A única banda punk que Ozzy Osbourne respeitava e até gostava, embora detestasse o vocalista
Por Bruce William
Postado em 27 de julho de 2025
Quando o punk rock começou a ganhar força no final dos anos 1970, Ozzy Osbourne já era uma figura estabelecida na música pesada. Com o Black Sabbath, havia ajudado a pavimentar o caminho do heavy metal, criando uma base de fãs sólida, ao mesmo tempo em que colecionava críticas negativas. Por isso, ele nunca enxergou o punk como algo que ameaçasse seu espaço. Pelo contrário: via o movimento mais como um reflexo tardio do que o Sabbath já havia feito anos antes.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
"Era como o punk: quanto mais nos odiavam, mais os fãs nos amavam", comentou Ozzy ao rebater críticas que o Sabbath recebia desde os primeiros anos. Em tom de deboche, ele ainda completou: "As pessoas que não entendiam diziam: 'É uma merda.' Mas eu tenho discos de platina por toda a minha parede. Não pode ter sido tão ruim assim!".
Essa posição ficou ainda mais clara em 1978, durante entrevistas de divulgação do disco "Never Say Die!". Na época, o vocalista reclamava não apenas da rejeição da crítica, mas também dos rótulos que vinham sendo impostos ao Black Sabbath. "Quase acabamos porque fomos rotulados como heavy metal. Não entendo isso. O que significa heavy metal? É como o movimento punk. Foi uma grande ideia - era barato de produzir, e fazia dinheiro fácil com as gravadoras. No final das contas, nem eles mesmos lembravam do que tinham lançado."
Ozzy dizia não gostar de ser rotulado. Rejeitava o termo "astro" e fazia questão de se definir apenas como "um vocalista de rock n' roll". Com o tempo, passou a desconfiar até dos elogios que lia nos jornais. "Só uma vez me deixei levar por isso. Não mais. Eu nunca esperei ser bem-sucedido como vocalista de rock."
Apesar da resistência ao punk, havia uma exceção. "O punk foi um desdobramento do Sabbath. Era anti-establishment. A única banda deles que eu gostava era o Sex Pistols; aquele único álbum foi ótimo, capturou algo." Mas mesmo ao elogiar o disco, Ozzy não resistiu à provocação ao vocalista da banda. "Só que Johnny Lydon, seja qual for o nome dele, deveria parar de falar e fazer mais música."
Em 1986, quando o Metallica abriu sua turnê nos EUA e levou o thrash metal para o grande público, Ozzy foi perguntado sobre as novas vertentes do som pesado. A resposta foi surpreendente. "Eu não julgo ninguém. Sempre acho que, se o pessoal curte, é porque alguma coisa boa tem. [Mas] eu não gosto de algumas coisas: thrash metal é intenso demais para mim, e o punk pior ainda. É disso que não gosto."
Para ele, tanto o punk quanto o thrash tinham energia, mas perdiam em substância ou, pelo menos, não ofereciam nada que o velho Sabbath já não tivesse feito melhor. Ozzy via essas vertentes como ecos distorcidos do que sua própria banda já havia iniciado anos antes, com mais peso, mais intenção e menos pose. Ele reconhecia que havia público para esses estilos, mas, pessoalmente, achava tudo barulhento demais e com pouco a dizer. No fim das contas, aquilo soava como algo reciclado, agressivo por obrigação e sem a densidade sombria que marcou os primeiros riffs de Tony Iommi.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
Combat Records anuncia retorno global com foco na América do Sul
Axl Rose revela problema de saúde que tornou show do Guns N' Roses um desafio
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
Veja Ritchie Blackmore tocando "Smoke on the Water" com o Deep Purple após 33 anos
A música do Pink Floyd que fez Roger Waters mudar de discurso sobre ex-colega de banda
Os 10 discos essenciais do nu metal, segundo a Louder
Black Sabbath começou como um sexteto e tinha saxofonista em sua formação
Baterista não sabe até quando conseguirá tocar as músicas do Cannibal Corpse
Por que Glenn Hughes foi demitido do Black Sabbath, segundo Tony Iommi
Edu Falaschi reúne convidados nacionais e internacionais em superprodução em São Paulo
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo

A única banda Punk que Ozzy Osbourne gostou, apesar de criticar o vocalista

O ex-guitarrista de Ozzy que recusou convite para o show de despedida
De Guns N' Roses a Cannibal corpse, os melhores discos de 1991, segundo a Metal Hammer
Tony Iommi relembra a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne na véspera de sua morte
Slash e Ozzy Osbourne conversaram sobre trabalhar juntos novamente, mas não deu tempo
A melhor música de heavy metal lançada em 1980, segundo o Loudwire
Kurt Cobain recusou turnê com lenda do rock após vê-lo completamente bêbado
O melhor álbum e a melhor faixa do heavy metal de 1981, segundo a Noise Creep
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne
O vocalista que para Tony Iommi foi "a personificação do rock n roll" - Não é Ozzy ou Dio


