A formação que o Angra vai ter quando retornar do hiato, segundo Rafael Bittencourt
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de agosto de 2025
O Angra fez uma pausa em sua carreira. Após uma turnê comemorativa pelos 20 anos do disco "Temple of Shadows" (2004), a banda encerrou temporariamente suas atividades no domingo dia 3 de agosto, com um show no Tokio Marine Hall, em São Paulo.
Angra - Mais Novidades
A decisão pelo hiato, segundo os músicos, não veio de um momento de crise — ao contrário, foi tomada enquanto o grupo atravessa uma de suas melhores fases em termos de entrosamento, maturidade e criatividade. Em entrevista à Igor Miranda da Rolling Stone Brasil, o guitarrista e fundador Rafael Bittencourt revelou que a ideia é que, quando o retorno acontecer, a formação atual seja mantida.
"A ideia é voltar com essa formação do Angra", afirma Bittencourt. "A pausa é pela quantidade de compromissos, turnês e shows. É um freio necessário. Mas se houver um convite legal, uma celebração especial, festival… estamos abertos. Isso não significa iniciar um novo álbum ou turnê agora, mas se for algo pontual, pode acontecer."
A formação atual do Angra é composta por Rafael Bittencourt, Felipe Andreoli (baixo), Fabio Lione (vocal), Marcelo Barbosa (guitarra) e Bruno Valverde (bateria). Embora três deles não tenham participado da gravação de "Temple of Shadows", todos participaram ativamente da turnê comemorativa, sendo elogiados pela entrega e pela interpretação respeitosa do repertório.
Durante a conversa, Bittencourt e Andreoli reforçaram que a pausa foi decidida para evitar um desgaste maior. Segundo eles, após uma sequência intensa de lançamentos, turnês e projetos paralelos, era hora de recarregar as baterias e dar atenção a outras áreas da vida. "Se está tudo tão bom, é melhor parar agora do que esperar implodir", observa Bittencourt. "Com 34 anos de história, nosso legado é forte. A pausa não é o fim. É preservação."
Felipe Andreoli acrescenta: "O que nos permite fazer essa pausa é o bom momento que estamos vivendo. Não fomos forçados a parar. É algo pensado, planejado e que todos entendem como necessário. E quando voltarmos, tenho certeza de que será ainda melhor."
A duração do hiato ainda é indefinida — dois ou três anos são cogitados, mas não há nada fechado. O que está claro, no entanto, é que o Angra quer retomar as atividades com a mesma força e unidade que construiu ao longo das últimas décadas. A pausa não representa um adeus, mas sim um "até logo". E, segundo Rafael Bittencourt, com a mesma formação.
Angra anuncia pausa nas atividades e tour do Temple Of Shadows
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
Frank Beard, baterista do ZZ Top, morre aos 77 anos de idade
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
O guitarrista mais subestimado de todos os tempos, segundo Scott Ian
Geddy Lee relembra o clássico do Rush que o levou ao "limite de minha extensão vocal"
Floor Jansen canta Metallica com a Banda de Fuzileiros Navais da Marinha Holandesa
Tony Iommi e Ozzy Osbourne se odiavam, segundo Geezer Butler
O megahit do hard rock que Regis Tadeu odeia apesar de adorar tocar na bateria
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Foo Fighters e Avenged Sevenfold tocam de madrugada no Rock in Rio; confira os horários
O clássico do Queen em que Freddie Mercury alcançou a nota mais alta de sua carreira
Ideia de despedida do Sepultura partiu de Andreas Kisser, explica Derrick Green
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Dave Mustaine não sabe o que fazer com músicas que sobraram do último álbum do Megadeth
A carta de fã que fez o Twisted Sister perceber que algo estava errado

Por que Angra entrará em hiato e como banda recebeu notícia, segundo Marcelo Barbosa
Angra anuncia "período sabático" e turnê de 20 anos de "Temple Of Shadows"
Angra anuncia as primeiras datas da tour que comemora 20 anos de "Temple Of Shadows"
Opinião: Com Angra e Sepultura fora de atividade, Crypta vira maior banda de metal do Brasil?
Rafael Bittencourt comenta hiato do Angra: "Temos muito para viver juntos"
Kiko Loureiro explica para Rafael Bittencourt como a pausa do Angra deve ser para dar certo
Show do Angra em São Paulo será "o último nos moldes atuais", revela Rafael Bittencourt
Porque o Angra fez o que o Sepultura não teve coragem, por Regis Tadeu

"Rebirth", do Angra, é citado em lista de álbuns essenciais do prog metal
ShamAngra lança performance ao vivo de "Make Believe"
5 bandas que todo fã sente inveja de quem viu ao vivo na formação clássica
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Canal gringo esmiúça "Carolina IV" do Angra: "Tem todos os instrumentos aqui!"
A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo


