Eric Clapton: por que ele acha que vacinação contra covid é como "hipnose de massas"?
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de janeiro de 2022
O guitarrista Eric Clapton voltou a dar declarações polêmicas sobre as campanhas de vacinação contra a covid-19. Em uma entrevista concedida ao canal The Real Music Observer, o compositor explicou por que entende que as pessoas que receberam os imunizantes foram alvos de uma "hipnose das massas".
"Comecei a procurar pelos sinais de hipnose, comecei a vê-los em todo o lado. Me lembrei de ver coisas no YouTube que eram tipo publicidade subliminar. Minhas mãos e pés congelaram e ficaram dormentes ou queimando. Nunca deveria ter chegado perto da agulha. Mas a propaganda dizia que a vacina era segura para todos", disse o músico.
A teoria da hipnose de massas levantada por Eric Clapton foi refutada por diversos acadêmicos da área da psicologia. Conforme publicou o jornal Folha PE, Jay Van Bavel, especialista em Psicologia e Ciência Neural da Universidade de Nova York, afirmou que esse termo "não existe". "Tenho estudado identidade de grupo e comportamento coletivo por quase duas décadas e há pouco publiquei um livro sobre o tema e em nenhuma vez me deparei com este termo", afirmou.
Em entrevista ao jornal O Globo, Chris Cocking, da Universidade de Brighton, explicou sua visão sobre o assunto. "A ideia de que as multidões estão sob uma psicose em massa, o que significa que elas não são mais responsáveis por suas ações, é um mito total que não é apoiado por nenhuma evidência confiável", explicou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps