O álbum dos Rolling Stones que Keith Richards rotulou como "o primeiro disco grunge"
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de junho de 2024
O guitarrista Keith Richards e os Rolling Stones como um todo viram a explosão do grunge chegando na década de 1990. Alguns anos depois, o músico inglês estava comentando sobre o clássico álbum de 1972 dos Stones, "Exile On Main Street", quando afirmou que este foi o primeiro disco de grunge já feito. A transcrição é da Far Out.
Rolling Stones - Mais Novidades
"É engraçado. Tivemos uma tremenda dificuldade em convencer a Atlantic a lançar um álbum duplo", refletiu Richards durante o 30º aniversário do álbum em 2002. "E, inicialmente, as vendas foram bem baixas. Por um ou dois anos, foi considerado uma bomba. Esta foi uma era em que a indústria musical estava cheia desses sons puros. Estávamos indo para o outro lado. Esse foi o primeiro disco grunge. Sim, é um dos melhores (dos Stones)".
Em outra ocasião, Mick Jagger até mesmo desdenhou o gênero como um todo, confessando em 1995: "Não estou apaixonado pelas coisas no momento. Nunca fui louco pelo Nirvana — muito angustiado para mim. Mas eu gosto do Pearl Jam. Eu os prefiro a muitas outras bandas. Há muita angústia em muitas delas. O que é uma das melhores coisas para explorar. Mas não sou fã de melancolia."
Opiniões sobre o grunge
Não foi apenas Keith Richards que ponderou sobre o grunge. Conforme matéria de André Garcia mostra, James Hetfield, do Metallica, também comentou sobre o estilo, particularmente sobre o Alice in Chains.
"Eu simplesmente adoro ouvir aquelas músicas. Essas músicas são incríveis e que merecem ser ouvidas, sabe? Eles eram tão únicos, tão à frente de seu tempo; e, de tudo que veio de Seattle, aquele era o material mais atemporal. Infelizmente, Layne gostava demais das drogas, e assim foi. Eu via em suas letras sua obsessão por aquilo e… que ele sabia muito bem para onde estava indo! É como, na autoescola: você mantém os olhos no seu destino. Era isso o que ele estava fazendo, ao que parece".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Mortification fará quatro shows no Brasil em 2027; confira datas e locais
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
Sobrinha de Clive Burr (Iron Maiden) fará estreia na WWE
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
Como Kai Hansen do Helloween destravou a reunião do Angra com Edu Falaschi
O disco do Sepultura que tem vários "hinos do thrash metal", segundo Max Cavalera
Cinco músicas dos Rolling Stones com riffs excelentes que envelheceram muito mal
A canção de ninar que virou tema de filme da Disney e deu um Oscar a Phil Collins
Tarja Turunen comenta participação de Dani Filth em sua música nova
O clássico do metal com solos de guitarra "sem nada a ver com música", segundo Rick Rubin
A mais atemporal das bandas grunge, segundo James Hetfield
O guitarrista que Keith Richards copiou na cara dura em disco clássico dos Stones
Os músicos que, segundo Mick Jagger, sempre odiaram o rock dos Rolling Stones
Black Crowes e Whiskey Myers lançam cover para "Star Star", dos Rolling Stones
Rolling Stones lançam amanhã música sob nome falso e segue o mistério sobre novo álbum
Metallica recebeu pedido inusitado ao abrir show dos Rolling Stones, relembra Lars Ulrich
3 músicas subestimadas de 1972 que hoje soam melhores, segundo a American Songwriter
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
John Bonham, Keith Moon ou Charlie Watts, quem era o melhor segundo Ginger Baker?
Como era dividir o apartamento com o calado Jimi Hendrix, segundo Ron Wood


