Em 03/12/2007 | Tarja Turunen: "não quero deixar o Heavy Metal"

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Tarja Turunen: "não quero deixar o Heavy Metal"


  | Comentários:

O Portal Mundo Rock conversou com exclusividade com a ex-vocalista do NIGHTWISH, Tarja Turunen, aproveitando sua visita ao Brasil no mês de novembro, para falarmos sobre seu primeiro CD solo (“My Winter Storm”) que sairá no Brasil pela Universal, e ainda para conhecermos mais um pouco do trabalho solo desta talentosa vocalista. Ainda tivemos tempo para falar rapidamente do NIGHTWISH.

Por: Rafael Carnovale.
Entrevista publicada no Portal Mundo Rock:

Mundo Rock: Em suas primeiras entrevistas, ainda como vocalista do Nightwish, você deixou bem claro que o Heavy Metal não era seu estilo favorito. De fato ao ouvir músicas como “I Walk Alone” e “The Reign”, é possível concluir que você está muito mais focada no Hard-Pop. Porque você decidiu explorar estes estilos?

Tarja Turunen: "Era uma escolha óbvia. Há um ano e meio quando começamos a trabalhar na minha carreira solo eu já sabia que como artista era muito mais do que uma cantora de Metal. Tenho um gosto musical muito variado, e minha voz me permite explorar muitos estilos. Não queria que meus trabalhos fossem considerados apenas como Metal ou apenas como clássico, ou até mesmo como ambos. Queria sim algo mais complexo, que me mostrasse por total como uma artista. Algo que una ambos os estilos, ainda com uma atmosfera cinematográfica. Para ser sincera, por mais que eu fale você só poderá entender o que eu quero mostrar ao ouvir o CD, e se possível dar a ele uma chance, ouvindo mais de uma vez. É algo majestoso, mais complexo".

Mundo Rock: Diferente do seu trabalho no CD comemorativo da Nuclear Blast (“Into the Light”), que por sinal ficou muito bom...

Tarja Turunen: "Obrigada! Foi muito divertido participar. O pessoal é muito legal e Victor é um grande compositor. Foi muito interessante, e gostei muito do resultado".

Mundo Rock: Você gravou uma boa versão para “Poison”, de Alice Cooper. Confesso que, apesar da música ter um certo direcionamento que justificaria seu uso, a surpresa foi grande. Como se deu essa idéia?

Tarja Turunen: "Olha, são essas coisas curiosas que não têm uma explicação concreta. Entre os meses de abril e maio eu estava em dúvida se colocaria um 'cover' ou não no CD. Tinha algumas idéias, dicas de amigos e familiares, mas estava perdida, e precisava de uma decisão. Num passeio de carro me lembro de ter sintonizado a rádio em diversos momentos, e pelo menos 5 vezes eu ouvi 'Poison' (Risos). Acredite depois da quinta vez eu sabia que esta era a faixa. Lembro de, com 15 anos de idade, ter ido ver Alice Cooper ao vivo, e foi maravilhoso".

Mundo Rock: Você já mencionou que queria manter o Heavy Metal vivo no seu CD. Por isso chamou músicos como Kiko Loureiro (Angra)?

Tarja Turunen: "Definitivamente! Não quero deixar o Heavy Metal por completo. É muito curioso ver que fãs de Metal sempre comparecem aos meus shows mais voltados para a música clássica, logo não tenho porque deixar o estilo de lado. Pensei nele, até porque já os vi tocando e gostei do estilo. Reservei três músicas para Kiko, e ele foi brilhante".

Mundo Rock: E o que você pode nos dizer sobre o projeto “Noches Escandinavas”. Podemos esperar uma continuação em 2008?

Tarja Turunen: "Encontrei com o pessoal recentemente. Alguns estão na Holanda. Pensamos em fazer uma turnê pela Ásia, ou Alemanha, mas não temos nada definido ainda".

Mundo Rock: Desde o final de 2005 sua vida tem sido marcada por vários eventos, alguns bons, outros nem tanto. Como você se sente agora? Está pronta para subir de novo ao palco e encarar os fãs como na época do Nightwish?

Tarja Turunen: "Acredite, mal posso esperar! (empolgada). Estamos começando os shows em novembro, com 10 pequenos eventos. Pensamos em voltar em abril para o Brasil e Sul-América. Mal posso esperar para tocar meu novo CD ao vivo".

Mundo Rock: Você está cercada de uma banda muito boa, Doug Wimbish (LIVING COLOUR) é um excepcional baixista...

Tarja Turunen: (Interrompendo) "E um doce de pessoa. Lembro que ele entrava no estudio e me cumprimentava dizendo 'como vai pequena Mrs. Sunshine?' (Risos). Além de Doug ainda temos Mike Terrana na bateria..."

Mundo Rock: Outro matador ao vivo...

Tarja Turunen: "Eu sei (Risos)... estou muito empolgada, porque estamos com um conjunto muito legal. Teremos dois tocadores de cello, um do Apocalyptica, além de meu irmão mais novo nos teclados. Ainda estou vendo a inclusão de mais um tecladista. Estou muito empolgada!"

Mundo Rock: Olhando para o passado você acha que a situação do Nightwish poderia ter sido conduzida de outra forma? A ruptura era mesmo necessária?

Tarja Turunen: "Na verdade não tive escolha! Não me deram a chance de escolher. Todos temos problemas na vida, e os da banda não eram diferentes, mas não falávamos uns com os outros..."

Mundo Rock: Coisa comum entre os finlandeses!

Tarja Turunen: (Risos) "Você pensa assim por causa do que aconteceu... de fato tem razão... fomos frios uns com os outros. Mas quando fixei residência também na Argentina pude ver que existe sim a chance de se expressar mais, ser ouvida, ouvir, e sentir o calor humano entre as pessoas. Isso me ajudou muito a melhorar a maneira como expresso meus sentimentos. É um aprendizado que eu jamais poderia ter se não estivesse visitando outros países".

Mundo Rock: Hoje bandas como Evanescence e Lacuna Coil, entre outras, fazem sucesso tendo mulheres como vocalistas. Você gosta destas bandas?

Tarja Turunen: "Claro, até porque sou parte disso. Muitas boas bandas têm surgido com vocalistas de talento e que cantam com muita paixão e amor. Não é fácil ser uma 'front-lady' e você tem que realmente curtir, amar a música para se dar bem. Quanto a uma ou outra banda, não saberia dizer, pois gosto de muitas bandas".

Mundo Rock: Tarja, obrigado pela entrevista e sorte na sua nova carreira!

Tarja Turunen: "Eu adoro vocês todos! Muito obrigada pelos emails, posts em 'blogs' e 'websites', e estou muito feliz de poder tocar para vocês novamente. Sempre fui muito amada no Brasil e me sinto em casa quando estou aí. Me dêem uma chance de mostrar o meu trabalho, pois eu quero muito tocar para vocês!"

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Entrevistas
Todas as matérias sobre "Tarja Turunen"
Todas as matérias sobre "Nightwish"
Todas as matérias sobre "Angra"

Edu Falaschi: confira vídeos para o especial Yamaha
Edu Falaschi: vocalista fala sobre Rock In Rio e vídeo polêmico
Rafael Bittencourt: desafios e riscos com Roberto Shinyashiki
Rafael Bittencourt: cervejas em vídeo com Ardanuy e Michel Leme
Angra: conheça o Angragode e o Progpagod da Bahia
Angra: finalmente revelado o que é "Z.I.T.O."
Noturnall: Um renascimento para músicos que vieram pra ficar
Kiko Loureiro e Felipe Andreoli: Em bate-papo com fãs
Angra: Show em Rio Branco confirmado para turnê em maio
Rafael Bittencourt: presença no festival Tamo Aí na Atividade
Rafael Bittencourt: vídeo de gravação no novo álbum do Symmetrya
Angra: vídeo da entrevista na Rádio Bandeirantes
4Action: vídeo de música de DVD gravado no estúdio do Green Day
Rafael Bittencourt: terceiro Injeção na Testa com auto-entrevista
Thiago Bianchi e Russel Allen: Galeria de imagens do Workshow

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas