Resenha - Sticky Fingers - Rolling Stones
Por Beto Guzzo
Postado em 19 de maio de 2005
Assim como Aqualung, foi também em abril de 1971 que a já conhecida banda de bad boys The Rolling Stones tirou da cartola seu álbum mais cativante: Sticky Fingers. Depois de passarem pela fase psicodélica com Their Satanic Majesties Request, Mick Jagger (vocais), Keith Richards (guitarra), Mick Taylor (guitarra), Bill Wyman (baixo) e Charlie Watts (bateria) resolveram direcionar o trabalho da banda para o bom e velho rock’n’roll.
Rolling Stones - Mais Novidades
A banda começa Sticky Fingers pela famosa Brown Sugar, presente em qualquer coletânea séria da banda e um rockão de primeira qualidade. Sway, que vem em seguida, conta com uma particularidade: Keith Richards aparece apenas nos vocais, deixando para Jagger e Taylor todas as guitarras. A lenta Wild Horses é a terceira música do play e quebra um pouco o ritmo do trabalho, mas vale a pena ser escutada sem preconceitos. Can’t You Hear Me Knocking é um rockão 10, com um riff show do Keith (só para variar...). Bitch é ponto positivo do trabalho, bem gostosa de ouvir e também está presente em várias coletâneas.
Outras músicas que não podem deixar de serem citadas: Sister Morphine e Dead Flowers. Sister Morphine, escrita com a ajuda de Marianne Faithfull, é a descrição poética do vício e da dependência da droga em questão. Muito boa. Dead Flowers é um rock’n’roll no melhor estilo Rolling Stones, sem espaço para firulas e enraizado no blues até o talo. Completam o trabalho You Gotta Move (um belo blues acústico), I Got the Blues (balada) e Moonlight Mile (baladinha na medida para Jagger, bem legal).
Considero este play o ás de ouros da quadra feita durante o período 1969 a 1972 pela banda...
Curiosidades:
Tanto a idéia quanto a execução da capa e contra capa foram feitos por Andy Warhol, artista plástico doidaço que foi o expoente máximo da arte pop. O LP trazia uma foto de uma calça jeans... com um zíper de verdade para você abrir e fechar!
De onde eu tirei bad boys? Os garotos ingleses apareceram cerca de treze vezes nos jornais sem ser pelo motivo musical. A história das prisões começou em 1965 e a última que se teve notícia aconteceu em 1980. A maioria envolvendo drogas, um hábito não exatamente raro em bandas de rock.
O famoso logo da língua de fora dos Stones foi criado em 1971 por ocasião da fundação da Rolling Stones Records e portanto, fez sua primeira aparição no álbum Sticky Fingers. Segundo Keith Richards, o logo foi inspirado na Deusa hindú Khali e seu autor foi confirmado como sendo John Pasch apenas em 1997, depois de muito mistério (durante muito tempo se atribuiu o desenho do logo a Andy Warhol, que só fez o trabalho da capa).
Long Live Rock’n’Roll
Outras resenhas de Sticky Fingers - Rolling Stones
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
Iron Maiden está em seu melhor momento ao vivo, garante Adrian Smith
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
Nas redes sociais, Blind Guardian relembra apresentação em programa de Ronnie Von
O clássico de 1982 do Iron Maiden que virou régua para medir as outras músicas
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
Shows da Nervosa são cancelados por conta da saúde de Prika Amaral
Regis Tadeu detona fãs do Iron Maiden após confusão no Equador; "Estupidez"
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
Silas Fernandes critica fala de James Hetfield: "Era melhor ele ter ficado quieto"
A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
Zakk Wylde: "Me converti ao catolicismo para agradecer a Deus por criar o Black Sabbath"
Curiosidades: 40 fatos inacreditáveis do rock
Amigo comenta em entrevista como eram os relacionamentos de Renato Russo


Rolling Stones anuncia reedição do álbum "Foreign Tongues" com 5 faixas extras
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
Rolling Stones voltam ao estúdio apenas três meses após lançar novo álbum
5 prisões de astros do rock que tiveram consequências muito além da cadeia
Quando Keith Richards se apaixonou por uma música - e pela vocalista que a cantava
Os dois clássicos do rock que Ian Anderson do Jethro Tull acha genéricos demais
O vocalista que Steven Tyler odiava ser acusado de copiar, mas acabou concordando que era o melhor
O lendário músico que Keith Richards lamenta nunca ter conseguido ver ao vivo
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



