John Textor, novo dono do Botafogo, se envolveu com Metallica no caso Napster
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de janeiro de 2022
O investidor americano John Textor ganhou as páginas das editorias de esportes no Brasil recentemente ao comprar 90% do Botafogo e prometer investimento de R$ 400 milhões no clube carioca. O que pouca gente sabe é que, na década de 1990, o empresário chegou a atuar no ramo da música e fundou uma empresa que propunha novas formas de distribuição digital de música.
De acordo com a biografia de John Textor, que aparece em seu site oficial, a Jester Digital Corporation foi a primeira empresa de distribuição de conteúdo digital a ser endossada pelo Metallica, banda que ficou famosa por ser veemente contra a Napster e sua política de compartilhamento de músicas on-line.
"Em 1999, em uma época em que grandes gravadoras e estúdios de cinema estavam rejeitando todas as formas de distribuição digital, o Napster era tratado mais como um 'réu' do que como um pioneiro. Nesse período, a startup da Textor, Jester Digital Corporation, criou uma plataforma 3D baseada na internet. Era um mundo virtual multiusuário para música, cinema e redes sociais, tornando-se a primeira plataforma de distribuição digital a ser endossada pelo Metallica, um dos mais ferrenhos opositores do Napster e do compartilhamento de conteúdo online. Com o apoio de empresas como a IBM e o Metallica, e ambientes online inovadores para longas-metragens como a Pearl Harbor da Disney, os mundos virtuais 3D da Textor estavam entre os primeiros ambientes de jogos e realidade virtual multiusuário baseados na Internet e na indústria do entretenimento, pavimentando coletivamente o caminho para centenas de jogos multiplayer massivos e aplicativos de música para download a seguir", diz o texto.
Em outro ponto de sua biografia, é mostrado um pouco sobre seu envolvimento com a indústria de shows no formato de hologramas.
"Em 2013, fundou a Pulse Evolution Corporation (PLFX), uma empresa inovadora e líder no desenvolvimento de humanos digitais hiper-realistas para performances holográficas ao vivo, realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial. John Textor tornou-se amplamente creditado como o pioneiro da nova indústria de entretenimento holográfico, responsável pela aparição de Virtual Tupac Shakur em 2012 no Coachella Valley Music Festival e pela apresentação de Virtual Michael Jackson no Billboard Music Awards de 2014, gerando mais de 100 milhões de visualizações do YouTube e 98 bilhões de impressões na Internet em todo o mundo. Em 2015, Textor e suas celebridades holográficas alcançaram o ‘status da cultura pop’ quando ele e seu parceiro do Pulse, Frank Patterson, foram parodiados no episódio ‘Happy Holograms’ da comédia animada de sucesso global South Park", completa o texto.
Metallica x Napster
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
A pergunta estranha que Clive Burr teria feito a Nicko McBrain
Nicko McBrain reconhece que Iron Maiden foi injusto com Blaze Bayley
A banda nova que Rob Halford e Robb Flynn defendem e o The Guardian detona
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
Os "aditivos legais" que Dave Lombardo consumiu durante as gravações de "Reign in Blood"
A banda que Dave Grohl chamou de circo e comparou a cerveja velha e sem graça
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
Akira Takasaki (Loudness) sobe ao palco com o Angra para tocar clássico do Deep Purple
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
O instrumento que Steven Tyler quebrou gravando um clássico do Aerosmith e ninguém consertou
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
O disco mais odiado do Metallica que Jimmy Page e Jack White adoraram
A delicada música do Black Sabbath que Tony Iommi escolheu para seu casamento
Lobão detesta metaleiro, mas põe Sepultura acima de todas as bandas de rock
O mundo deveria ter ouvido Lars, do Metallica, na batalha contra o Napster
Lars Ulrich, do Metallica, fez as pazes com Sean Parker, do Napster?
James Hetfield: refletindo sobre a disputa com o Napster
As tretas passadas dos guitarristas do Metallica, "St. Anger" e "Napster"
Metallica: 335.000 fãs banidos na batalha contra o Napster
Bruce Dickinson: ele concorda com Lars Ulrich sobre o Napster
Metallica: "ainda estamos certos sobre o Napster", diz Kirk Hammett
Metallica: se arrependendo de ter processado o Napster
Quando Belchior concordou plenamente com o Metallica, mas de nada adiantou
A notícia traumática sobre o Metallica que Cliff Burton deu a Scott Ian do Anthrax
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
Por que Metallica precisou ser polêmico após o "Black Album", segundo Scott Ian do Anthrax
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
Metallica divulga versão ao vivo de "Welcome Home (Sanitarium)"
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
O disco do Iron Maiden que fez integrantes do Metallica perderem o controle dentro de um avião
Metallica divulga performance ao vivo de "...And Justice for All"


