Resenha - Sticky Fingers - Rolling Stones
Por Beto Guzzo
Postado em 19 de maio de 2005
Assim como Aqualung, foi também em abril de 1971 que a já conhecida banda de bad boys The Rolling Stones tirou da cartola seu álbum mais cativante: Sticky Fingers. Depois de passarem pela fase psicodélica com Their Satanic Majesties Request, Mick Jagger (vocais), Keith Richards (guitarra), Mick Taylor (guitarra), Bill Wyman (baixo) e Charlie Watts (bateria) resolveram direcionar o trabalho da banda para o bom e velho rock’n’roll.
Rolling Stones - Mais Novidades
A banda começa Sticky Fingers pela famosa Brown Sugar, presente em qualquer coletânea séria da banda e um rockão de primeira qualidade. Sway, que vem em seguida, conta com uma particularidade: Keith Richards aparece apenas nos vocais, deixando para Jagger e Taylor todas as guitarras. A lenta Wild Horses é a terceira música do play e quebra um pouco o ritmo do trabalho, mas vale a pena ser escutada sem preconceitos. Can’t You Hear Me Knocking é um rockão 10, com um riff show do Keith (só para variar...). Bitch é ponto positivo do trabalho, bem gostosa de ouvir e também está presente em várias coletâneas.
Outras músicas que não podem deixar de serem citadas: Sister Morphine e Dead Flowers. Sister Morphine, escrita com a ajuda de Marianne Faithfull, é a descrição poética do vício e da dependência da droga em questão. Muito boa. Dead Flowers é um rock’n’roll no melhor estilo Rolling Stones, sem espaço para firulas e enraizado no blues até o talo. Completam o trabalho You Gotta Move (um belo blues acústico), I Got the Blues (balada) e Moonlight Mile (baladinha na medida para Jagger, bem legal).
Considero este play o ás de ouros da quadra feita durante o período 1969 a 1972 pela banda...
Curiosidades:
Tanto a idéia quanto a execução da capa e contra capa foram feitos por Andy Warhol, artista plástico doidaço que foi o expoente máximo da arte pop. O LP trazia uma foto de uma calça jeans... com um zíper de verdade para você abrir e fechar!
De onde eu tirei bad boys? Os garotos ingleses apareceram cerca de treze vezes nos jornais sem ser pelo motivo musical. A história das prisões começou em 1965 e a última que se teve notícia aconteceu em 1980. A maioria envolvendo drogas, um hábito não exatamente raro em bandas de rock.
O famoso logo da língua de fora dos Stones foi criado em 1971 por ocasião da fundação da Rolling Stones Records e portanto, fez sua primeira aparição no álbum Sticky Fingers. Segundo Keith Richards, o logo foi inspirado na Deusa hindú Khali e seu autor foi confirmado como sendo John Pasch apenas em 1997, depois de muito mistério (durante muito tempo se atribuiu o desenho do logo a Andy Warhol, que só fez o trabalho da capa).
Long Live Rock’n’Roll
Outras resenhas de Sticky Fingers - Rolling Stones
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
A música que David Gilmour vetou na reunião histórica do Pink Floyd
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
A banda holandesa dos anos 1970 que Humberto Gessinger está ouvindo sem parar
Os dois piores álbuns da discografia do Kiss segundo seu vocalista Paul Stanley
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
A espécie de "Massacration europeu" com quem Bruno Sutter quer dividir o palco
A regra de vida que Mick Jagger achava que poderia ter mantido os Beatles juntos
G1 põe rock e metal como grandes vencedores do Top 10 de shows do Rock in Rio
O disco da "fase John Bush" que é o preferido de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
A melhor fase do Accept de todos os tempos, segundo Wolf Hoffmann
A banda de abertura forçada pelo Led Zeppelin a sair do palco; "não aguentaram a pressão"
O álbum onde os Rolling Stones perderam sua essência, segundo Keith Richards
Sílvio Santos: "The Number Of The Beast" em ritmo de festa

O álbum que ajudou Keith Richards a salvar sua relação com os Rolling Stones
O lendário guitarrista irlandês que quase substituiu Mick Taylor nos Rolling Stones
Aos 83 anos de idade, Mick Jagger detalha rotina de exercícios
Stage Tour - game sucessor de Guitar Hero revela metade do setlist prometido
O lendário guitarrista que Keith Richards esnobou: "Não me impressiona…"
Os 5 melhores shows do Rock in Rio dos últimos 15 anos, segundo o G1
O Rolling Stone que quase estragou uma das maiores gravações de Jimi Hendrix
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



