Quando Belchior concordou plenamente com o Metallica, mas de nada adiantou
Por Bruce William
Postado em 19 de janeiro de 2024
Criado na virada do milênio, o Napster, que hoje é um sistema de streaming, foi originalmente uma plataforma de compartilhamento de músicas em MP3, que permitia aos usuários trocar arquivos entre si, e que foi pivô de um processo legal movido pelo Metallica que se tornou um marco significativo nas questões legais relacionadas à pirataria de música online.

A alegação do Metallica é que na plataforma haviam músicas de um álbum ainda inéditas para download, e sua distribuição não autorizada prejudicava consideravelmente as vendas, e isto iria acabar afetando a indústria da música como um todo. "Avisamos todo mundo que isso aconteceria. Avisamos a todos que a indústria da música perderia oitenta por cento de seu patrimônio líquido, poder e influência", disse Kirk Hammett em entrevista de 2022.
Alguns anos antes, o baterista Lars Ulrich falou sobre o polêmico processo, explicando que ele não tinha nada a ver com tecnologia ou com o mundo digital, mas sim com a questão da propriedade em si. "Se queremos dar a nossa música de graça, vamos dar a nossa música de graça! Isso não é um problema! Mas essa escolha foi tirada do Metallica por outra empresa. Então, nós ficamos tipo 'espere um minuto, por que você será capaz de facilitar a distribuição de nossa música de graça? Isso deve ser algo que nós decidimos", disse Lars.
Na verdade, inúmeros artistas de várias vertentes musicais tinham o mesmo ponto de vista. Por exemplo: em 2007, Belchior participou do programa O Grande Debate, exibido pela TV O Povo. Em um determinado ponto, o cantor respondeu perguntas enviadas por pessoas que estavam assistindo o programa, e uma delas quis saber como ele via a troca e venda de músicas pela internet, e o que isto muda no mercado fonográfico.
"Olha, na verdade esta é uma questão grave, e precisa urgentemente ser legislado sobre isso", respondeu Belchior, expondo em seguida a sua opinião: "Eu não concordo com a ideia do uso da música pela internet sem que sejam pagos os direitos autorais. Eu não concordo" diz de forma calma mas enfática o cantor, compositor e poeta brasileiro.
Belchior deixa claro que ele achava que cada um tem direito a dispor do que lhe pertence da melhor forma possível - "Agora, determinadas pessoas, se quiserem, podem abdicar desses direitos e divulgar a sua música pela internet" - porém que deveria haver algum tipo de controle, de forma a proteger quem não concordasse com a distribuição ampla e irrestrita: "Mas, do ponto de vista formal, que merece legislação própria e especial, tem que ter um ordenamento para que o uso da internet não vire pirataria também", finaliza, em fala que pode ser vista neste vídeo, a partir dos 38 minutos e vinte segundos.
A disputa legal entre Metallica e Napster se encerrou ainda em 2001, quando eles chegaram a um acordo fora dos tribunais. O Napster concordou em implementar medidas mais rigorosas para evitar o compartilhamento não autorizado de músicas protegidas por direitos autorais em sua plataforma. É bem verdade que, em termos de impedir completamente o compartilhamento de músicas online sem autorização, pode-se dizer que o Metallica não obteve um sucesso total. A ação legal contra o Napster e o subsequente acordo não eliminaram a prática de compartilhamento de músicas sem autorização na internet. Outras plataformas de compartilhamento de arquivos e serviços surgiram, continuando a desafiar a indústria musical em relação aos direitos autorais.
Portanto, se considerarmos apenas a capacidade de eliminar completamente o compartilhamento não autorizado de música na internet, pode-se argumentar que a indústria musical, incluindo o Metallica, não obteve uma vitória completa. No entanto, a luta contra o Napster também desencadeou uma conscientização significativa sobre a importância da proteção dos direitos autorais no mundo digital, levando a mudanças na indústria musical e a adoção de modelos de distribuição mais controlados, como serviços de streaming legalizados. Assim, embora o problema não tenha sido erradicado, o processo contribuiu para a evolução da indústria e influenciou a forma como as músicas são consumidas online.
Metallica x Napster
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião

O mundo deveria ter ouvido Lars, do Metallica, na batalha contra o Napster
Lars Ulrich, do Metallica, fez as pazes com Sean Parker, do Napster?
James Hetfield: refletindo sobre a disputa com o Napster
As tretas passadas dos guitarristas do Metallica, "St. Anger" e "Napster"
Metallica: 335.000 fãs banidos na batalha contra o Napster
Bruce Dickinson: ele concorda com Lars Ulrich sobre o Napster
Metallica: "ainda estamos certos sobre o Napster", diz Kirk Hammett
Metallica: se arrependendo de ter processado o Napster
John Textor, novo dono do Botafogo, se envolveu com Metallica no caso Napster



