RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio

Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida

O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil

Max Cavalera aborda no Soulfly a sua conexão com as favelas do Brasil

A defasagem do mercado do metal brasileiro, segundo produtor que mora nos EUA

16 dicas da BangerTV para novembro, com um destaque brasileiro

O que Ringo Starr dizia de seu antecessor; "nunca senti que ele fosse um grande baterista"

O cantor "pretensioso" com quem Mick Jagger disse que jamais soaria parecido

O dia em que o jogador Creedence Clearwater Couto conheceu o Creedence Clearwater Revisited

Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt

A influência subliminar que Slash admite em seu trabalho; "eu gostava quando criança"

Robert Plant conta como levou influência de J. R. R. Tolkien ao Led Zeppelin

Candidata a Miss Mundo Chile leva death metal ao concurso de beleza

Pede música no Fantástico! Morrissey cancela show no Brasil pela terceira vez

Gus G explica por que Ozzy ignorava fase com Jake E. Lee na guitarra


ACDC 2026
Stamp

"Todo mundo está tentando sobreviver": vídeo viral defende Angraverso e cutuca fã saudosista

Por
Postado em 06 de novembro de 2025

Um novo tributo ao legado de Andre Matos reacendeu uma velha discussão no cenário do metal brasileiro. Anunciado com Thiago Bianchi (vocal), Edu Ardanuy (guitarra), Dani Matos (baixo) e Aquiles Priester (bateria), o projeto All Stars pretende celebrar a obra do maestro com uma série de apresentações e gravações especiais. A proposta é revisitar os grandes clássicos do Angra, Shaman e da carreira solo de Andre - nomes que, até hoje, movimentam multidões e despertam paixões intensas entre os fãs.

Mas, junto da empolgação, veio também a polêmica. Em uma live recente, Milton Mendonça, coprodutor do Prog Power USA, viralizou ao comentar o grande número de projetos e tributos ligados ao chamado "Angraverso" - o universo musical que orbita o legado de Andre Matos e seus ex-companheiros. Para Milton, "tá todo mundo querendo encher o bolso", uma afirmação que gerou debates nas redes e inspirou uma longa reflexão do canal Ibagenscast, apresentado por Manu.

Angra - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Site Oficial
Foto: Site Oficial

Novo tributo a Andre Matos?

No vídeo, Manu reconhece que o comentário de Milton soou provocativo para alguns fãs, mas defende que ele reflete uma realidade natural da profissão. "Não devia chocar quando alguém diz que está trabalhando para encher o bolso. Mas no Brasil isso ainda causa espanto, talvez pela nossa tradição católica, que associa o dinheiro à culpa. Em países de matriz protestante, isso é visto com naturalidade. Lá, o lucro é parte da ética do trabalho."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O criador do canal prossegue argumentando que os músicos precisam viver de música - e que homenagear o passado não deveria ser visto como um problema. "Esses artistas fizeram parte desse legado. O Edu Falaschi cantou e compôs com o Angra por mais de uma década. O Aquiles Priester foi peça-chave daquela fase. Os irmãos Mariutti ajudaram a escrever a história do Shaman. É legítimo que eles celebrem isso. Eles estão apenas trabalhando."

Um dos pontos mais interessantes do vídeo está na análise sobre as expectativas do público. Manu afirma que muitos fãs cobram "inovação" dos veteranos, mas se esquecem de que esses músicos já cumpriram seu papel criativo na história do metal nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Esses caras já escreveram seus legados. Não dá pra esperar que reinventem a roda. E, mesmo assim, eles continuam produzindo. O Luiz Mariutti lançou disco solo de baixo, o Hugo Mariutti vem lançando trabalhos autorais incríveis, o Thiago Bianchi mantém o Noturnall. O problema não é falta de material novo, é que o público quer reviver a magia da Nova Era."

Para o apresentador, a persistência dos tributos reflete mais a nostalgia dos fãs do que a falta de criatividade dos artistas. "O público sente falta de Andre Matos, da formação clássica, do Rebirth, da fase Nova Era. É uma carência afetiva, não uma carência de ideias."

Tributo ao Angra e Shaman?

Manu também aproveita o vídeo para relembrar bandas que nasceram justamente desse esforço de renovação - e que acabaram ofuscadas pela própria sombra do Angra e do Shaman.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"O Almah foi deixado de lado. O Hangar, idem. O Noturnall continua, mas o Thiago Bianchi está fazendo turnê tributo a Andre Matos em vez de rodar o país com a própria banda. Por quê? Porque é mais rentável."

E ele vai além: lembra que o próprio Andre Matos enfrentou essa resistência. "Quando o Andre lançou o Symfonia, as casas estavam vazias. A carreira solo dele teve bons momentos, como no Time to Be Free, mas só voltou a lotar com o Turn of the Lights, quando tocou o Angels Cry na íntegra. Ou seja: nem ele conseguia escapar da força da nostalgia."

Na parte final do vídeo, Manu chega à conclusão de que o fenômeno diz mais sobre os fãs do que sobre os artistas. "O Angraverso ainda vende muito, e isso diz tudo sobre o público. Eu entrevisto bandas novas, excelentes, e quase ninguém assiste. Se eu coloco Edu Falaschi ou Rafael Bittencourt na thumb, bomba. Isso mostra que o público quer o conhecido, o que traz conforto, não o novo."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ele cita exemplos de bandas que lançaram ótimos trabalhos recentes - Abstracted, As The Palaces Burn, Aura Control, Jack the Joker, Thiago Masseti, Jéssica Falk, Helena Nagata -, mas que não conseguem colocar 500 pessoas num show.

"O pessoal quer Angra, quer Nova Era, quer Carry On. Mas tem muita coisa boa sendo feita agora. Vamos ouvir também o novo, apoiar o presente, sem abandonar o passado."

"No fim das contas," conclui Manu, "todo mundo está tentando sobreviver. E se é pra continuar celebrando Andre Matos, que seja com respeito, qualidade - e sem culpa de encher o bolso."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Grave Digger


publicidadeLuis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Gustavo Maiato

Jornalista, fotógrafo de shows, youtuber e escritor. Ama todos os subgêneros do rock e do heavy metal na mesma medida que ama escrever sobre isso.
Mais matérias de Gustavo Maiato.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS