Resenha - A Matter Of Life And Death - Iron Maiden
Por Rafael Carnovale
Postado em 27 de agosto de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Já almoçou um PF? O famoso "prato-feito"? O tradicional almoço de várias pessoas mundo afora, a famosa rotina do arroz, feijão eu um bife mal passado? Legal, mas previsível e totalmente repetitivo? Se sim você sabe exatamente o que falo ao dizer que este novo CD do Iron Maiden é como um PF. Bom, mas totalmente premeditado, totalmente calculado para ser um CD do Iron, com os mesmos elementos de sempre, e com Bruce Dickinson nos vocais.
Antes de me achincalhar no fórum, pare para ler o que vou escrever e veja se você não concorda com pelo menos 10% do que digo: este CD veio cercado de expectativas, que seria um CD longo, mais progressivo, com pompa e circunstância, uma volta aos grandes tempos do Iron Maiden. Falava-se até de sua execução na íntegra na futura turnê que se iniciará mais para o fim do ano. Temos tudo isso no CD? Quase... "Different Worlds" é a típica faixa de abertura para um CD da donzela, guitarras velozes, Bruce Dickinson cantando como nunca (ele soube envelhecer cantando demais) e um coro atípico para a donzela, com certa melodia. "These Colors Don’t Run" (será uma indireta ao Ozzfest?) é mais cadenciada, e flerta com o hard respeitosamente, enquanto que "Brighter Than A Thousand Souls" nos brinda com mais uma chatíssima introdução levada pelo baixo de Steve Harris, para desembocar num heavy metal de respeito, com boas camadas de teclados e orquestras.
Nada contra o Iron continuar o mesmo de sempre, mas a verdade é que a fórmula da auto-cópia que a banda adota desde "Fear Of The Dark" já dá sinais de desgaste. Por mais que se fale bem de músicas como "The Pilgrim", o primeiro single e vídeo "Reincarnation Of Benjamim Breeg" (e sua similaridade com "Stranger In A Strange Land"), músicas como "Out Of The Shadows" e "The Legacy" (apesar dos bons coros e vozes) não conseguem empolgar. Boas, sem dúvida, mas cansa ouvir a mesma piada várias vezes. O Iron Maiden solidificou e praticamente registrou a linha "intro/parte lenta/parte rápida/solo/parte lenta/parte rápida/fim", e não consegue mais apresentar nada que não se encaixe neste contexto.
Em poucas palavras um bom CD, possivelmente o melhor desde "Brave New World", mas a prova de que a banda não durará mais um ou dois CD’s... e tome turnê longa, palco gigante, DVD novo ao vivo, DVD retrospectivo... o Iron aprendeu a maneira KISS de ganhar dinheiro, e parece que não vai largar o osso tão facilmente. Para fãs, e para quem acha que o melódico é a melhor coisa que existe, porque este CD, mesmo com seus baixos, ainda dá uma surra em muita bandinha de dragões e espadas.
Site Oficial: http://www.ironmaiden.com
EMI – NACIONAL – 2006.
Outras resenhas de A Matter Of Life And Death - Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
"Comportamento de um ex-membro" impede Dave Mustaine de promover reunião do Megadeth
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
Prika Amaral explica por que a Nervosa oficializou duas baixistas na banda
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Guns N' Roses lança duas novas canções


Iron Maiden: Review do novo álbum publicado na revista Kerrang
Capa do clássico "The Number of the Beast" assustou o jovem Andreas Kisser; "Medo de Satanás"
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Álbum ao vivo da última turnê de Paul Di'Anno será lançado em 2026
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Bruce Dickinson não sabe se o Iron Maiden seria tão grande se ele não tivesse voltado à banda
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


