Black Sabbath: o bom e talvez último registro dos dinossauros
Resenha - 13 - Black Sabbath
Por Écio Souza Diniz
Postado em 31 de julho de 2013
Quando o BLACK SABBATH anunciou lá pelos finais de 2011 o retorno da formação original e a gravação de um novo álbum, um sorriso se estampou no rosto de muitos headbangers e promotores de eventos ao redor do mundo.
Como nem tudo são flores, poucos meses após este anúncio, Tony Iommi foi diagnosticado com linfoma (um tipo de câncer no sangue), o qual ele lutou e tem encarado com garra.
Ao se pensar que tudo estava resolvido com a melhora do guitarrista, Bill Ward confirmou sua não participação no retorno e com isso ainda mais se especulou sobre como seria o novo disco. Quem assumiria as baquetas? O retorno ocorreria assim mesmo? Pôs bem, Iommi, Ozzy e Geezer Butler recrutaram o baterista do RAGE AGAINST THE MACHINE, Brad Wilk (embora teria sido mais lógico alguém do porte de um Vinny Appice da vida), e em junho deste ano, "13" (o título também poderia ter sido mais criativo) foi lançado.
Black Sabbath - Mais Novidades
Para produzir o disco, o produtor Rick Rubin entrou em cena, chegando para os três remanescentes, tacando o primeiro disco da banda na mesa e falando a eles que se inspirassem nele para conceber um disco nos respectivos moldes, cuja pegada seria puramente anos 70.
Bom, de forma geral, "13" é um ótimo disco, mas Rubin já cometeu um grande erro abordando as coisas desta forma e vocês logo entenderão por quê.
O começo com "End of the beginning" retrata o clima da clássica música "Black sabbath". Não ficou ruim, mas ficou meio descarado. Neste aspecto de levada mais arrastada, "God is dead?" se saiu melhor, tendo como destaque as belas linhas do baixo de Butler, um toque de classe.
"Loner" dá um ar bem forte de "N.I.B", mas ainda prende a atenção. A fase de "Paranoid" (1970) é clara em "Zeitgeist", que seria uma "Planet caravan" revisitada. Em Age of reason e Life forever o clima começa arrastado e depois socam o pé no acelerador, com riffs martelados.
"Damaged soul" é a melhor em minha opinião, pois realmente conseguiram recriar anos 70 sem autocopia, evidenciando a pegada blues distorcida e suja, que moldou a banda no fim dos anos 60 ainda como EARTH. Nesta música o charme fica por conta das excelentes bases e solos de Iommi e a gaita de Ozzy.
Para fechar a edição simples do álbum, "Dear father" apresenta elementos que remetem a "Sabotage" (1975), com o vocal atuando em perfeita melodia e sincronia com os riffs da guitarra, encerrando com efeitos de trovões e chuva no típico estilo sombrio do Sabbath.
Mas e Brad Wilk? Ele conseguiu copiar relativamente bem a técnica de Bill Ward, dando conta do recado e posso dizer que fez um considerável trabalho.
Um bom e provavelmente último registro de estúdio destes dinossauros do Heavy metal.
Nota: 8,5
Fonte:
http://www.polvorazine.com/2013/07/black-sabbath-13-cd-2013.html
Faixas:
1-End of the biginning
2-God is dead?
3-Loner
4-Zeitgeist
5-Age of reason
6-Life forever
7-Damaged soul
8-Dear father
Outras resenhas de 13 - Black Sabbath
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
O show do Guns N' Roses que foi rejeitado por Slash; "Eu me recuso a ver"
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
5 músicas que todo(a) metaleiro(a) apaixonado(a) já enviou para a(o) cremosa(o)
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
O integrante mais importante do Led Zeppelin, segundo Pete Townshend
Tarja Turunen relata plano para destruí-la depois da saída do Nightwish
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
Ace Frehley: "Se não fosse 'Music From The Elder', talvez eu não saísse do Kiss"
Segundo Gene Simmons, Axl Rose, do Guns N' Roses, merecia uma surra
Os dois erros científicos eternizados na capa do "Dark Side of the Moon" do Pink Floyd
A banda que Ozzy Osbourne disse ter acabado com o Black Sabbath no palco; "nos ofuscaram"
Bill Ward, baterista do Black Sabbath, está usando cadeira de rodas
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo Tony Iommi; "meu ídolo"
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
A superbanda que Geezer Butler comparou à segunda vinda de Jesus
Black Sabbath anuncia biografia oficial "The Masters of Reality"
Geezer Butler exalta "o melhor jogo da Copa do Mundo" até agora
O grupo dos anos 70 sem o qual Eddie Van Halen disse que o rock não existiria
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



