Show do Angra em São Paulo será "o último nos moldes atuais", revela Rafael Bittencourt
Por João Renato Alves
Postado em 12 de junho de 2025
Na última quarta-feira, 11 de junho, Rafael Bittencourt, guitarrista do Angra, recebeu integrantes do Viper em seu podcast, o Amplifica. As duas bandas realizarão uma sequência de shows juntas nos próximos meses. O derradeiro acontece dia 3 de agosto, em São Paulo, no Tokio Marine Hall.
Angra - Mais Novidades
Ao falar sobre o evento, o músico fez uma revelação: além da parada já anunciada pelo grupo, ele representará o fim de um ciclo. "Vai ser o último show do Angra, pelo menos nos moldes atuais. A ideia é dar uma parada e focar em outros projetos, que todos têm. Tenho o Bittencourt Project, que está em uma gaveta. O Amplifica é o que mais demanda hoje em dia. Também tenho um projeto de música infantil, que eu quero dar mais força. Ainda há collabs com outros artistas. São várias coisas que quero fazer e, se não for agora que ainda tenho pique, não vai ser nunca. E eu não quero transformar esses planos em frustrações."
Rafael ainda resolveu ter precisado fazer uma opção entre a banda e o podcast. "Esse ano eu tive que escolher entre o Amplifica e o Angra. Com a minha separação do Grupo Flow, que foi numa boa, mas me sobrecarregou de responsabilidades, junto com a mudança de casa e estúdio, foi um caos. E o Angra não dá pra aparecer só na hora do show, tem que estudar e se dedicar pra entregar direitinho. Isso gera outra frustração, pois tenho vontade de estudar e não tenho tempo mais."
Bittencourt não teme que uma parada de dois anos acabe ofuscando o legado construído pela banda. "Quando a gente voltar para fazer um show vai ser como se não tivesse parado. Já o Amplifica não tinha como parar."
Em relação aos colegas, o guitarrista deixou claro que cada um pensa de um jeito. "A maioria não depende do Angra. Eles têm outras coisas e o Angra agrega a suas carreiras. Eu sou quem mais vive a banda. E quando não tem atividades, eu sou quem fica na mão. Então, é uma sensação de não ter controle. Precisei criar uma situação em que também não dependa. Quando a gente se reencontrar, será por vontade de fazer, não por um desespero, necessidade ou urgência."
No entanto, o músico reconheceu que a parada não foi unanimidade. "Alguns não queriam parar, discordam, achavam que esse não era o momento, pois estávamos fazendo shows no Japão, recuperando o prestígio. Eu já queria há um tempo, pois foram muitas mudanças e revoluções dentro da banda que foram muito duras. E eu fui resiliente para manter o legado. Nunca quis parar em momentos de dificuldade, como troca de formação ou brigas. Agora, que as coisas estão harmonizadas, acho perfeito para parar."
Rumores sobre o futuro do Angra seguem pipocando online, basicamente como especulações. Os próprios envolvidos ainda não planejaram reuniões de antigas formações ou a retomada com os integrantes atuais.
Angra anuncia pausa nas atividades e tour do Temple Of Shadows
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Brasileira conta como está sendo o primeiro ano como vocalista do Battle Beast
Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
Morphine anuncia álbum inédito 26 anos após seu fim
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Rock in Rio quer o nome do rock, mas não seu compromisso
A música que fracassou em inglês e virou um hit nacional dos anos 1960
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Engenheiros do Hawaii - A reunião que não acontece
Como "Leave Home", dos Ramones, mudou a vida do guitarrista Marty Friedman
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
De Black Sabbath a Elis Regina, os 10 discos que mudaram a vida de Kiko Loureiro
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
Angra anuncia "período sabático" e turnê de 20 anos de "Temple Of Shadows"
O motivo que levou Angra a decretar pausa na carreira, segundo Marcelo Barbosa
Angra anuncia as primeiras datas da tour que comemora 20 anos de "Temple Of Shadows"
Opinião: Com Angra e Sepultura fora de atividade, Crypta vira maior banda de metal do Brasil?
Rafael Bittencourt comenta hiato do Angra: "Temos muito para viver juntos"
Kiko Loureiro explica para Rafael Bittencourt como a pausa do Angra deve ser para dar certo
Porque o Angra fez o que o Sepultura não teve coragem, por Regis Tadeu
Família de Andre Matos pede que fãs não façam conteúdos de IA com sua imagem
Bruno Valverde, baterista do Angra, chama Ronaldo Fenômeno de "mestre absoluto"


