Resenha - Sticky Fingers - Rolling Stones
Por Beto Guzzo
Postado em 19 de maio de 2005
Assim como Aqualung, foi também em abril de 1971 que a já conhecida banda de bad boys The Rolling Stones tirou da cartola seu álbum mais cativante: Sticky Fingers. Depois de passarem pela fase psicodélica com Their Satanic Majesties Request, Mick Jagger (vocais), Keith Richards (guitarra), Mick Taylor (guitarra), Bill Wyman (baixo) e Charlie Watts (bateria) resolveram direcionar o trabalho da banda para o bom e velho rock’n’roll.
Rolling Stones - Mais Novidades
A banda começa Sticky Fingers pela famosa Brown Sugar, presente em qualquer coletânea séria da banda e um rockão de primeira qualidade. Sway, que vem em seguida, conta com uma particularidade: Keith Richards aparece apenas nos vocais, deixando para Jagger e Taylor todas as guitarras. A lenta Wild Horses é a terceira música do play e quebra um pouco o ritmo do trabalho, mas vale a pena ser escutada sem preconceitos. Can’t You Hear Me Knocking é um rockão 10, com um riff show do Keith (só para variar...). Bitch é ponto positivo do trabalho, bem gostosa de ouvir e também está presente em várias coletâneas.
Outras músicas que não podem deixar de serem citadas: Sister Morphine e Dead Flowers. Sister Morphine, escrita com a ajuda de Marianne Faithfull, é a descrição poética do vício e da dependência da droga em questão. Muito boa. Dead Flowers é um rock’n’roll no melhor estilo Rolling Stones, sem espaço para firulas e enraizado no blues até o talo. Completam o trabalho You Gotta Move (um belo blues acústico), I Got the Blues (balada) e Moonlight Mile (baladinha na medida para Jagger, bem legal).
Considero este play o ás de ouros da quadra feita durante o período 1969 a 1972 pela banda...
Curiosidades:
Tanto a idéia quanto a execução da capa e contra capa foram feitos por Andy Warhol, artista plástico doidaço que foi o expoente máximo da arte pop. O LP trazia uma foto de uma calça jeans... com um zíper de verdade para você abrir e fechar!
De onde eu tirei bad boys? Os garotos ingleses apareceram cerca de treze vezes nos jornais sem ser pelo motivo musical. A história das prisões começou em 1965 e a última que se teve notícia aconteceu em 1980. A maioria envolvendo drogas, um hábito não exatamente raro em bandas de rock.
O famoso logo da língua de fora dos Stones foi criado em 1971 por ocasião da fundação da Rolling Stones Records e portanto, fez sua primeira aparição no álbum Sticky Fingers. Segundo Keith Richards, o logo foi inspirado na Deusa hindú Khali e seu autor foi confirmado como sendo John Pasch apenas em 1997, depois de muito mistério (durante muito tempo se atribuiu o desenho do logo a Andy Warhol, que só fez o trabalho da capa).
Long Live Rock’n’Roll
Outras resenhas de Sticky Fingers - Rolling Stones
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tainá Bergamaschi (Crypta) toca "Territory" com o Sepultura em Dublin
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
Vocalista do Steelheart lança projeto com ex-guitarrista do In Flames
A banda que Lemmy viu ainda nova e percebeu que seriam como os Beatles e Stones
A grande discordância entre Kiko Loureiro e Paul Gilbert, segundo Marcos de Ros
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O verso de "Pintura Íntima" que fez muitos pensarem que casal da letra usou cocaína
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney
Morrissey e Johnny Marr deixam guerra de lado para algo relacionado ao The Smiths
O rockstar cujo consumo de cocaína nos anos 70 assustava Glenn Hughes: "Nunca dormia!"
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
A melhor música do Pantera, segundo a Metal Hammer
A música do Megadeth inspirada em personagem da Marvel
O guitarrista que Slash considera subestimado apesar de ser uma lenda do rock
Quem são as 4 figuras femininas citadas por Paulo Ricardo em "Olhar 43" do RPM
Renato Russo compôs para Cássia Eller pensando em ícone do rock que Cássia não conhecia
Quem é a pastora que foi grande responsável pela conversão de Rodolfo do Raimundos



O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Lou Gramm
O riff ou a melodia? Keith Richards responde o que vem primeiro no rock
O que fazia Charlie Watts ser tão bom, segundo Mick Jagger e Ronnie Wood
O álbum dos Rolling Stones que foi estragado pela banda, segundo Mick Jagger
Keith Richards revela qual é o segredo para ter uma longa carreira em uma banda de rock
A banda que deu origem ao metal, ao rap, ao punk e ao pop rock, segundo Bob Dylan
O clássico dos Rolling Stones que Keith Richards levou 10 anos para compor
15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



