Kiko Loureiro explica para Rafael Bittencourt como a pausa do Angra deve ser para dar certo
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de maio de 2025
Durante participação no podcast Amplifica, apresentado por Rafael Bittencourt, o guitarrista Kiko Loureiro falou abertamente sobre a importância de pausas estratégicas para a saúde criativa e pessoal de uma banda como o Angra.
Angra - Mais Novidades
Kiko, que integrou o Angra e depois partiu para uma longa jornada com o Megadeth, disse entender bem o desejo de explorar novos caminhos. "Eu entendo, cara. É bom, porque às vezes você tem vontade de fazer outras coisas. Eu fiz essa parada do Angra, fui para o Megadeth, viver outras coisas, tocar com outras pessoas."

Mesmo enquanto fazia parte do Angra, ele já buscava experiências paralelas. "Gravei meu álbum solo, toquei com músicos diferentes... sempre vi valor em sair um pouco da rotina da banda. Isso oxigena a criatividade."
Para Kiko, essas pausas não apenas evitam o desgaste emocional como também fortalecem os laços entre os integrantes. "Acho que dá um descanso, que nem você falou: estudar, fazer o que quiser. Acho que para a banda pode ser saudável. Só tem que planejar bem, saber quando parar e quando voltar."
Ele reforça que o mais importante é haver um plano claro. Essa é a receita da pauta de sucesso. "Pode ser um negócio curto ou mais longo. O que importa é ter uma ideia, um plano, pra banda e pra cada um saber como se organizar."

A comparação com a carreira de atletas surgiu naturalmente. "Pensa num esportista. O cara começa com 11, 12 anos. Com 30 e pouco já acabou. O músico não tem isso. Você vê o B.B. King, com 80 anos, tocando. A gente vive a música. Mas a pausa é legal. O Miles Davis parou por seis anos."
A pausa do Angra
As falas de Kiko ganharam ainda mais sentido com a explicação dada por Marcelo Barbosa, guitarrista do Angra, sobre o anúncio da pausa. Em publicação no Instagram, Barbosa esclareceu que a decisão foi tomada em comum acordo entre os integrantes.
"Apesar de termos conversado exaustivamente sobre a pausa, na correria acabei esquecendo que o anúncio era hoje! Acordei com um bombardeio de mensagens na minha caixa de entrada," escreveu.

Segundo Barbosa, o motivo não está ligado a desentendimentos. "Está tudo ótimo. Estamos com vontade de fazer outras coisas. A agenda está muito apertada. Mas todos estão bem." O guitarrista destacou ainda que o anúncio oficial foi pensado como forma de organização. "É algo que poderia ter sido feito sem nenhum anúncio, simplesmente parando de marcar shows, mas é importante para podermos nos programar."
Confira a entrevista completa.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps