Resenha - Punk - Anarquia Planetária e a Cena Brasileira - Silvio Essinger
Por Mário Orestes Silva
Postado em 13 de junho de 2015
Poucos livros foram lançados, até o momento, no Brasil abordando o punk como temática. Menos ainda escritos por brasileiros. Dentre estes, "Punk – Anarquia Planetária e a Cena Brasileira" do jornalista e crítico musical Silvio Essinger, merece destaque e recomendação especial por ser um tratado digno e exemplar de um sincero estudo sobre uma das mais controversas tribos urbanas de todos os tempos, em seu contexto social e musical.
A abordagem é feita num aspecto plenamente jornalístico, pra não dizer acadêmico, mas sem ser técnico suficiente para repelir o leitor leigo ou simpatizante do movimento em si. Ao contrário, a linguagem é acessível e clara a ponto de servir como orientação para iniciantes. A história já é conhecida por todos e os registros facilmente encontrados pra download. Contudo, o diferencial do livro, está no detalhismo e seriedade do autor. A cronologia lógica iniciada no proto punk com bandas como the Stooges, MC5, the Velvet Underground e New York Dolls é inevitável e essencial, mais ainda para a garotada que está se introduzindo no meio; o nascimento da estética assumida com Ramones e Sex Pistols; a cena brasileira (como bem colocada no sub título) e o panorama mundial atualizado (com a época de lançamento do livro, evidente). A apresentação do movimento punk nacional é extremamente minuciosa com as citações de nomes obrigatórios como Lixomania, Joelho de Porco, Restos de Nada, Garotos Podres etc., registro de eventos marcantes, como o lendário festival "Começo do Fim do Mundo", aforismos de integrantes e até letras de músicas que muito representam atemporalmente o punk rock. Ótimas fotos, discografia selecionada e índice remissivo completam a brochura que se encontra esgotada no estoque da editora. A propósito, este é um bom argumento para que seja pensada uma nova edição. Talvez até mesmo atualizada, visto que o autor ainda está em plena atividade.
Com um texto recheado de dados e informações, "Punk – Anarquia Planetária e a Cena Brasileira" não é apenas um grande livro de Silvio Essinger para a literatura musical do país, mas também um excelente ilustrador do movimento punk como um todo que, assim como qualquer fenômeno musical, sempre necessitará de um detalhado e sério registro jornalístico.
Editora 34, São Paulo, 1999, 224 páginas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
A melhor banda que Paul Stanley, vocalista do Kiss, já viu ao vivo
O clássico do Angra gravado por Andre Matos que é difícil de cantar, segundo Edu Falaschi
As bandas de metal que ficaram bem maiores do que o esperado, segundo o Reddit


A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
O rockstar dos anos 1970 que voltará ao Brasil após 34 anos: "Show longo e pesado"
A melhor música da história do punk rock, de acordo com o Heavy Consequence
As 10 maiores estreias do rock na década de 70, de acordo com a Classic Rock
Heavy Metal: A História Completa (Ian Christe)



