Metallica: o mundo deveria ter ouvido Lars na batalha contra o Napster

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Nacho Belgrande, Fonte: Playa Del Nacho
Enviar correções  |  Comentários  | 

O baterista do METALLICA, LARS ULRICH, parou de fazer entrevistas como essa muito tempo atrás; ele simplesmente ficou queimado demais com toda a reação do público no caso Napster. E muitos anos depois, os artistas ainda estão apavorados em tomar partido desse modo, por medo de perderem os fãs. Mas olhando essa entrevista com CHARLIE ROSE, entremeio à guerra do Metallica com o Napster, torna-se óbvio que várias questões relacionadas foram enterradas.

13 acessosMetallica: vídeo oficial de "Sad But True" no Canadá5000 acessosIron Maiden: a fotografia de "The Final Frontier"

E a batalha pelos corações e mentes dos fãs de música fora perdida…

Charlie Rose: as pessoas dizem que você está tentando parar a tecnologia, e que você não pode fazer isso.

Lars: Não, você não pode mesmo, e sabemos disso. Então o que estamos tentando fazer é sermos os primeiros artistas a basicamente bater o pé e dizer, ‘esperem aí. Um segundo. Vamos sentar, e lidar com isso’, e tentar criar um debate público sobre como controlar isso pro futuro.

E também, no departamento legal, irmos atrás do Napster e mostrar às outras empresas iniciantes que se fornecerem serviços desse tipo, que elas terão pessoas como o Metallica, com bolsos bastante cheios e que são bastante tenazes e emocionalmente fincados nas suas costas o tempo todo, e se isso for algo que você quer ir atrás, então basicamente…

Rose: Você acha que esse é o primeiro passo num caminho escorregadio…

Ulrich: Sim…

Rose: … E que levará à perda total de controle por parte dos artistas.

Ulrich: e não só os músicos, todos os artistas que criam algo do nada, com certeza.

…mais tarde, abordando questões sugeridas por Chuck D [PUBLIC ENEMY], e mais uma vez em uma entrevista com Rose…

A maioria do que você está dizendo trata das gravadoras sendo essas entidades gananciosas, famintas por dinheiro, blá, blá, blá. Lembre-se de uma coisa: eu posso te garantir, não há ninguém no Napster que esteja fazendo isso por caridade para a humanidade. Há investidores por trás do Napster, e há pessoas contando os dias até que o Napster entre na bolsa e todo mundo faça milhões de dólares com o trabalho delas.

Há milhões de dólares envolvidos em tecnologia, assim como há milhões de dólares envolvidos nos males da indústria fonográfica como você a descreve.

“E se os chefes das gravadoras não pegarem o dinheiro, então o pessoal da internet vai pegar o dinheiro, alguém vai lucrar com isso. E se não for o artista, alguém vai lucrar ilegalmente com isso.”

Eu só acho que é ignorante dizer que só porque você tira algo da gravadora, e do ramo musical, e dá na mão dessas outras pessoas que vão fazer uma fortuna disponibilizando isso de outro modo, que ninguém vai lucrar com isso. Isso é ignorância.

Chuck D: Mas você não está chorando sobre a indústria do radio fazendo dinheiro. A indústria radiofônica sim, de fato…

Lars: mas eu não estou choramingando pela indústria musical fazer dinheiro em cima de mim, porque ela investiu em mim. Fred Durst senta lá e diz, ‘eu acredito no Napster e quero ir contra as gravadoras’, bem quem pagou pelo seu vídeo de ‘Nookie’? Quem pagou os 600 mil de modo que você pudesse ter seu vídeo executado na MTV pra fazer você vender 8 milhões de cópias? Você não pagou por isso do seu bolso.

Comente: Na sua opinião, Lars estava certou ou errado na batalha contra o Napster?

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

1507 acessosMetallica move ação contra o Napster1482 acessosNikki Sixx versus Metallica no caso Napster414 acessosLars Ulrich depõe no caso Napster290 acessosMetallica e Napster fazem as pazes4957 acessosIron Maiden: Dickinson não concordou com Metallica sobre Napster2862 acessosMetallica: "briga com Napster não era por dinheiro"5000 acessosMetallica: Lars continua orgulhoso da destruição do Napster5000 acessosMetallica: criador do Napster pode virar chefe da banda4864 acessosMetallica: Lars Ulrich faz as pazes com Sean Parker, do Napster?1429 acessosMetallica: documentário mostra Lars Ulrich depondo contra Napster5000 acessosJames Hetfield: refletindo sobre a disputa com o Napster5000 acessosMetallica: James e Kirk e as tretas passadas, St. Anger, Napster1926 acessosLars Ulrich: detestava o Napster, mas ama o Spotify2213 acessosDave Lombardo: Lars foi "esperto" por lutar contra a Napster2798 acessosMetallica: 335.000 fãs banidos na batalha contra o Napster851 acessosMetallica: catálogo completo da banda está de volta ao Napster1746 acessosMetallica: Após 17 anos, banda chega a um acordo com o Napster

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 28 de novembro de 2012
Post de 28 de novembro de 2012
Post de 27 de março de 2017

Cliff BurtonCliff Burton
Dono de QI elevado, ele começou no baixo graças à TV

13 acessosMetallica: vídeo oficial de "Sad But True" no Canadá25 acessosMetallica: vídeo oficial de "Motorbreath" no Canadá1120 acessosFree Metal: super herói viraliza tocando Metallica pra vizinhança1072 acessosMetallica: o que James achou das camisetas de Kylie/Kendall Jenner1552 acessosMetallica: Cartazes edição limitada serão vendidos nessa quinta0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Metallica"

Jason NewstedJason Newsted
Explicando por que acabou com a banda Newsted

MetallicaMetallica
James e Lars têm pontos de vista políticos diferentes

LoudwireLoudwire
10 incríveis façanhas com baterias

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Metallica"

Iron MaidenIron Maiden
A fotografia estranha de "The Final Frontier"

Para tocarPara tocar
O que são tablaturas e como usá-las?

GuitarristasGuitarristas
Os 10 maiores dos anos 80 segundo a revista Fuzz

5000 acessosJared Leto: a reação ao se ver no papel do Coringa5000 acessosMas afinal... o que é rock progressivo?5000 acessosPink Floyd: as brincadeiras e enigmas nas capas dos álbuns5000 acessosIron Maiden, História e Caos: o álbum Killers3856 acessosTop 10: unanimidades entre os álbuns de rock ao vivo5000 acessosDef Leppard: Phil Collen comenta audição para o Iron Maiden

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online