Ace Frehley: "Se não fosse 'Music From The Elder', talvez eu não saísse do Kiss"
Por André Garcia
Postado em 17 de dezembro de 2023
Co-fundador do Kiss, Ace Frehley foi seu guitarrista solo original e teve duas passagens pela banda; a primeira delas encerrada em 1982. O Spaceman saiu entre "Music From the Elder" (1981) e "Creatures of the Night" (1982) — esse segundo nem chegou a gravar, apenas apareceu na capa (por questões contratuais).
Na virada do final dos anos 70 para o começo da década seguinte, o Kiss se afastou do hard rock que o consagrou. Aquilo contribuiu para que as divergências (tanto pessoais quanto musicais) entre Ace e os já donos da banda Gene Simmons e Paul Stanley se tornassem irremediáveis.
"Music From The Elder" foi uma bizarra tentativa de rock progressivo que se tornou o maior fisco de sua discografia: as vendas foram tão baixas que nem sequer teve uma turnê. Em entrevista e 2014 para a Classic Rock, Ace relembrou que sua história com o Kiss poderia ter sido diferente se aquele disco tivesse sido abortado.
"Se '[Music From] The Elder' nunca tivesse acontecido, talvez eu não tivesse saído da banda. Não é nem que seja um álbum ruim — era simplesmente o álbum errado na época. Eu dizia o tempo todo: 'Temos que fazer um álbum de heavy metal, puro e pesado. Isso é o que os fãs querem.' Mas ninguém me deu ouvidos… e o resto é kisstória, certo?"
Ainda na mesma entrevista, Frehley esclareceu suas duas saídas do Kiss.
"Eu nunca fui demitido do Kiss. Eu saí em 1982 e saí em 2002. Paul e Gene podem tentar reescrever a história e dizer que fui demitido por problemas com drogas ou álcool, mas a realidade é que eu sempre entreguei nos shows e em estúdio. [Tanto que] eles nem queriam que eu saísse. Gene me ligou e disse 'Ace, queremos que você faça essa turnê na Austrália, mas se você não quiser fazer, acho que vamos chamar Tommy [Thayer] para te substituir.'"
"Eu nem respondi à ligação. Decidi sair novamente àquela altura porque eu voltaria a usar álcool e drogas, e estava me metendo em encrenca. Levei um tempo para colocar minha cabeça no lugar, mas em 2006 fiquei sóbrio, e estou sóbrio [desde então]."
Ace Frehley comenta saída e mágoas do Kiss
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps