O álbum dos Rolling Stones que Keith Richards rotulou como "o primeiro disco grunge"
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de junho de 2024
O guitarrista Keith Richards e os Rolling Stones como um todo viram a explosão do grunge chegando na década de 1990. Alguns anos depois, o músico inglês estava comentando sobre o clássico álbum de 1972 dos Stones, "Exile On Main Street", quando afirmou que este foi o primeiro disco de grunge já feito. A transcrição é da Far Out.
Rolling Stones - Mais Novidades
"É engraçado. Tivemos uma tremenda dificuldade em convencer a Atlantic a lançar um álbum duplo", refletiu Richards durante o 30º aniversário do álbum em 2002. "E, inicialmente, as vendas foram bem baixas. Por um ou dois anos, foi considerado uma bomba. Esta foi uma era em que a indústria musical estava cheia desses sons puros. Estávamos indo para o outro lado. Esse foi o primeiro disco grunge. Sim, é um dos melhores (dos Stones)".
Em outra ocasião, Mick Jagger até mesmo desdenhou o gênero como um todo, confessando em 1995: "Não estou apaixonado pelas coisas no momento. Nunca fui louco pelo Nirvana — muito angustiado para mim. Mas eu gosto do Pearl Jam. Eu os prefiro a muitas outras bandas. Há muita angústia em muitas delas. O que é uma das melhores coisas para explorar. Mas não sou fã de melancolia."
Opiniões sobre o grunge
Não foi apenas Keith Richards que ponderou sobre o grunge. Conforme matéria de André Garcia mostra, James Hetfield, do Metallica, também comentou sobre o estilo, particularmente sobre o Alice in Chains.
"Eu simplesmente adoro ouvir aquelas músicas. Essas músicas são incríveis e que merecem ser ouvidas, sabe? Eles eram tão únicos, tão à frente de seu tempo; e, de tudo que veio de Seattle, aquele era o material mais atemporal. Infelizmente, Layne gostava demais das drogas, e assim foi. Eu via em suas letras sua obsessão por aquilo e… que ele sabia muito bem para onde estava indo! É como, na autoescola: você mantém os olhos no seu destino. Era isso o que ele estava fazendo, ao que parece".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram
O álbum de rock rural que mistura candomblé e umbanda que Regis Tadeu adora
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
10 músicas do Kiss para quem não gosta do Kiss
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
Quando Slash percebeu que Axl Rose era o vocalista que faltava pra fechar a banda
A opinião de Kerry King sobre Layne Staley, saudoso vocalista do Alice in Chains
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
As bandas que Steve Howe recusou antes de se juntar ao Yes

A mais atemporal das bandas grunge, segundo James Hetfield
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Wayne Perkins, guitarrista que colaborou com Rolling Stones e Lynyrd Skynyrd, morre aos 74 anos
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
A doce canção dos Stones que teria sido inspirada em uma relação de Jagger com outro rockstar
Jimmy Page relembra jam com Rolling Stones em 1974, e diz quem movia a banda


