Resenha - Sticky Fingers - Rolling Stones
Por Beto Guzzo
Postado em 19 de maio de 2005
Assim como Aqualung, foi também em abril de 1971 que a já conhecida banda de bad boys The Rolling Stones tirou da cartola seu álbum mais cativante: Sticky Fingers. Depois de passarem pela fase psicodélica com Their Satanic Majesties Request, Mick Jagger (vocais), Keith Richards (guitarra), Mick Taylor (guitarra), Bill Wyman (baixo) e Charlie Watts (bateria) resolveram direcionar o trabalho da banda para o bom e velho rock’n’roll.
Rolling Stones - Mais Novidades
A banda começa Sticky Fingers pela famosa Brown Sugar, presente em qualquer coletânea séria da banda e um rockão de primeira qualidade. Sway, que vem em seguida, conta com uma particularidade: Keith Richards aparece apenas nos vocais, deixando para Jagger e Taylor todas as guitarras. A lenta Wild Horses é a terceira música do play e quebra um pouco o ritmo do trabalho, mas vale a pena ser escutada sem preconceitos. Can’t You Hear Me Knocking é um rockão 10, com um riff show do Keith (só para variar...). Bitch é ponto positivo do trabalho, bem gostosa de ouvir e também está presente em várias coletâneas.
Outras músicas que não podem deixar de serem citadas: Sister Morphine e Dead Flowers. Sister Morphine, escrita com a ajuda de Marianne Faithfull, é a descrição poética do vício e da dependência da droga em questão. Muito boa. Dead Flowers é um rock’n’roll no melhor estilo Rolling Stones, sem espaço para firulas e enraizado no blues até o talo. Completam o trabalho You Gotta Move (um belo blues acústico), I Got the Blues (balada) e Moonlight Mile (baladinha na medida para Jagger, bem legal).
Considero este play o ás de ouros da quadra feita durante o período 1969 a 1972 pela banda...
Curiosidades:
Tanto a idéia quanto a execução da capa e contra capa foram feitos por Andy Warhol, artista plástico doidaço que foi o expoente máximo da arte pop. O LP trazia uma foto de uma calça jeans... com um zíper de verdade para você abrir e fechar!
De onde eu tirei bad boys? Os garotos ingleses apareceram cerca de treze vezes nos jornais sem ser pelo motivo musical. A história das prisões começou em 1965 e a última que se teve notícia aconteceu em 1980. A maioria envolvendo drogas, um hábito não exatamente raro em bandas de rock.
O famoso logo da língua de fora dos Stones foi criado em 1971 por ocasião da fundação da Rolling Stones Records e portanto, fez sua primeira aparição no álbum Sticky Fingers. Segundo Keith Richards, o logo foi inspirado na Deusa hindú Khali e seu autor foi confirmado como sendo John Pasch apenas em 1997, depois de muito mistério (durante muito tempo se atribuiu o desenho do logo a Andy Warhol, que só fez o trabalho da capa).
Long Live Rock’n’Roll
Outras resenhas de Sticky Fingers - Rolling Stones
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda mais singular da história do rock, na opinião de Steve Vai
Iommi relembra as últimas palavras que ouviu de Ozzy: "Liguei para ele na véspera de sua morte"
De Sepultura a Madonna, os melhores discos lançados em 1986, segundo Scott Ian
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
O guitarrista preferido de Justin Hawkins, do The Darkness; "É um Deus"
A opinião de Bill Hudson sobre reunião do Angra: "Gente ganhou dinheiro"
Os três astros de Hollywood por quem Roger Waters não tinha o menor interesse
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
O álbum do Sepultura que influenciou o lendário Glenn Tipton do Judas Priest
Com membros do Cannibal Corpse e Deicide, Umbilicus anuncia novo EP
João Nogueira, do Mastodon crava veredicto sobre a discografia inteira do Sepultura
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
Último álbum do Van Halen ganhará relançamento em CD e LP
Baterista original do Black Sabbath, Bill Ward está finalizando novo álbum solo
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Lobão faz ranking com seus cinco melhores bateristas de todos os tempos
Os dois erros do "Sgt. Peppers" dos Beatles; "não faria sentido hoje", disse George Martin
Cheio de humildade, Brian May fala sobre guitarristas que considera melhores que ele

Os 5 melhores shows do Rock in Rio dos últimos 15 anos, segundo o G1
O Rolling Stone que quase estragou uma das maiores gravações de Jimi Hendrix
A banda dos anos sessenta com a qual Mick Jagger odiava ser confundido; "é uma merda"
O megahit dos Rolling Stones de 1981 que Keith Richards mandou apagar da fita
Os dois cantores de soul que Mick Jagger declarou que tentou imitar
O músico que foi demitido dos Rolling Stones por ser considerado feio demais
A lenda da música que agradeceu a Deus por ter caído nas graças de Clapton e Richards
Keith Richards relembra a crítica que fazia a John Lennon pelo jeito como ele tocava guitarra
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



