O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Por João Renato Alves
Postado em 27 de novembro de 2025
Ronnie James Dio e Cozy Powell fizeram história juntos na segunda metade dos anos 1970, gravando os álbuns "Rising" (1976) e "Long Live Rock 'n' Roll" (1978) no Rainbow – além do ao vivo "On Stage" (1977). O vocalista também participou do trabalho de estreia do grupo de Ritchie Blackmore. Poderíamos imaginar que os reunir no Black Sabbath não seria uma má ideia. No entanto, não poderia ter dado mais errado.
No início dos anos 1990, houve uma tentativa de reconduzir Ozzy Osbourne ao papel de frontman da banda. A Reprise Records, subsidiária da Warner nos Estados Unidos, só apostaria novamente no grupo caso o Madman estivesse presente. Com uma carreira solo muito mais bem-sucedida que seus antigos colegas, o marido de Sharon até conversou sobre o assunto, mas não quis apostar as fichas no projeto.
Black Sabbath - Mais Novidades

A gravadora aceitou, então, que Ronnie James Dio pudesse ser o cantor novamente, com Geezer Butler reassumindo o baixo. Para a bateria, Cozy Powell seria mantido, após a então recente boa parceria com Tony Iommi. Foi justamente aí que tudo foi por água abaixo, como o guitarrista recordou em sua autobiografia, "Iron Man".
"Foi meio esquisito, porque Ronnie e Cozy tinham tocado juntos no Rainbow e não se davam lá muito bem. No fim das contas, acabamos ficando com Cozy, de qualquer maneira, e começamos a compor material para o que viria a se tornar o 'Dehumanizer'. Foram tempos dificeis, porque já tínhamos ensaiado com Tony Martin, que agora precisava sair da banda. Não era muito justo com ele. Fizemos ótimos albuns com Tony, mas todo mundo estava animado com a ideia de Ronnie estar de volta, ainda mais o pessoal da gravadora e também nossos empresários. De certa forma, voltamos à formação antiga, exceto pelo fato de que agora Cozy estava na bateria."
A coisa chegou ao ponto de Powell considerar a possibilidade de partir para o confronto físico, como recordou o único membro presente em todas as formações do grupo. "No entanto, foi simplesmente horrível. Dava para sentir o conflito entre nosso vocalista e nosso baterista. Ronnie estava puto por Cozy estar na banda e me lembro de Cozy dizer: 'Se esse babaca se dirigir a mim, vou encher a cara dele de porrada.'"
A saída foi desmontar o projeto por um certo tempo e reconvocar Tony Martin. No entanto, a Reprise não estava disposta a ceder mais uma vez e exigiu o retorno de Ronnie. Com isso, o Black Sabbath resgatou Vinny Appice para a bateria, ressuscitando a formação de "Mob Rules" (1981) e "Live Evil" (1982).
"Ronnie voltou para Los Angeles e aí chamamos Tony Martin e ensaiamos um pouco com ele. Ronnie voltou de novo e substituiu Tony. Esses ensaios foram uma grande confusão. Depois o cavalo de Cozy teve um ataque cardíaco, caiu por cima dele e quebrou seu quadril, o que o tirou de jogada por um bom tempo. Se não fosse algo tão horrível de se falar, dava para dizer que o acidente foi um mal que veio para o bem. Eu amava Cozy e ele era um grande amigo, mas é preciso que a combinação em uma banda seja adequada. Já tínhamos bastante conflitos com todo o resto, de qualquer forma, então algo tinha de ser estável. Trazer Vinny de volta foi a resposta óbvia para todos os nossos problemas."
"Dehumanizer" saiu em 1992 e agradou os fãs. No entanto, à época da turnê, o ambiente já estava péssimo entre os envolvidos. Quando Tony Iommi e Geezer Butler aceitaram participar dos primeiros shows de despedida de Ozzy, foi a gota d'água para Dio, que pulou fora. Rob Halford (Judas Priest) assumiu o microfone nas duas apresentações.
Cozy Powell voltaria ao Black Sabbath em 1995, participando de "Forbidden", considerado de forma quase unânime o pior disco da carreira da banda. Dois anos mais tarde, o baterista morreria em um acidente de carro.
A formação de "Dehumanizer" se reuniria novamente em 2006, usando o nome Heaven and Hell. O período rendeu o álbum de estúdio "The Devil You Know" (2009), além de dois registros ao vivo. Permaneceriam juntos até 2010, quando Ronnie faleceu em decorrência de um câncer no estômago.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Angra traz "Rebirth" de volta e deixa no ar se a formação atual ainda existe
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Fernanda Lira desabafa sobre ódio online e autenticidade: "não sou essa pessoa horrível"
Qual é a "vice-campeã" de plays em cada álbum do Iron Maiden? Veja a lista
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
O baterista que fez Bill Ward sonhar em "chegar lá", e que ele conheceu depois de muitos anos
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Charlie Sheen relembra encontro com Ozzy Osbourne em clínica de recuperação
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
As dez músicas dos Beatles que eram preferidas de Ozzy Osbourne
Músicos originais do Black Sabbath passariam o Natal juntos, revela Geezer Butler
Eloy Casagrande comenta genialidade e falta de técnica que cobrou um preço de Bill Ward
Black Sabbath: O acidente que tirou as pontas dos dedos de Iommi


