Quairus: biografia da banda de Araras (SP)
Por Fábio Mattioli
Fonte: Quairus
Postado em 22 de dezembro de 2012
A banda QUAIRUS cujo nome vem do inglês QUIETUS que significa Golpe Final ou Libertação da Vida, surgiu em julho de 2007 com a ideia partindo de Fabio Mattioli (Guitarra) de montar uma banda de Prog Metal, no intuito de apenas participar de um festival de musicas da cidade de Araras-SP. Essa ideia, que a principio parecia impossível de se concretizar em uma cidade do interior, foi ganhando formas e se tornando realidade com a entrada de Jussiê Bernardo (Bateria), Hugo Deliberalli (Teclado) e Rodrigo Antonholli (Baixo).
Com a formação instrumental completa o grupo deu inicio as composições que iriam ser enviadas ao festival. Por incompatibilidades musicais Rodrigo Antonholli deixa a banda e sede lugar a Bruno Delolo que por sua vez, assume as cordas do baixo e coloca uma nova "cara" nas linhas graves da banda.
Com influências em diferentes vertentes do Prog Metal (Dream Theater, Symphony X, Rush Yes Liquid Tension Experiment Pain Of Salvation entre outras) a QUAIRUS compôs musicas extremamente técnicas e versáteis para o festival, porém, nenhuma delas foi relacionada para a primeira audição do evento musical. Embora o fato tivesse desaminado o grupo momentaneamente, houve uma decisão em comum acordo de prosseguir com o projeto e o sonho de tornar a QUAIRUS uma verdadeira banda de Prog Metal.
O fator decisivo para que o tão sonhado projeto se tornasse realidade, não demorou muito para ser notado. Com apenas alguns ensaios já era possível ver a qualidade técnica e a extrema dedicação com que os integrantes encaravam o desafio.
A banda trabalhou a parte instrumental por aproximadamente nove meses e dessa vez com a base instrumental realmente definida, no ano de 2008, iniciou-se a busca por um vocalista que tivesse o perfil adequado. Depois de muitos contatos, Igor Ferrante, vocalista do Dream Theater Cover (Scenes from a Dream) assumiu os microfones. Após a entrada de Ferrante alguns problemas com incompatibilidade de agenda impossibilitou o grupo de se apresentar com o vocalista paulistano, no entanto, buscou-se uma alternativa plausível em terras ararenses e hoje a banda conta com o apoio e a participação mais do que especial de Diego Ras, que já havia se apresentado em diversas ocasiões e é considerado por todos um grande amigo, recebendo o titulo honorífico de integrante.
Mesmo com as agendas de seus integrantes congestionadas em virtude de estudos, trabalhos, aulas e shows o quinteto prosseguiu com as composições para completar e finalizar o lançamento do seu primeiro álbum - "ORIGINS" que leva esse título em função das composições estarem influenciadas de acordo com as origens musicais de cada integrante da banda e conta com nove composições inéditas e produção totalmente independente.
Atualmente a banda trabalha na Masterização do CD e na pré-produção do clipe de divulgação do álbum que contará com trechos das canções compostas pelo grupo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps