Rafael Bittencourt responde a críticas: "Não parei com o Angra porque sou burro"
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de setembro de 2025
Ser chamado de "burro" pelo visto não é novidade para Rafael Bittencourt quando o assunto é sua relação com o Angra. Em participação no canal do Maurício Alabama, o guitarrista e fundador da banda brasileira de power metal comentou sobre as críticas que recebe desde que anunciou uma pausa na carreira do grupo.
Segundo Bittencourt, muitos fãs não entendem sua decisão e questionam os motivos de se afastar de algo que garante sua sobrevivência financeira. "Eu dependo financeiramente, hoje eu dependo do Angra. Ah, mas então por que você parou? Você é burro. É porque muita gente fala isso, né? Pensa isso", relatou.

O músico rebateu a ideia de que a pausa teria sido um erro de cálculo. Para ele, a decisão está ligada à vulnerabilidade de depender exclusivamente de uma banda que envolve diversos integrantes e interesses. "O Angra depende de pessoas, da vontade delas, e essas pessoas também têm outros projetos. Então eu acabo dependendo de um negócio que é, de certa forma, frágil. Eu não posso falar: 'Vamos fazer uma turnê agora', precisa do entendimento de todos", explicou.
O hiato do Angra
Diante disso, Bittencourt reforçou a importância de investir em outras frentes criativas. Seu principal foco tem sido o Amplifica, plataforma que reúne conteúdo musical, concursos para bandas novas e projetos ainda em desenvolvimento. "Eu não quero depender tanto do Angra, porque eu também não quero ficar vulnerável. Preciso de algo mais estável. O Amplifica vai ser o centralizador das minhas operações", afirmou.
O guitarrista detalhou planos para transformar o Amplifica em um selo, uma agência de criação de conteúdo e até em um reality show musical. Além disso, citou outros projetos paralelos, como o Bittencourt Project e um tributo pessoal chamado Hálas. "Tem um monte de ideia que eu preciso colocar pra rodar. Essa pausa do Angra também é para a gente se reorganizar. Há problemas com direitos autorais, relações com membros e diferentes projetos. O Angra precisa de um tempo para se fortalecer, para ser menos vulnerável", completou.
Confira a entrevista completa abaixo.
Angra anuncia pausa nas atividades e tour do Temple Of Shadows
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters
Floor Jansen canta Metallica com a Banda de Fuzileiros Navais da Marinha Holandesa
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
O guitarrista mais subestimado de todos os tempos, segundo Scott Ian
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
10 rockstars que fizeram mais sucesso depois de serem demitidos da banda, segundo a Loudwire
O álbum de 1973 que Brian May nunca conseguiu ouvir sem frustração
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
O guitarrista que Tony Iommi considera "incopiável"; "diferente e único"
Frank Beard, baterista do ZZ Top, morre aos 77 anos de idade
Primal Fear anuncia título do novo álbum de estúdio, que sai em 2027
Ideia de despedida do Sepultura partiu de Andreas Kisser, explica Derrick Green
Butcher Babies anuncia novo álbum de estúdio, "Nightbloom"

O integrante que mais depende financeiramente do Angra, segundo Rafael Bittencourt
Por que Angra entrará em hiato e como banda recebeu notícia, segundo Marcelo Barbosa
Angra anuncia "período sabático" e turnê de 20 anos de "Temple Of Shadows"
Angra anuncia as primeiras datas da tour que comemora 20 anos de "Temple Of Shadows"
Opinião: Com Angra e Sepultura fora de atividade, Crypta vira maior banda de metal do Brasil?
Kiko Loureiro explica para Rafael Bittencourt como a pausa do Angra deve ser para dar certo
Show do Angra em São Paulo será "o último nos moldes atuais", revela Rafael Bittencourt
Porque o Angra fez o que o Sepultura não teve coragem, por Regis Tadeu

"Rebirth", do Angra, é citado em lista de álbuns essenciais do prog metal
ShamAngra lança performance ao vivo de "Make Believe"
5 bandas que todo fã sente inveja de quem viu ao vivo na formação clássica
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Canal gringo esmiúça "Carolina IV" do Angra: "Tem todos os instrumentos aqui!"
A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo


