John Textor, novo dono do Botafogo, se envolveu com Metallica no caso Napster
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de janeiro de 2022
O investidor americano John Textor ganhou as páginas das editorias de esportes no Brasil recentemente ao comprar 90% do Botafogo e prometer investimento de R$ 400 milhões no clube carioca. O que pouca gente sabe é que, na década de 1990, o empresário chegou a atuar no ramo da música e fundou uma empresa que propunha novas formas de distribuição digital de música.
De acordo com a biografia de John Textor, que aparece em seu site oficial, a Jester Digital Corporation foi a primeira empresa de distribuição de conteúdo digital a ser endossada pelo Metallica, banda que ficou famosa por ser veemente contra a Napster e sua política de compartilhamento de músicas on-line.
"Em 1999, em uma época em que grandes gravadoras e estúdios de cinema estavam rejeitando todas as formas de distribuição digital, o Napster era tratado mais como um 'réu' do que como um pioneiro. Nesse período, a startup da Textor, Jester Digital Corporation, criou uma plataforma 3D baseada na internet. Era um mundo virtual multiusuário para música, cinema e redes sociais, tornando-se a primeira plataforma de distribuição digital a ser endossada pelo Metallica, um dos mais ferrenhos opositores do Napster e do compartilhamento de conteúdo online. Com o apoio de empresas como a IBM e o Metallica, e ambientes online inovadores para longas-metragens como a Pearl Harbor da Disney, os mundos virtuais 3D da Textor estavam entre os primeiros ambientes de jogos e realidade virtual multiusuário baseados na Internet e na indústria do entretenimento, pavimentando coletivamente o caminho para centenas de jogos multiplayer massivos e aplicativos de música para download a seguir", diz o texto.
Em outro ponto de sua biografia, é mostrado um pouco sobre seu envolvimento com a indústria de shows no formato de hologramas.
"Em 2013, fundou a Pulse Evolution Corporation (PLFX), uma empresa inovadora e líder no desenvolvimento de humanos digitais hiper-realistas para performances holográficas ao vivo, realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial. John Textor tornou-se amplamente creditado como o pioneiro da nova indústria de entretenimento holográfico, responsável pela aparição de Virtual Tupac Shakur em 2012 no Coachella Valley Music Festival e pela apresentação de Virtual Michael Jackson no Billboard Music Awards de 2014, gerando mais de 100 milhões de visualizações do YouTube e 98 bilhões de impressões na Internet em todo o mundo. Em 2015, Textor e suas celebridades holográficas alcançaram o ‘status da cultura pop’ quando ele e seu parceiro do Pulse, Frank Patterson, foram parodiados no episódio ‘Happy Holograms’ da comédia animada de sucesso global South Park", completa o texto.
Metallica x Napster
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
Os álbuns do Nightwish que Tuomas Holopainen mais gosta e o que menos aprecia
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
A opinião de Ozzy Osbourne sobre o álbum "Seventh Star", do Black Sabbath
A única banda dos anos 1960 que a indústria não sacaneou, segundo Paul Rodgers
O disco de metal extremo que é um dos preferidos de Rob Halford
Tears for Fears anuncia reedição deluxe do álbum "The Seeds of Love"
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
O mundo deveria ter ouvido Lars, do Metallica, na batalha contra o Napster
Lars Ulrich, do Metallica, fez as pazes com Sean Parker, do Napster?
James Hetfield: refletindo sobre a disputa com o Napster
As tretas passadas dos guitarristas do Metallica, "St. Anger" e "Napster"
Metallica: 335.000 fãs banidos na batalha contra o Napster
Bruce Dickinson: ele concorda com Lars Ulrich sobre o Napster
Metallica: "ainda estamos certos sobre o Napster", diz Kirk Hammett
Metallica: se arrependendo de ter processado o Napster
Quando Belchior concordou plenamente com o Metallica, mas de nada adiantou
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
5 clássicos do metal que escondem letras bem menos assustadoras do que o som
Jeff Walker e Bill Steer são como James Hetfield e Lars Ulrich do Carcass
5 músicas de metal em que o baixo é mais legal do que a guitarra
Loudwire lista os 35 melhores discos de metal de 1991 e inclui brasileiro


