador do UFC viu Dimebag morrer no palco





