Metallica: se arrependendo de ter processado o Napster
Por Bruce William
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 24 de janeiro de 2020
Kirk Hammett comentou a polêmica envolvendo o Metallica e o Napster nos anos 2000, durante conversa com Dean Delray, do podcast Let There Be Talk. "Não fizemos a diferença. Aconteceu e não conseguimos parar aquilo, porque a coisa era muito maior do que nós, essa tendência que ferrou a indústria da música. Não havia como impedir... o que aconteceu é que de repente se tornou mais fácil conseguir música e menos interessante pagar por ela, e aqui estamos".
Na época, o Metallica processou o site de compartilhamentos por causa de uma demo de "I Disappear", que estava online desde 2000. O Napster se comprometeu a encerrar a conta de quem compartilhava música sem permissão, e mais tarde o baterista Lars Ulrich entregou para eles uma lista com mais de 335 mil pessoas que supostamente baixaram MP3 ilegais usando o Napster. O caso foi resolvido fora dos tribunais, mas neste meio tempo centenas de milhares de pessoas foram banidas pelo Napster, o que causou uma enorme polêmica na época. E no fim das contas, desde então mudou a maneira como as pessoas ouvem música, e isto fez com que milhares de músicos se vissem obrigados a mudar o direcionamento de sua carreira.
Em 2012, o Metallica acabaria lançando todo seu material de forma digitial, incluindo no Spotify. Mas mesmo assim, Kirk ainda tem esperança que as coisas possam mudar um dia. "Talvez de repente as pessoas passem a preferir CDs ou seja lá que formato esteja então disponível. Quem sabe esta porra toda mude de uma hora pra outra".
Metallica x Napster
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps