Por que Max Cavalera toca em guitarras com quatro cordas, segundo ele mesmo
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de maio de 2025
Max Cavalera é um dos maiores nomes da história do metal e teve papel fundamental na projeção internacional do gênero feito no Brasil. Fundador do Sepultura, banda em que atuou como guitarrista e vocalista de 1984 a 1996, o músico mineiro foi responsável por álbuns icônicos como "Beneath the Remains" (1989), "Arise" (1991), "Chaos A.D." (1993) e "Roots"(1996).
Sepultura - Mais Novidades
Reconhecido por artistas e fãs ao redor do mundo, Max também se destaca pelo uso de guitarras com apenas quatro cordas — uma escolha incomum, afinal, o padrão são seis cordas. Em entrevista ao apresentador Edu Rox, do Lokaos Rock Show, o vocalista explicou os motivos por trás dessa preferência nada convencional.
No início da trajetória com o Sepultura, uma das cordas da guitarra quebrou. Na época, a banda tinha uma pequena reserva de dinheiro — a famosa "caixinha". Um roadie e amigo, Sílvio SDN, conhecido como "Bibica", ofereceu duas opções: comprar uma nova corda ou investir o valor em cerveja e vodka. Max não pensou duas vezes:
"Tem duas histórias. A história original é que a corda quebrou, estava em BH ainda, aí meu roadie, na época, roadie e amigo, Sílvio SDN — "Bibica" — ele falou: ‘Oh, tem uma grana aqui, se quiser eu compro corda pra você pôr na guitarra, ou a gente compra cerveja e vodka’. Aí eu pensei no assunto: ‘Corda, eu não uso. Cerveja, ficar doidão… vai pro álcool’."
O que começou como um improviso acabou moldando seu estilo. Max abraçou a limitação e transformou a configuração peculiar do instrumento em parte de sua identidade sonora. Segundo ele, como sua função principal na banda é fazer riffs e cantar, não precisa de mais do que quatro para cumprir esse papel com eficiência:
"Bom, eu só toco ritmo. Eu só faço riff. Então, a minha função na banda é cantar e fazer riff. Então, eu só preciso de quatro cordas pra fazer riff, eu vou tentar fazer o melhor possível em quatro cordas (...).
Tem música até que eu tenho orgulho, que é ‘Eye for an Eye’, dá pra fazer numa corda só. Se você estiver em uma ilha, isolado, e tiver uma guitarra com uma corda, dá pra tocar ‘Eye for an Eye’."
Citada por Max, "Eye for an Eye" é a faixa que abre o primeiro álbum do Soulfly, banda que o frontman fundou após deixar o Sepultura. Aliás, se não fosse por essa música, talvez ele não estivesse na ativa até hoje.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
A banda em que Matt Sorum mais gostou de tocar (não foi o Guns N' Roses)
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
Registro perdido do Black Sabbath de 1970 reaparece com versão impressionante de clássico
Nos 40 anos de "Reign in Blood" (Slayer), Dave Lombardo celebra o álbum
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Tobias Forge (Ghost) reativa sua banda de death metal, Repugnant
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
Do início caótico ao último álbum, a discografia do Megadeth comentada por Mateus Ribeiro
"Civil war" do Guns N' Roses, uma profunda música de protesto
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
Os melhores álbuns de melodic death metal dos anos 90, segundo o Loudwire



Sepultura anuncia "The Last Ceremony", que será realizado no dia 5 de novembro
Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
"Faltou o Agostinho Carrara!" - Fãs reagem à nova foto do Sepultura
O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
Cogumelo Records: 46 anos no coração do rock pesado de Belo Horizonte
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
O músico dos EUA que chorou antes do show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Max Cavalera conta o que ouviu de Pelé quando disse que era da banda Sepultura
A banda brasileira que merecia estar no mesmo patamar do Sepultura, segundo Regis Tadeu


