Resenha - Sticky Fingers - Rolling Stones
Por Beto Guzzo
Postado em 19 de maio de 2005
Assim como Aqualung, foi também em abril de 1971 que a já conhecida banda de bad boys The Rolling Stones tirou da cartola seu álbum mais cativante: Sticky Fingers. Depois de passarem pela fase psicodélica com Their Satanic Majesties Request, Mick Jagger (vocais), Keith Richards (guitarra), Mick Taylor (guitarra), Bill Wyman (baixo) e Charlie Watts (bateria) resolveram direcionar o trabalho da banda para o bom e velho rock’n’roll.
Rolling Stones - Mais Novidades
A banda começa Sticky Fingers pela famosa Brown Sugar, presente em qualquer coletânea séria da banda e um rockão de primeira qualidade. Sway, que vem em seguida, conta com uma particularidade: Keith Richards aparece apenas nos vocais, deixando para Jagger e Taylor todas as guitarras. A lenta Wild Horses é a terceira música do play e quebra um pouco o ritmo do trabalho, mas vale a pena ser escutada sem preconceitos. Can’t You Hear Me Knocking é um rockão 10, com um riff show do Keith (só para variar...). Bitch é ponto positivo do trabalho, bem gostosa de ouvir e também está presente em várias coletâneas.
Outras músicas que não podem deixar de serem citadas: Sister Morphine e Dead Flowers. Sister Morphine, escrita com a ajuda de Marianne Faithfull, é a descrição poética do vício e da dependência da droga em questão. Muito boa. Dead Flowers é um rock’n’roll no melhor estilo Rolling Stones, sem espaço para firulas e enraizado no blues até o talo. Completam o trabalho You Gotta Move (um belo blues acústico), I Got the Blues (balada) e Moonlight Mile (baladinha na medida para Jagger, bem legal).
Considero este play o ás de ouros da quadra feita durante o período 1969 a 1972 pela banda...
Curiosidades:
Tanto a idéia quanto a execução da capa e contra capa foram feitos por Andy Warhol, artista plástico doidaço que foi o expoente máximo da arte pop. O LP trazia uma foto de uma calça jeans... com um zíper de verdade para você abrir e fechar!
De onde eu tirei bad boys? Os garotos ingleses apareceram cerca de treze vezes nos jornais sem ser pelo motivo musical. A história das prisões começou em 1965 e a última que se teve notícia aconteceu em 1980. A maioria envolvendo drogas, um hábito não exatamente raro em bandas de rock.
O famoso logo da língua de fora dos Stones foi criado em 1971 por ocasião da fundação da Rolling Stones Records e portanto, fez sua primeira aparição no álbum Sticky Fingers. Segundo Keith Richards, o logo foi inspirado na Deusa hindú Khali e seu autor foi confirmado como sendo John Pasch apenas em 1997, depois de muito mistério (durante muito tempo se atribuiu o desenho do logo a Andy Warhol, que só fez o trabalho da capa).
Long Live Rock’n’Roll
Outras resenhas de Sticky Fingers - Rolling Stones
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex e atuais membros do Pantera, Pentagram, Dark Funeral e Fu Manchu unem forças no Axe Dragger
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
A banda que nunca fez um álbum ruim, de acordo com Ozzy Osbourne; "grandes e profissionais"
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
As 10 turnês de rock mais lucrativas de 2025
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Box-set do Rainbow com 9 CDs será lançado em março de 2026
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Matt Tuck fala sobre show com Limp Bizkit no Brasil e a morte de Sam Rivers
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Adrian Smith se diz triste pela aposentadoria de David Coverdale, mas reconhece que era o momento
Yngwie Malmsteen afirma que ex-vocalistas estão "tentando se aproveitar" da sua marca
A dura crítica de Angus Young a Led Zeppelin, Jeff Beck e Rolling Stones em 1977
A resposta de Roger Waters ao fã que perguntou qual álbum do Pink Floyd mais gostou de fazer
Apple Music divulga lista com 100 melhores álbuns da história; Nirvana aparece no top 10

Rolling Stones cancelam planos de turnê europeia em 2026
A primeira banda de rock dos anos 1960 que acertou em cheio, segundo Robert Plant
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
O maior frontman de todos os tempos, segundo o saudoso Ozzy Osbourne
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
As três melhores bandas de rock de todos os tempos, segundo Howard Stern
O maior frontman de todos os tempos para Ozzy Osbourne; "é Deus pra mim"
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
Quando Mick Jagger se rebelou contra o rock "antiquado e diluído" dos anos 50



