O melhor single do Oasis de todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de agosto de 2025
Durante a ascensão meteórica do Oasis nos anos 1990, a autoconfiança parecia ser um combustível inesgotável. A banda de Manchester acreditava firmemente que estava destinada a se tornar a maior do mundo — e, em certo momento, essa ambição encontrou respaldo na realidade.
Oasis - Mais Novidades
Em retrospecto, Noel Gallagher recorda que o caminho até a consagração incluiu noites em que a arrogância característica da banda soava quase cômica, como quando tocavam para 20 pessoas em pequenos clubes. Mas com o contrato assinado pela Creation Records e a composição de faixas como "Live Forever", o sonho de rivalizar até mesmo com os Beatles deixou de ser delírio para se tornar algo palpável.

O álbum "Definitely Maybe" (1994) mostrou um Oasis multifacetado. Canções como "Bring It On Down" remetiam à atitude debochada de John Lydon, enquanto "Shakermaker" carregava certo balanço blues. Já em "Cigarettes and Alcohol", a influência de Marc Bolan e do T. Rex era tão explícita que quase se confundia com homenagem.
Curiosamente, Noel não queria que "Cigarettes and Alcohol" fosse lançada como quarto single (via Far Out). "Eu não estava nada a fim da ideia. Pensei: ‘Quarto single? Não sei se é uma boa.’ Mas a gravadora lançou mesmo assim", contou o guitarrista em entrevista. A surpresa veio em seguida: "Estávamos em Detroit quando recebi uma ligação dizendo que não apenas tínhamos entrado nas paradas, mas que era o maior single que já tivemos. Lembro de desligar o telefone e pensar: ‘Agora sim. Isso vai ficar completamente insano.’"

Ainda sobre o álbum "Definitely Maybe", Noel disse com orgulho: "O primeiro álbum é a mais pura representação do que a gente era na época. É perfeito esse álbum! P*rra, é nota 10 de 10, perfeito. Pensando nele agora, acho que não mudaria uma única nota [...] ou qualquer outra coisa".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps