Richie Kotzen: ele não entende pânico do coronavírus e compara com Aids nos anos 90
Por Igor Miranda
Fonte: Audio Ink Radio / Blabbermouth
Postado em 12 de março de 2020
O vocalista e guitarrista Richie Kotzen (The Winery Dogs, ex-Poison, ex-Mr. Big) chamou atenção ao falar sobre a recente pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O músico disse não entender o motivo de "tanto pânico" e comparou a situação com a epidemia de Aids, iniciada nos anos 1980, mas citada por ele a partir de lembranças da década de 1990.
"Não entendo esse pandemônio louco em torno disso, porque... o que estão dizendo? A notícia mais recente é que morreram 24 pessoas (nos Estados Unidos), mas todas elas estavam com outras doenças. Não é diferente de alguém que já esteja doente e pegue uma gripe, derrubando de vez, virando uma pneumonia ou algo assim", afirmou Kotzen, inicialmente, em entrevista ao podcast Audio Ink Radio transcrita pelo Blabbermouth.
O músico completa: "Não sou cientista, não sou médico, mas por alguma razão, parece que há um pânico louco em torno disso que eu não entendo. Lembro que, nos anos 1990, tive vários amigos que morreram de Aids e não lembro desse pânico naquela época. Não entendo. É estranho demais".

Ainda durante o bate-papo, Kotzen comentou sobre os shows que estão sendo cancelados em todo o mundo. "Eu diria que, provavelmente, esses shows não estão sendo cancelados porque os produtores estão preocupados com as pessoas ficando doentes. Acho que há outros elementos. Especialmente em outros países, como Itália, que está em quarentena. Se você está em outro país e, de repente, você não pode sair, não pode voltar para casa, fica preso... acho que essa é a coisa real", afirmou.
O guitarrista destacou a medida que estão tomando em vários locais para impedir eventos com mais de mil pessoas. "Odeio dizer que parece uma reação massiva exagerada, mas quando você olha para os números e os vírus anteriores, parece estranho para mim. Porém, não sou cientista, não sei, não tenho ideia", disse.


Respostas sobre o coronavírus
O que é o novo coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que pode causar danos em animais e em humanos. Em pessoas, pode resultar em infecções respiratórias que vão desde um resfriado até síndromes respiratórias agudas severas. O novo coronavírus (SARS-Cov-2) causa a doença denominada Covid-19, que teve início na China, em dezembro de 2019.

Quais são os sintomas?
Os sintomas do Covid-19 envolvem febre, cansaço e tosse seca. Parte dos pacientes pode apresentar dores, congestão nasal, coriza, tosse e diarreia. Alguns pacientes podem ser assintomáticos, ou seja, estarem infectados pelo vírus, mas não apresentarem sintomas. O Ministério da Saúde estima que os pacientes mais jovens são os mais passíveis de não apresentar qualquer sinal da doença.
Qual o período de incubação do vírus?
De acordo com a OMS, a estimativa é que o período de incubação seja de 1 a 14 dias. Ou seja, o vírus teria esse tempo para se manifestar. O mais comum é a manifestação por volta de cinco dias. Mas há pessoas que não apresentam sintomas.

Quais são os maiores problemas e os públicos mais vulneráveis?
A OMS calcula que 1 em cada 6 pacientes pode ter um agravamento do quadro, com dificuldades respiratórias sérias. No início de março, a taxa de letalidade era de 3,5%. Mas o Ministério da Saúde suspeita que pode ser menor, em razão de haver subnotificação dos casos em alguns países. Os públicos mais vulneráveis são idosos e pessoas com doenças crônicas (diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares).
Como ocorre a transmissão?
O contágio ocorre a partir de pessoas infectadas. A doença pode se espalhar desde que alguém esteja a menos de 2 metros de distância de uma pessoa com a doença. A transmissão pode ocorrer por gotículas de saliva, espirro, tosse ou catarro, que podem ser repassados por toque ou aperto de mão, objetos ou superfícies contaminadas pelo infectado.
O novo coronavírus pode ser transmitido pelo ar?
O novo coronavírus não é transmitido pelo ar a menos que um indivíduo chegue próximo a um paciente infectado a ponto de as formas de contaminação serem possíveis.
É possível pegar o Covid-19 de alguém sem sintomas?
De acordo com a OMS, as chances são pequenas, pois o vírus é transmitido por saliva, espirro, tosse ou catarro, elementos mais presentes quando uma pessoa está com gripe.
Animais de estimação podem transmitir o novo coronavírus?
Não. Não há evidência de que animais de estimação como gatos e cachorros tenham sido infectados ou possam espalhar o vírus que causa a Covid-19.

Quanto tempo o vírus pode durar em uma superfície?
A OMS informa que não há um tempo determinado, podendo ser de algumas horas a alguns dias. Pode haver diferença também em razão de condições como a temperatura. Por isso, caso alguém suspeite da contaminação de uma superfície ou objeto, a orientação é aplicar desinfetante.
Quais são as medidas de prevenção ao Covid-19?
O Ministério da Saúde explica que não há medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus e indica as seguintes medidas de prevenção:
- lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
- evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- evitar contato próximo com pessoas doentes;
- ficar em casa quando estiver doente;
- usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;
- não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;
- limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
- manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.


O uso de álcool gel para prevenção ao coronavírus é eficaz?
Sim. De acordo com o Conselho Federal de Química, o álcool gel é "eficiente desinfetante de superfícies/objetos e antisséptico para a pele". O grau alcóolico recomendado para o efeito é de pelo menos 70%.
Preciso usar máscara para me proteger?
A máscara não tem efeito algum para pessoas sem o vírus. Ela deve ser utilizada por quem apresenta sintomas da doença, pois previne que alguém infectado espalhe o vírus e venha a contaminar outras pessoas. O uso também é recomendado para pessoas que tenham contato com indivíduos com suspeita ou confirmação do novo coronavírus. Máscaras também devem ser usadas por profissionais de saúde que atuem em locais com pacientes com suspeitas ou sintomas. Após o uso, a orientação é descartar a máscara em local adequado e lavar as mãos.

Estou com tosse, febre e dores. Preciso fazer exames para detectar se estou com Covid-19?
Pessoas que apresentem sintomas da doença devem procurar orientação médica, em especial, os postos de saúde. A partir do relato do paciente é que o médico decidirá sobre a necessidade de se fazer o teste para Covid-19. Atualmente, a recomendação das autoridades sanitárias é que sejam testados apenas os pacientes com sintomas respiratórios e que tenham tido contato com alguém infectado ou que tenham viajado para uma região onde há transmissão da doença. O exame só pode ser feito com solicitação médica. Ele é feito por hospitais públicos e privados e confirmado por laboratórios de referência espalhados pelo Brasil. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou que os planos de saúde deverão cobrir os testes realizados na rede privada.

Existe tratamento para a doença?
Segundo a OMS, 80% das pessoas se recuperam sem precisar de tratamento especial. Não há uma medicação que elimine o vírus. Mas há tratamento para mitigar o avanço da doença e diminuir o desconforto.
Antibióticos ou vitamina D previnem ou curam o novo coronavírus?
Não. Antibióticos não atuam contra o vírus. Da mesma forma, não há evidências científicas que atestem qualquer impacto sobre o vírus de doses de vitamina D.
Voltei de uma viagem internacional e visitei um país com casos de coronavírus. O que preciso fazer?
Caso apresente sintomas, procure uma unidade de saúde e informe a situação para receber orientação médica. A recomendação do Ministério da Saúde é esperar pelo menos 14 dias para avaliar a evolução do quadro de saúde.
Coronavírus no Brasil
De acordo com a Agência Brasil, o número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) subiu para 77 na atualização mais recente do Ministério da Saúde, divulgada na tarde desta quarta-feira (12). No balanço anunciado na parte da manhã, o total de pessoas infectadas era 60.
O aumento se deu sobretudo em São Paulo e no Rio de Janeiro, estados foco do vírus no país. No primeiro, os casos confirmados saíram de 30 para 42 entre os dois balanços desta quarta (12). Já no Rio, aumentaram de 13 para 16.
Pernambuco identificou dois casos e pela primeira vez aparece na lista do Ministério da Saúde. Paraná (seis), Minas Gerais (um), Distrito Federal (dois), Rio Grande do Sul (quatro), Alagoas (um), Espírito Santo (um) também tem casos confirmados.

A Região Norte é a única sem casos confirmados. Roraima, Amapá e Tocantins não tiveram até o momento nenhum caso confirmado ou suspeito.
Os casos suspeitos saltaram de 930 para 1.422, um aumento de 50% em menos de um dia. São Paulo também lidera nesse grupo (704), seguido por Minas Gerais (117), Distrito Federal (82), Rio de Janeiro (76) e Santa Catarina (73).
As situações descartadas somaram 2.662.


Coronavírus - Cancelamentos e problemas devido à pandemia
John Corabi: Ele teoriza que governos sabiam do surto de coronavírus há 1 ano
Symphony X: "Devemos nos apoiar e não ceder ao medo ou pânico"
Black Sabbath: Tony Martin critica quem duvida do coronavírus
Mötley Crüe: "Encontre uma maneira de diminuir a histeria", diz Nikki Sixx
Lacuna Coil: "Nós cooperamos nesta quarentena ficando em nossas casas"
Rush: Alex Lifeson se tranca em casa e maratona a Netflix por causa do coronavírus
Fear Factory: Para ex-baixista, coronavírus é arma biológica para matar anticomunistas
Coronavírus: guitarrista italiano toca "Raining Blood" em sua varanda
Foo Fighters: Nem perna quebrada os fez adiar shows, mas coronavirus é outra história...
Lista: 50 discos para você ouvir enquanto não puder sair de casa
Coronavírus: "Isso é real e todos devemos levar isso a sério", diz Joan Jett
Coronavírus: italiano toca "We Will Rock You" do Queen na sacada
Annihilator: Jeff Waters critica pessoas que estão ignorando o coronavírus
Coronavírus: Black Sabbath posta vídeo (talvez fake) com italianos cantando "War Pigs"
Regis Tadeu: O coronavírus mudou tudo (vídeo)
Coronavírus: Primeira vítima fatal no México pode ter se contaminado em show do Ghost
Playlist: 200 músicas para ouvir durante a quarentena
Metallica: Kirk aproveita a quarentena para trabalhar em cima de riffs
Pantera: Rex Brown aconselha pessoas a ficarem em casa
Coronavirus: 40 discos de Metal para você curtir na Quarentena
Paul Stanley: "Coronavírus não é outra gripe", alerta o frontman do Kiss
Nickelback: "ouça profissionais e fique em casa", diz guitarrista
Testament: Chuck Billy testa positivo para o coronavírus
Kelly Osbourne: "Fique em casa por Ozzy!"
Lacuna Coil: vocalista comenta situação da Itália com o coronavírus
Capital Inicial: Dinho Ouro Preto divulga que está com coronavírus
Ozzy Osbourne: Madman cria playlist para quarentena (e mostra dificuldades com máscara)
KZG: Gastão Moreira escolhe filmes e discos para a quarentena (vídeo)
Coronavírus: Paulo Baron faz entrevista especial com o vocalista Fabio Lione
Dinho Ouro Preto: vocalista revela como é estar com o novo coronavírus
Playlist: baladas para ouvir durante a quarentena
Lacuna Coil: "Quem está saindo nas ruas sem motivo é egoísta e irresponsável"
Alice Cooper: ele não tem medo de contrair o Covid-19
Till Lindemann: Rammstein confirma que cantor foi internado, mas nega coronavírus
COVID-19: Dezenove discos de Metal para você isolar o Coronavírus
Whitesnake: David Coverdale lança "Coronavirus Blues"
Ozzy Osbourne: Ajudando Rob Halford a ficar de quarentena com um monte de vinil
Riot: Coronavírus mata Lou A. Kouvaris, guitarrista original da banda
Rammstein: boato sobre Lindemann estar contaminado por Covid19 é desmentido
Lacrimosa: Tilo envia recado aos fãs em meio à crise do coronavírus
Slayer: Gary Holt ainda espera resultados do teste para coronavírus
Testament: "Não estamos preparados para o coronavírus", diz Chuck Billy
Faster Pussycat: baterista Chad Stewart está se recuperando de Covid-19
Playlist: metal europeu para ouvir na quarentena
Coronavírus: autor de "I Love Rock 'N' Roll" morre por causa do COVID-9
Dave Grohl: versão acústica de "My Hero" em homenagem aos que lutam contra coronavírus
Sammy Hagar: música com Jason Bonham gravada a distância na quarentena
Playlist: músicas para acalmar o coração durante a quarentena
Devin Townsend: em quarentena, incansável músico lança remix de "A New Reign"
Arquivo do Rock: Coronavírus e três dicas musicais para a quarentena
Fountains of Wayne: coronavírus mata autor do hit "That Thing You Do" aos 52 anos
Cattle Decapitation: novo clipe em quarentena com muito álcool gel e papel higiênico
The Black Dahlia Murder: vocalista dá dica de 5 jogos de vídeo game para a quarentena
Jack Black: seminu, músico e ator estreia no TikTok com "dança da quarentena"
Testament: baixista Steve DiGiorgio está com coronavírus
Eduardo Dutra Maia: Uma dúzia de discos para passar a quarentena e a vida (vídeo)
Jeff Scott Soto: vocalista esculacha quem não leva o coronavírus a sério
Marianne Faithfull: cantora que namorou Jagger e gravou com Metallica está com Covid-19
Black Sabbath: Tony Iommi vai leiloar itens para ajudar no combate ao coronavírus
Coronavírus: AC/DC na varanda da casa na Itália por causa da quarentena
Coronavírus: Bruce Dickinson, de bigode falso, participa de campanha de relógios
Marcelo Falcão: cantor diz que lives viraram competição de quem ostenta mais
Nightwish: "Alguns da minha família tiveram coronavírus, é uma doença horrível"
Sammy Hagar: cover do The Who com Jason Bonham gravado a distância na quarentena
Mayhem: guitarrista apresenta sintomas do coronavírus mas não há testes para todos
Bush: vocalista faz nova apresentação acústica durante quarentena
U2: banda faz doação milionária para ajudar no combate ao Covid-19, diz jornalista
Medida Provisória: Veja como fica o reembolso de eventos culturais afetados pela COVID19
Kiss: Gene Simmons diz que indústria da música perdeu bilhões por conta do coronavírus
Hellfest: Festival faz doação para hospital e vaquinha cumpre 70% da meta em 24 horas
Célio Azevedo: Entrevista sobre a quarentena a Kati Rausch
New York Times: shows podem levar um ano e meio para retornarem
Ernie Ball: fabricante de encordoamentos está produzindo máscaras para evitar o COVID-19
Zepper's: músicos brasileiros e americanos tocam clássico do The Who na quarentena
Quarantine Metal Jam: encontro de guitarristas brasileiros e estrangeiros na quarentena
Coronavírus: Afetando a música pesada
Chaos Synopsis: Videoclipe de "Coronavírus" com participação de Sebastian Phillips
Covid-19: Evans transforma pele de bateria em protetor facial
Roger Waters: tocando "Paradise" em tributo a John Prine, morto pela Covid-19
Covid-19: já existem duas bandas com o nome da doença - uma delas é do Brasil
Greta Van Fleet: Banda faz doações em prol do combate à COVID-19
Soulspell: concurso pra vocalistas na quarentena
Juiz de Fora: Em tempos de isolamento músicos se unem e lançam single "Quarentena"
Journey: "Don't Stop Believin" vira "hino da vitória" em hospitais dos EUA
Macumbazilla: vocalista André Nisgoski indica cinco álbuns para se ouvir na quarentena
Coronavírus: "Shows e festivais fora dos planos sem vacina", diz governo da Califórnia
Roadie Crew: Quarentena Online Festival acontece nesta sexta-feira
Coronavírus: rockers que contraíram Covid-19 (podcast)
Setembro Negro: Leia comunicado da Tumba Productions no contexto da crise do COVID-19
Christopher Cross: sofrendo paralisia temporária e fraqueza muscular após Covid-19
Análise: a chuva de Lives embusteiras que toma conta da web na quarentena
Megadeth: guitarra autografada arrecada 6 mil de dólares para luta contra o COVID-19
Shows: Especialista diz que apresentações só voltarão a acontecer em 2021
Matthew Seligman: baixista de David Bowie no Live Aid morre de Covid-19
Queen: Brian May grava "We Are The Champions" durante quarentena
COVID-19: fazendo vítimas fatais no Heavy Metal
Blue Öyster Cult: integrantes da banda gravam "Godzilla" na versão quarentena
Marianne Faithfull: cantora recebe alta após 3 semanas internada com Covid-19
Alter Bridge: banda lança vídeo em homenagem aos trabalhadores que combatem o COVID-19
Obituary: banda divulga mensagem e desenho de quarentena
Mike Portnoy: sugestões de quarentena; "ouça o novo Sepultura"
Sepultura: banda toca versão de quarentena de "Refuse/Resist"
Trivium: Matt Heafy afirma que a banda pode sobreviver após a crise
Bryan Adams: ele culpa "comedores de morcego" por Covid-19 e exalta veganismo
Marenna: nova versão de "Fall In Love Again" produzida na quarentena
Capital Inicial: Dinho Ouro Preto se questiona sobre como contraiu o COVID-19
Assistir shows dentro do carro: será esta a tendência do futuro?
Coronavírus: os festivais cancelados ou adiados pela pandemia (podcast)
The Flaming Lips: em bolhas, banda "mostra" como serão os shows pós-coronavírus
Capital Inicial: coronavírus deixou Dinho Ouro Preto com edema nas cordas vocais
COVID-19: "Festival da Imunidade de Rebanho" com bandas de Metal em julho
Brujeria: banda lança EP Covid-666, com versão inusitada para "Cocaine", de Eric Clapton
Faith No More: por que racismo deve ser tratado como Covid-19, segundo a banda
Quarentena: em livro, artistas contam como tem sido viver essa fase
Pandemia: Shows voltam a ser permitidos no Reino Unido
Barok-Projekto: Banda aproveita a quarentena e lança single e videoclipe
Metal Against Coronavirus: Projeto visa levantar fundos na luta contra coronavírus
Ted Nugent: Segundo ele, a esquerda infla os números da COVID-19 para derrubar Trump
QuareFX: lançado videoclipe autoral "Quarto Dia" em homenagem a músicos na quarentena.
Motorhead: banda lança máscaras com a cara do Lemmy para prevenir a COVID-19
Michael Sweet: repassando fake news sobre brasileiro morto após vacina da Covid
Richie Kotzen: "Covid não é piada", afirma o guitarrista, que venceu a doença
COVID-19: conspiracionistas "descobrem" Chip 5G em vacina, mas não era exatamente isso
Epica: "não tomaria vacina contra Covid por mim, mas pelos outros", diz Mark Jansen
Max Cavalera: aos 51 anos, músico é vacinado contra Covid nos Estados Unidos
Geoff Tate: vocalista conta o que sentiu ao tomar vacina contra Covid-19
Autoramas: Gabriel Thomaz teve alucinações durante internação por Covid-19
Eric Clapton: sem evidências, ele diz que vacina contra Covid pode afetar fertilidade
Todas as matérias sobre "Coronavírus - Cancelamentos e problemas devido à pandemia"Siga e receba novidades do Whiplash.Net:
Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps