John Textor, novo dono do Botafogo, se envolveu com Metallica no caso Napster
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de janeiro de 2022
O investidor americano John Textor ganhou as páginas das editorias de esportes no Brasil recentemente ao comprar 90% do Botafogo e prometer investimento de R$ 400 milhões no clube carioca. O que pouca gente sabe é que, na década de 1990, o empresário chegou a atuar no ramo da música e fundou uma empresa que propunha novas formas de distribuição digital de música.
De acordo com a biografia de John Textor, que aparece em seu site oficial, a Jester Digital Corporation foi a primeira empresa de distribuição de conteúdo digital a ser endossada pelo Metallica, banda que ficou famosa por ser veemente contra a Napster e sua política de compartilhamento de músicas on-line.
"Em 1999, em uma época em que grandes gravadoras e estúdios de cinema estavam rejeitando todas as formas de distribuição digital, o Napster era tratado mais como um 'réu' do que como um pioneiro. Nesse período, a startup da Textor, Jester Digital Corporation, criou uma plataforma 3D baseada na internet. Era um mundo virtual multiusuário para música, cinema e redes sociais, tornando-se a primeira plataforma de distribuição digital a ser endossada pelo Metallica, um dos mais ferrenhos opositores do Napster e do compartilhamento de conteúdo online. Com o apoio de empresas como a IBM e o Metallica, e ambientes online inovadores para longas-metragens como a Pearl Harbor da Disney, os mundos virtuais 3D da Textor estavam entre os primeiros ambientes de jogos e realidade virtual multiusuário baseados na Internet e na indústria do entretenimento, pavimentando coletivamente o caminho para centenas de jogos multiplayer massivos e aplicativos de música para download a seguir", diz o texto.
Em outro ponto de sua biografia, é mostrado um pouco sobre seu envolvimento com a indústria de shows no formato de hologramas.
"Em 2013, fundou a Pulse Evolution Corporation (PLFX), uma empresa inovadora e líder no desenvolvimento de humanos digitais hiper-realistas para performances holográficas ao vivo, realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial. John Textor tornou-se amplamente creditado como o pioneiro da nova indústria de entretenimento holográfico, responsável pela aparição de Virtual Tupac Shakur em 2012 no Coachella Valley Music Festival e pela apresentação de Virtual Michael Jackson no Billboard Music Awards de 2014, gerando mais de 100 milhões de visualizações do YouTube e 98 bilhões de impressões na Internet em todo o mundo. Em 2015, Textor e suas celebridades holográficas alcançaram o ‘status da cultura pop’ quando ele e seu parceiro do Pulse, Frank Patterson, foram parodiados no episódio ‘Happy Holograms’ da comédia animada de sucesso global South Park", completa o texto.
Metallica x Napster
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
Lançado no Brasil "Tornado Of Souls", último volume da trilogia de Martin Popoff sobre o thrash
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
"Foi um erro", diz Scott Ian (Anthrax) sobre demissão de Joey Belladonna nos anos 1990
10 discos essenciais do thrash metal oitentista, segundo a Metal Hammer
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
O erro cometido pelo Pink Floyd e pelo Oasis em seu auge, que condenou o futuro de ambos
Paul Simon escolhe o maior vocalista de todos os tempos e diz que ninguém chegou perto
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
O baterista que James Hetfield achou "terrível" na primeira vez em que ouviu tocar
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
As 10 melhores músicas do Behemoth, segundo a Metal Hammer

O mundo deveria ter ouvido Lars, do Metallica, na batalha contra o Napster
Lars Ulrich, do Metallica, fez as pazes com Sean Parker, do Napster?
James Hetfield: refletindo sobre a disputa com o Napster
As tretas passadas dos guitarristas do Metallica, "St. Anger" e "Napster"
Metallica: 335.000 fãs banidos na batalha contra o Napster
Bruce Dickinson: ele concorda com Lars Ulrich sobre o Napster
Metallica: "ainda estamos certos sobre o Napster", diz Kirk Hammett
Metallica: se arrependendo de ter processado o Napster
Quando Belchior concordou plenamente com o Metallica, mas de nada adiantou

O hit do Metallica em que James Hetfield se revolta sobre como sua mãe morreu
5 músicas que os próprios compositores consideram as piores que já escreveram
De Guns N' Roses a Cannibal corpse, os melhores discos de 1991, segundo a Metal Hammer
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
A grande diferença entre Metallica e Guns N' Roses, segundo Matt Sorum
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
5 bandas que todo fã sente inveja de quem viu ao vivo na formação clássica
Como Dave Mustaine entrou para o Metallica, segundo ele mesmo


